JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 19 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Tribunal de Contas (TC) revelou, esta quinta-feira, que verificou 323 contas de entidades públicas, no quarto trimestre de 2022.

“No que diz respeito à verificação de contas, em 2022, o Tribunal verificou 323 contas de entidades públicas, num valor de 47 mil milhões de euros”, aponta o TC.
 

 
A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação subiu em dezembro para 1,898%, mais 30,1 pontos base do que em novembro (1,597%) e o valor mais elevado desde setembro de 2012.

De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), nos contratos celebrados nos últimos três meses o subiu de 2,365% em novembro para 2,715% em dezembro.
 

 
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, reuniu-se com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e, em comunicado, mostrou-se “convicto” na desconvocação da greve dos tripulantes.

Galamba acredita que a “Assembleia Geral do SNPVAC dará o passo decisivo para a melhoria da situação dos trabalhadores e da companhia aérea”, sendo este passo o abandono da greve no final do mês.
 

 
O antigo ministro dos Assuntos Parlamentares do Governo de Passos Coelho revelou que a TAP realizou uma indemnização milionária quando já estava no controlo do Estado. Na “CNN Portugal”, Miguel Relvas esclareceu que se trata de uma indemnização superior a um milhão de euros a uma diretora.

“Já com a gestão pública, depois da renacionalização novamente da TAP, houve uma diretora que recebeu mais de um milhão de euros”, disse Miguel Relvas no programa do canal.
 

 
O Parlamento vai debater, esta quinta-feira, as greves e reinvindicações dos professores a pedido do Chega, com a presença do Ministro da Educação.

A 16 de janeiro, o Chega requereu de um debate de urgência na Assembleia da República com o ministro da Educação sobre “o que está a ser feito” de forma a evitar novas greves no sector.
 

 
A Madeira tem em vigor um alerta, esta quinta-feira, devido à agitação marítima.

O alerta amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) inclui a costa norte e o Porto Santo, e vigora até às 18h00 desta quinta-feira.
 

 
O primeiro-ministro vai reunir-se hoje à noite com a presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, e no encontro deverá abordar a possibilidade de renovação do mecanismo ibérico para limitar o preço do gás para produzir eletricidade.

O encontro entre António Costa e Ursula von der Leyen é apenas descrito como uma “reunião de trabalho” e na semana passada uma porta-voz da Comissão Europeia só revelou que seria abordado “tudo o que seja relevante” para o bloco comunitário e o para o país.
 

 
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, anunciou hoje que se encontra “em viagem para Kiev” onde deve discutir com o chefe de Estado Volodymyr Zelensky as novas medidas de apoio à Ucrânia que pede entregas mais rápidas de armamento.

Os dois dirigentes “vão discutir medidas concretas (…) para garantir que [a Ucrânia] seja mais forte”, declarou Charles Michel num depoimento gravado em vídeo e divulgado através da rede social Twitter.
 

 
A Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou ao Jornal Económico “a realização de buscas em execução de pedido de cooperação judiciária internacional recebido das autoridades angolanas” na sequência de uma pergunta sobre uma ação que decorreu esta quarta-feira nas instalações das sede do Eurobic, em Lisboa. Uma notícia avançada pelo Observador.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a realizar novas buscas judiciais no âmbito do caso Isabel dos Santos, desta vez na sede do Eurobic, devido a documentação relacionada com um dos 17 inquéritos que visam a empresária angolana Isabel dos Santos, avançou o Observador.
 

 
Ambas as companhias aéreas do Grupo SATA (SATA Air Açores e Azores Airlines) registaram novos valores máximos de tráfego de passageiros em 2022, revela o grupo.

Em comunicado a empresa diz que no total das duas companhias, o número de passageiros transportados ascendeu a um novo valor máximo de 1.920.451 (1,9 milhões) o que representou um crescimento de 49,9% em relação ao ano anterior de 2021 e de 12,1% em relação ao ano em 2019, “o melhor ano de sempre até à data”.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Ministro polaco admite aliança de 40 países para boicote dos Jogos Olímpicos de 2024

A posição do governante polaco surge depois do Comité Olímpico Internacional ter aberto a possibilidade de atletas russos e bielorussos poderem participar em competição, mas com bandeira neutra. O organismo defendeu que nenhum atleta pode ser prejudicado devido ao seu passaporte.

Processo que envolve direção do Benfica em segredo de justiça

Os advogados do Benfica referiram hoje que o processo em que a SAD e membros do Conselho de Administração do mandato 2016-2020 foram constituídos arguidos está em “segredo de justiça” e que a divulgação “pode constituir ilícito criminal”.
Comentários