JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 26 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Sunenergy registou um volume de negócios de 12 milhões de euros no ano passado, um aumento de 50% face ao ano anterior, revelou a empresa em comunicado.

A empresa de soluções de produção de energia solar manteve a tendência de crescimento que apresentou nos últimos anos e instalou um total de 17 mil painéis solares fotovoltaicos em modelo de autoconsumo em 2022. Esta instalação corresponde a sete MWh de potência instalada, num total de energia produzida de dez MWh, que serve para alimentar três mil casas.
 

 
Se está quer entrar no Portal das Finanças, já deve conseguir fazê-lo. Depois de terem estado temporariamente indisponíveis, esses serviços já parecem estar em funcionamento. De acordo com o Ministério das Finanças, a plataforma do Fisco esteve em baixo “por motivos de ordem técnica”. Não se tratará de um ataque informático, apurou o Jornal Económico.

“Por motivos de ordem técnica, o Portal das Finanças está indisponível. A Autoridade Tributária está a trabalhar para repor o seu funcionamento com a maior brevidade possível”, indicou o gabinete de Fernando Medina esta manhã, numa nota enviada às redações. Entretanto, o site já está novamente operacional.
 

 
Representantes das nove organizações sindicais de professores que convocaram a greve por distritos vão ser hoje recebidos na Presidência da República para apresentar os motivos que motivam os protestos dos docentes, anunciou a Fenprof.

Em comunicado conjunto, as organizações responsáveis também pela convocação da manifestação nacional de 11 de fevereiro, revelam que irão encontrar-se às 13:30 de hoje com a assessoria da Presidência da República para a área da Educação.
 

 
A adesão à greve dos auxiliares, administrativos e técnicos superiores do Hospital Amadora-Sintra por melhores condições de trabalho que teve início às 08:00 “é elevada”, estando a afetar os serviços nas consultas externas, segundo fonte sindical.

Em declarações à agência Lusa, Ana Amaral, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas disse que ainda não tem números concretos sobre a adesão, mas adianta que são “elevados”.
 

 
A TAP renovou e expandiu o acordo com a Amadeus para apoiar a transformação digital vivida dentro da empresa. O objetivo do reforço da parceria é oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros, aponta a companhia aérea em comunicado.

A renovação do Amadeus Altéa Passenger Service System (PSS) é uma colaboração “a longo prazo que inclui a suite de produtos Amadeus Altéa PSS, novas tecnologias de suporte à experiência do passageiro, em situações regulares ou de disfunção, e novas capacidades de merchandising“.
 

 
As últimas polémicas do Governo de António Costa levaram o partido a derrapar nas sondagens e, se as eleições acontecessem hoje, o partido de Luís Montenegro seria o mais votado, revela a sondagem da Pitagórica para a “TVI” e “CNN Portugal”.

A sondagem atribui 30,6% das intenções de voto ao PSD, numa subida de 0,2 pontos percentuais, enquanto o PS tem apenas 26,9% de intenções de voto, uma queda significativa de 9 pontos percentuais em relação aos últimos dados. Com uma diferença de 3,7 pontos, o PS e PSD estão em empate técnico.
 

 
A marca Desigual voltou a enfrentar dificuldades e isso levou ao encerramento de 23 lojas nos últimos seis meses, revelou o “El Economista” esta quinta-feira.

A publicação indica que a marca retalhista de roupa terminou 2022 com menos de 400 lojas abertas, um valor abaixo das perspectivas, uma vez que a empresa pretendia aumentar o número de localizações.
 

 
A TAP fechou um acordo com o Sitema e o Sitava, sindicatos que representam os técnicos de manutenção de aeronaves da companhia, segundo uma comunicação interna da Comissão Executiva da empresa a que a Lusa teve acesso.

Na comunicação, a Comissão Executiva da TAP considera que o acordo com Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (Sitema) e o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) “reforça e viabiliza a permanência destes técnicos especializados na empresa”, numa altura em que estes profissionais registam “níveis muito elevados de procura na indústria”.
 

 
A Liga portuguesa de futebol foi a sétima que mais dinheiro gastou esta temporada em transferências esta temporada, de acordo com informação compilada pelo Observatório do Futebol (CIES).

O CIES revelou esta quarta-feira as dez ligas mundiais que mais gastam em contratações e Portugal surge na sétima posição com 221 milhões de euros investidos em passes de futebolistas, dados que englobam as janelas de transferências de verão e inverno (ainda aberta até ao final deste mês).
 

 
A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal cresça 0,5% este ano e 1,7% em 2024, segundo o relatório económico, divulgado esta quarta-feira.

Os números, em geral, colocam Portugal num patamar não muito diferente do da União Europeia como um todo, que deverá crescer 0,2% em 2023 e 1,6% no próximo ano, segundo os cálculos das Nações Unidas.

Recomendadas

PremiumPortimão estreia corrida de superbikes feminina

Terá lugar em outubro deste ano e início em 2024, revela ao JE, Jorge Pessanha Viegas, o único português que lidera uma federação desportiva a nível mundial e foi reeleito para um novo mandato.

MotoGP: Portimão já é incontornável no motociclismo mundial. Veja o “Jogo Económico”

Jorge Pessanha Viegas é o único português a presidir a uma Federação desportiva a nível mundial. O líder da Federação Internacional de Motociclismo, reeleito no final do ano passado, coloca grandes expectativas para a primeira prova da temporada que se realiza em Portimão este fim-de-semana.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
Comentários