JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 16 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
As duas medidas de apoio às famílias para atenuar os gastos mensais com a habitação – apoio às rendas e juros bonificados nos créditos à habitação – terão um custo global de 460 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa conjunta com Fernando Medina, ministro das Finanças, e Marina Gonçalves, ministra da Habitação.

“O anterior pacote de medidas tinha uma estimativa global de 900 milhões de euros mas podemos avançar que este pacote de apoio específico terá um valor de 460 milhões de euros”, avançou António Costa em declarações aos jornalistas.
 

 
Grandes fundos internacionais veem o mercado português como a mina de ouro para o investimento imobiliário e isso nota-se quando se analisa a quota de mercado dos fundos de investimento. De acordo com o “Jornal de Negócios”, que cita o responsável por mercados de capitais da CBRE, estima-se que o investimento por fundos tenha superado os 85% no mercado nacional nos últimos anos.

Ainda assim, vários especialistas ressalvam que este é um dado em que é muito difícil ter um número preciso, uma vez que muitos investidores têm estruturas societárias complexas e investem no mercado imobiliário a partir das mesmas.
 

 
O Banco Central Europeu (BCE) optou esta quinta-feira por manter o rumo inalterado apesar do stress na banca internacional na última semana, voltando a subir os juros em 50 pontos base (p.b.). A taxa de referência para a zona euro fica assim fixada em 3%.

A expectativa quanto ao anúncio desta quinta-feira era bastante, depois das falências nos EUA e da queda em bolsa do Credit Suisse, mas a autoridade monetária europeia optou por voltar a subir os juros de forma agressiva, sinalizando que as dificuldades no banco suíço não alteram o curso da sua política.
 

 
A Greenvolt adquiriu 37,3% da Solarelit, uma empresa de distribuição de energia renovável, e tem ainda a possibilidade de reforçar a sua participação no capital da empresa. Este é o sexto mercado europeu em que a Greenvolt investe, depois de Portugal, Espanha, Polónia, Alemanha e Grécia.

A compra foi realizada através da Greenvolt Next Holding e, desta forma, a empresa liderada por João Manso Neto vai passar a controlar mais de um terço do capital da empresa italiana. A aquisição por parte da empresa nacional avalia a Solarelit em 33,5 milhões de euros.
 

 
O Conselho de Ministros vai reunir-se, esta quinta-feira, para aprovar medidas para a habitação, depois de ontem o PS ter viabilizado medidas do PSD para a habitação.

Durante a reunião plenária de quarta-feira, o PS absteve-se em relação aos cinco diplomas dos sociais-democratas, que previam medidas como apoios ao arrendamento, flexibilização dos licenciamentos, garantias do Estado para ajudar à compra pelos mais jovens e desagravamento fiscal generalizado no sector.
 

 
Os enfermeiros de 75 unidades de saúde privadas do país fazem hoje um dia de greve, a primeira que esses profissionais realizam para reivindicar a melhoria das condições de trabalho e aumentos salariais de 10%.

“Pela informação que nos tem chegado, a insatisfação é grande e a vontade de aderir à greve é imensa, porque os enfermeiros querem ver melhoradas as condições de trabalho”, adiantou à Lusa Isabel Barbosa, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
 

 
A CP suprimiu 57 comboios dos 253 programados entre as 00:00 e as 08:00 de hoje devido à greve dos maquinistas da transportadora, tendo-se efetuado 196, segundo dados enviados pela empresa à Lusa.

A CP – Comboios de Portugal indica que dos 66 comboios regionais previstos não se fizeram 24 ligações e nos urbanos de Lisboa estavam programados 115 e foram suprimidos 23.
 

 
Carrilho da Graça, arquitecto desde 1977, recebe esta quinta-feira, 16 de março, o título Honoris Causa pela Universidade de Évora, que se junta ao grau que lhe foi outorgado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Como padrinhos tem o também arquitecto Álvaro Siza e o antigo reitor da UÉ, Jorge Araújo e na assistência conta com quatro convidados muitos especiais: o primeiro-ministro, António Costa, e os ministros: Elvira Fortunato, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ana Abrunhosa, da Coesão Territorial e Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente.
 

 
A nova área de negócio da Brisa chama-se VerifiCar e chega ao mercado para facilitar a compra e venda de viaturas usadas entre particulares. Em Portugal, a venda de viaturas usadas entre particulares representa mais de 50% das vendas e um volume perto das 300 mil viaturas ano.

Em comunicado a empresa liderada por António Pires de Lima diz que “na VerifiCar, cuja primeira loja foi inaugurada esta quarta-feira, no Edifício Olympus em Matosinhos (convite anexado), técnicos especializados realizam uma verificação com recurso a equipamentos de teste e diagnóstico e elaboram um relatório detalhado, para ser partilhado entre vendedor e comprador, sobre o estado de conservação e funcionamento de todos os sistemas da viatura, incluindo motor, sistemas de direção, suspensão, transmissão, travagem e elétrico e ainda sistema de rodagem, equipamentos e carroçaria”.
 

 
Esta informação consta de um requerimento que o PSD apresentou e entregou hoje na comissão de inquérito à TAP e que foi apresentado pelo coordenador Paulo Moniz durante a reunião que decorreu hoje à tarde.

“A informação recebida hoje pela Comissão de Inquérito da TAP, em que fica claro que o ex-ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos recebeu um email, a 29 de dezembro de 2021, em que Alexandra Reis colocava o seu lugar à disposição – eventualmente, sem lugar a qualquer indemnização, não havendo na Comissão de Inquérito, ainda, registo de respostas a este email”, afirma o partido no requerimento.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Bayern estende parceria com a Allianz para os próximos dez anos

A parceria consagra o ‘naming’ do estádio de futebol, assim como uma inovadora ação de ‘coaching’ de atletas femininas para gestão de finanças pessoais, que terá início na próxima época desportiva. Em conjunto com o clube alemão, a seguradora vai continuar a promover o futebol entre os mais jovens.

PSG: 1,5 mil milhões em jogadores, zero ‘Champions League’. Veja o “Hat Trick” no “Jogo Económico”

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários