JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 24 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

Karoly Arvai/Reuters

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
De acordo com os dados, a que a agência Lusa teve acesso, 79,4% das pessoas com 65 ou mais anos estarão já protegidas contra a gripe, uma subida de 31,1 pontos percentuais relativamente à segunda vaga do vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra a gripe durante a época gripal através de questionários.

A informação hoje divulgada mostra igualmente que 77% dos portadores de doença crónica também se incluem no grupo dos vacinados contra a gripe, uma subida de 31,3 pontos percentuais em comparação com a segunda vaga do Vacinómetro 2022/2023 (45,7%).
 

 
Uma central eólica marítima (offshore) da EDP Renováveis ao largo da Escócia vai dar energia à Google durante 12 anos.

A central de Moray West tem uma capacidade de 900 megawatts e vai produzir eletricidade a partir de 2025.
 

 
O Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) já anunciou que se vai juntar ao protesto, que vai decorrer a partir das 17h00 entre o Largo de Camões e a Assembleia da República.

Entre os problemas constam os baixos salários, o envelhecimento do corpo policial e a sobrecarga de trabalho, que torna a carreira pouco atrativa, falta de efetivos, incapacidade operacional, saúde e pré-aposentação, segundo a ASPP.
 

 
A sessão terá na abertura o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Elvira Fortunato, e no encerramento o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Os dois programas de apoio são coordenados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), principal entidade, na dependência do Governo, que subsidia a investigação científica em Portugal, e constam na proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2023, aprovada pelo parlamento na generalidade a 27 de outubro. A votação final global da proposta de lei, depois de ter sido apreciada na especialidade, será na sexta-feira.
 

 
A circulação na Linha ferroviária de Cascais foi retomada quase duas horas depois do corte devido a um acidente com uma vítima mortal junto à estação de Belém, em Lisboa, segundo fonte da CP – Comboios de Portugal.

Fonte da CP – Comboios de Portugal adiantou cerca das 08:00 que “a circulação estava a ser retomada na totalidade”.
 

 
O “Jornal Económico” conclui esta quinta-feira uma série de programas dedicados ao Qatar 2022, o Mundial de futebol que teve início este decorre pela primeira vez no Médio Oriente.

Neste episódio, nota para a entrada em ação da Seleção portuguesa, o conjunto de jogadores mais valioso que alguma vez Portugal apresentou na fase final de uma grande competição internacional. Destaque ainda a escaldante estreia do Brasil frente à sempre difícil Sérvia.
 

 
A resolução aprovada esta quarta-feira no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que reconhece a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo, dividiu os eurodeputados portugueses, com alguns socialistas e bloquistas a absterem-se por a considerarem contraproducente.

Com 494 votos a favor, 58 contra e 44 abstenções, os eurodeputados aprovaram hoje, na sessão plenária em Estrasburgo (França), uma resolução que denuncia os ataques russos à Ucrânia como “atos de terror e crimes de guerra”.
 

 
“A partir de 1 de janeiro de 2023, o valor global da fatura de eletricidade dos clientes residenciais da EDP Comercial irá variar, em média, cerca de 3%”, disse à Lusa fonte oficial da elétrica.

A variação, explicou a EDP, “inclui não só uma atualização do tarifário da EDP Comercial, refletindo a volatilidade do custo de aquisição de energia e a descida das Tarifas de Acesso às Redes ainda provisórias, como também a melhor estimativa do que será o custo do Mecanismo de Ajuste do Mercado Ibérico de Eletricidade”.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Portugal é o terceiro favorito a ganhar o Mundial, prevê casa de apostas

Após o triunfo por 6-1 frente à Suíça, resultado que colocou Portugal no caminho de Marrocos nos quartos-de-final do Mundial, a Seleção comandada por Fernando Santos é agora a terceira favorita a ganhar a competição, empatada com a Argentina e a Inglaterra.

Respostas Rápidas: Que jogadores de Portugal mais podem valorizar neste Mundial?

Da baliza ao ataque, da Luz ao Dragão passando por Madrid, a prestação da Seleção portuguesa no Mundial pode dar muito a ganhar em 2023, sobretudo aos clubes que “emprestam” os seus melhores ativos para a prova de seleções de excelência a nível mundial. Saiba que jogadores poderão sair mais valorizados com a promessa das milhões para o fecho de contas do primeiro semestre da temporada.
Comentários