JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 2 de fevereiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) vai notificar, a partir desta quinta-feira, mais de 1.500 médias e grandes empresas portuguesas por apresentaram uma desigualdade salarial entre géneros de, pelo menos, 5%. Estes empregadores terão agora de apresentar um plano para corrigir a diferença dos vencimentos entre homens e mulheres ou arriscam uma coima até 13 mil euros.

De acordo com o Ministério do Trabalho, 1.540 entidades empregadoras com 50 ou mais trabalhadores vão ser notificadas por correio eletrónico, dispondo de 120 dias “para apresentar o plano de avaliação das diferenças remuneratórias à ACT e um ano para implementação do plano e correção das diferenças salariais não justificadas”.
 

 
O BPI e a NOS lançaram uma operação de financiamento sustentável no valor de 75 milhões de euros, numa altura em que o tema da sustentabilidade está no topo da agenda para as empresas nacionais.

De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira, “o BPI, que integra o Grupo CaixaBank, assessorou a NOS na estruturação de uma operação de financiamento sustentável de 75 milhões de euros, repartidos entre um empréstimo obrigacionista (50 milhões de euros) e um programa de papel comercial (25 milhões de euros), ambos indexados a objetivos de sustentabilidade, com maturidade em 2028”.
 

 
O preço médio das casas em Portugal registaram um crescimento homólogo de 13,5% no terceiro trimestre de 2022, fixando-se nos 1.492 euros\m2, verificando uma desaceleração em comparação com os 17,8% do trimestre anterior, segundo os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, 2 de fevereiro.

Sem surpresas, o Algarve (2.378 euros/m2), a Área Metropolitana de Lisboa (2.156 euros/m2) e a Área Metropolitana do Porto (1.660 euros/m2) tiveram os valores mais elevados e as taxas de variação homóloga (+13,8%, +16,1% e +20,4%) superiores às do país, juntamente com a Região Autónoma dos Açores (+24,1%), o Alentejo Litoral (+22,3%), a Lezíria do Tejo (+19,5%), o Alto Tâmega (+16,8%), a Região de Aveiro (+16,3%) e o Alentejo Central (+14,9%).
 

 
Lisboa é a terceira cidade europeia mais cara para arrendar casa. No último trimestre de 2022, o preço médio de arrendamento de um apartamento na capital portuguesa era de 1.910 euros, segundo os dados do HousingAnywhere International Rental Index, divulgados pelo jornal “El Economista” esta quinta-feira, 2 de fevereiro.

Se em relação ao trimestre homólogo de 2022 este valor significa uma descida de 13,2%, em termos anuais verificou-se um aumento de 23,2% (1.550 euros). Acima da capital portuguesa ficam apenas Amesterdão (2.300 euros) e Reykjavik dois mil euros, ficando o top-5 completo com Milão (1.853 euros) e Munique (1.800 euros).
 

 
A NOS emitiu 350 milhões de euros de dívida com financiamento ‘verde’, segundo nota enviada pela operadora à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta quinta-feira. O financiamento significa que pelo menos 70% da dívida da empresa está indexada a objetivos de sustentabilidade, refere o mesmo documento.

A operação tem maturidade em 2028 e a NOS diz que o objetivo é “reduzir as emissões de efeito de estufa em pelo menos 80% até 2025, face a 2019”.
 

 
O grupo espanhol Santander teve no ano passado lucros de 9.605 milhões, um valor recorde que representa um aumento de 18% em relação a 2021, revelou hoje o banco.

Só no último trimestre do ano, entre outubro e dezembro, o Santander, que é dono em Portugal do Santander Totta, teve lucros de 2.288 milhões de euros, mais 1% do que no mesmo período de 2021, segundo os resultados comunicados hoje pelo banco às autoridades espanholas.
 

 
O Partido Socialista (PS) vai liderar a comissão parlamentar de inquérito de atuais e antigos ministros do PS que atuaram politicamente sobre a TAP, avança a edição do “Diário de Notícias” desta quinta-feira, 2 de fevereiro.

Esta comissão parlamentar foi proposta pelo Bloco de Esquerda (BE), sendo que os principais alvos desta avaliação serão João Leão, ministro das Finanças de junho de 2020 a março de 2022; Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas de outubro de 2019 até janeiro passado e Fernando Medina, atual ministro das Finanças.
 

 
O mecanismo ibérico que limitou o preço do gás usado para produzir eletricidade tornou 31,8% mais barata a luz dos consumidores com tarifa regulada em Espanha e reduziu a inflação espanhola de 2022, segundo um estudo hoje publicado.

Este mecanismo, acordado por Espanha e Portugal com a União Europeia, está em vigor desde 15 de junho de 2022 e, até ao final do ano passado, a tarifa regulada espanhola foi 31,8% “mais barata do que seria num mundo sem a exceção ibérica”, conclui o estudo da escola de negócios ESADE, com sede em Barcelona, que assinam quatro investigadores, Manuel Hidalgo-Pérez, Ramón Mateo Escobar, Natalia Collado Van-Baumberghen e Jorge Galindo.
 

 
Os sindicatos dos professores e educadores e o Governo reúnem esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, dia em que a greve nacional por distritos chega ao distrito de Setúbal.

Na Avenida Infante Santo, em Lisboa, é António Leite, secretário de Estado da Educação, que hoje preside à reunião com as 12 estruturas sindicais que representam os professores. Esta reunião está integrada no processo negocial em curso e irá decorrer em mesa negocial única.
 

 
O Novobanco informou o mercado sobre o novo Chief Financial Officer – CFO que é Benjamin Dickgiesser. O novo membro do Conselho de Administração Executivo foi hoje aprovado pelo Conselho Geral e de Supervisão, mas ainda está sujeito a autorização das entidades reguladoras competentes (Fit & Proper).

Benjamin Dickgiesser é um novo membro do Conselho de Administração Executivo para o atual mandado com termo em 2025.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Bayern estende parceria com a Allianz para os próximos dez anos

A parceria consagra o ‘naming’ do estádio de futebol, assim como uma inovadora ação de ‘coaching’ de atletas femininas para gestão de finanças pessoais, que terá início na próxima época desportiva. Em conjunto com o clube alemão, a seguradora vai continuar a promover o futebol entre os mais jovens.

PSG: 1,5 mil milhões em jogadores, zero ‘Champions League’. Veja o “Hat Trick” no “Jogo Económico”

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários