[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 20 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira, 20 de dezembro.
20 Janeiro 2022, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/6yOQzaqaIgaDBgcwGa6vpW?si=pR1J6-pdSkmyrrUZjm9DyQ
 
Os eleitores devem usar máscaras cirúrgicas ou FP2 para irem votar no dia 30 de janeiro, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS) que emitiu uma série de recomendações para eleitores e as pessoas que vão estar a trabalhar durante o ato eleitoral.
 
https://open.spotify.com/episode/0AHKUfhri2YMkdJqrRAs5p?si=VyYi5rVKTsyP4tEUgKwAnQ
 
Os eleitores que estejam em confinamento no próximo dia 30 de janeiro, dias das eleições legislativas, têm autorização para sair de casa para votar, embora seja num período restrito.

De acordo com a ministra da Administração Interna, Francisca van Dunem, esta quinta-feira, estes eleitores devem fazê-lo entre as 18h e as 19h. Já os restantes eleitores devem proceder ao seu direito de voto entre as 8h e as 18h.
 
https://open.spotify.com/episode/4jVef2nWwCWd9oXvhsNBM0?si=huc3J3LzQzenpaaC2emClA
 
A subsidiária de mobilidade partilhada da Ford vai deixar de operar em Portugal como parte de um plano de reestruturação que foi anunciado pelo CEO da empresa no início do de janeiro.

Com apenas três meses de atividade no país, a Spin arruma assim as trotinetes explicando que a decisão prende-se com o facto de Portugal ser um dos mercados “onde as autoridades locais não colocam limites no numero de companhias que operam no mercado da micromobilidade”. Ou seja, para a empresa norte-americana, existem cada vez mais operadores de mobilidade partilhada em Portugal — Bird, Link, Bolt, Lime são alguns exemplos — mas, de acordo com o comunicado da Spin, estas não estão a ser devidamente reguladas por parte das autoridades locais e nacionais e por isso prejudicam a atividade de outras empresas e, claro, os seus lucros.
 
https://open.spotify.com/episode/1xKgMPPOa1YyBviDYevdyF?si=0s1qXbEGQQyeZEJ079Jl8Q
 
Passe futebolístico do extremo brasileiro do SL Benfica perdeu sete milhões de euros desde que Everton chegou à Luz. Agora, a saída parece o cenário mais provável e os grandes clubes brasileiros já estão à espreita. No “Dragão”, há uma dor de cabeça “central” para Sérgio Conceição.
 
https://open.spotify.com/episode/3wFziW1YNsS65DHYxHzulI?si=nnNt3iW-SBSuryu7Jcsl3g
 
Biden fez o anúncio numa conferência de imprensa, convocada para assinalar o primeiro ano do seu mandato, que se completa na quinta-feira.

“Ela será a minha parceira de lista”, garantiu Biden, referindo-se a Kamala, a primeira mulher e primeira afro-americana a chegar à vice-Presidência dos Estados Unidos, a qual viu a sua quota de popularidade cair desde que entrou na Casa Branca.
 
https://open.spotify.com/episode/4TgXYZV8i48GhbWGqxdF6t?si=GQ85EER-Tx2Wt6sQMFbyEQ
 
Umas têm obras de arte expostas nas paredes e outras são salas de grandes dimensões onde a acústica permite que os concertos sejam memoráveis. Durante o dia de ontem, e em sinal de protesto contra as regras impostas pelo governo para travar a pandemia, museus e locais de concertos decidiram transformar-se em cabeleireiros e ginásios, revela a “BBC”.

Duas esteticistas e um barbeiro ocuparam o museu Van Gogh em Amesterdão para atender os seus clientes e alertar para a dualidade das regras governamentais. Estes profissionais atenderam as suas dezenas de clientes rodeados por obras de arte de valores inestimáveis. Por sua vez, dois barbeiros montaram barbearias provisórias no Concertgebouw, a sala de concertos mais importante da capital dos Países Baixos.
 
https://open.spotify.com/episode/1uERSDy3gNLwTrvoJDL4tI?si=7ztnKsNtR0206mrbO1iyNQ
 
A GreenVolt apresentou um projeto para o ponto de ligação da antiga central a carvão do Pego que visa a construção de uma central solar e a produção de hidrogénio verde.

A empresa liderada por João Manso Neto ” apresentou uma candidatura ao procedimento concorrencial de atribuição de capacidade de injeção na RESP – Rede Elétrica de Serviço Público do Pego. Um projeto que inclui uma central fotovoltaica e uma instalação para a produção de hidrogénio verde”, disse fonte oficial da Greenvolt ao JE.
 
https://open.spotify.com/episode/79Kvyxo60mZXBWOqdBUZvr?si=1VaUid38TYysmOGpme_Mwg
 
A legislação eleitoral atual permite-lhe, em regime excecional, e sob determinadas condições, votar antecipadamente. Conheça os pormenores em torno do voto antecipado.
 
https://open.spotify.com/episode/5MUDCDiR9oAY2qj7fJS8eV?si=ql5C4SzVSVmhok8klQQ9Eg
 
A antiga chanceler alemã Angela Merkel rejeitou uma oferta do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para ocupar um cargo nesta organização, segundo noticiaram esta quarta-feira os media alemães.

Guterres propôs que Merkel assumisse a presidência do Conselho Consultivo para os Bens Públicos Globais, um órgão recentemente criado com o qual pretende contribuir para a transformação das Nações Unidas.
 
https://open.spotify.com/episode/4i7a2skOdx0sVgpB6iB0kf?si=GFPrrG-ESJe6smoKa8nZXw
 
O secretário-geral do PS considerou hoje que foi “absolutamente imperdoável” o chumbo do Orçamento logo na fase de generalidade, dizendo que de início quiseram “cortar as pernas” ao seu Governo, sem dar qualquer hipótese de negociação.

Estas críticas aos partidos que, com o PS, formaram a “Geringonça” a partir de novembro de 2015, foram feitas por António Costa no discurso que proferiu no encerramento de um comício na Escola Profissional de Faro, após uma intervenção da cabeça de lista socialista por este círculo eleitoral, a dirigente e ex-secretária de Estado da Saúde Jamila Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.