Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:
Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts
O défice da balança comercial aumentou 11,3 mil milhões de euros em 2022, para um total de 30,8 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este é o valor “mais elevado desde que há registos”, ainda de acordo com o INE.
Em Portugal, o volume de exportações e importações cresceu 23,1% e 31,2% em 2022, respetivamente, face ao ano anterior (mais 18,3% e mais 22% do que no ano anterior, pela mesma ordem).
Ainda que os salários dos portugueses tenham subido em termos absolutos no último ano, a inflação absorveu esses aumentos, ditando a perda de poder de compra dos trabalhadores. Assim, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em termos reais, o ordenado bruto médio caiu 4% em 2022.
Vamos por partes. Em termos absolutos, a remuneração bruta mensal média por trabalhador subiu 3,6% face a 2021, atingindo 1.411 euros. A componente regular (que exclui subsídios de Natal e férias) aumentou 3,1% para 1.140 euros enquanto a componente base cresceu 3% para 1.070 euros.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje fundamental a União Europeia preparar-se para novos alargamentos, pois “a pior coisa” que podia fazer era frustrar as “grandes expectativas” criadas quanto ao processo de adesão da Ucrânia.
“A última coisa que podemos fazer, que nenhum de nós tem direito a fazer, é frustrar as expectativas que agora foram criadas. Foram criadas, agora temos de as honrar”, declarou o primeiro-ministro à chegada ao Conselho Europeu, em Bruxelas, que hoje é palco de uma cimeira com a participação do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O ministro da Economia, António Costa Silva, nunca se reuniu com a presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI) durante o período de um ano, adianta o “Jornal de Negócios” esta quinta-feira.
A única exceção, de acordo com a publicação, foi uma conversa entre Costa Silva e Joana Mendonça – que renunciou ao cargo na segunda-feira – em março de 2022, logo após a tomada de posse do ministro.
O balanço do sismo que atingiu na segunda-feira a Turquia e a Síria é já superior a 16 mil mortos, indicaram hoje autoridades e fontes médicas.
Pelo menos 12.873 pessoas morreram na Turquia e 3.162 na Síria, disseram as mesmas fontes, o que eleva a 16.035 o número total de vítimas mortais, enquanto prosseguem as operações, sob frio extremo, para tentar encontrar sobreviventes.
O fabricante sueco Volvo Cars anunciou hoje um lucro líquido de 17 mil milhões de coroas (1,5 mil milhões de euros) em 2022, mais 20% do que no ano anterior.
O resultado é positivo apesar do efeito negativo do aumento do custo das matérias-primas e da escassez de semicondutores, sublinhou o construtor automóvel, em comunicado.
A adesão à greve dos maquinistas da CP – Comboios de Portugal está a ser total, tendo sido suprimidas todas as ligações previstas até às 06:00, segundo fontes do sindicato e da empresa.
“A greve está a decorrer dentro dos parâmetros que nós estávamos a prever. Não há qualquer comboio a circular neste momento. A paralisação é total”, disse à Lusa, pelas 07:00, António Domingues, do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ).
A partir de agora, os membros com o plano ‘standard’ ou ‘premium’ podem “adicionar contas secundárias de membro adicional, para até duas pessoas fora da sua residência”, com um custo adicional mensal de 3,99 euros, divulgou a Netflix em comunicado.
“Uma conta Netflix destina-se a ser usada numa residência e os membros têm à sua escolha vários planos, com diferentes características”, sublinhou.
Pedro Nuno Santos será o próximo ex-governante a assumir o papel de comentador num canal de informação. A notícia avançada esta quarta-feira pelo ‘Público’ (acesso pago) refere que o ex-ministro das Infraestruturas e Habitação, que se demitiu no final de 2022, fará um comentário semanal na SIC Notícias a partir de setembro. Nem o formato nem o horário foram ainda divulgados.
O afastamento de Pedro Nuno Santos, à luz da indemnização paga pela TAP a Alexandra Reis, surge numa altura em que se adensa o escrutínio às contratações da companhia aérea. Mais recentemente, o Jornal Económico avançou que o contrato da atual CEO da TAP, Christine Ourmière-Widener, prevê um bónus de 3 milhões de euros. Contudo, o documento não foi retificado em assembleia-geral, como devia ter sido.