[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 4 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
4 Abril 2022, 17h00

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/2FXiR1mi0fXgcfFbxllKHM?si=KjrHKzpqRC6h12ReL42ODQ
 
Os contribuintes portugueses já entregaram à Autoridade Tributária (AT) mais de 830 mil declarações de IRS, indicam os dados divulgados no Portal das Finanças.

A campanha de IRS relativa aos rendimentos obtidos em 2021 arrancou na sexta-feira, dia 1 de abril, e prolonga-se até ao final de junho. De acordo com o Ministério das Finanças, no primeiro dia desse período de entrega, foram submetidas mais de 450 mil declarações Modelo 3, sendo que, destas, mais de metade foi apresentada através do IRS Automático.
 
https://open.spotify.com/episode/1YtVcBzVwQP8kSHAhzy3t8?si=BYsUNEdQRYihHhC6dHc71A
 
O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, anunciou hoje que não vai candidatar-se a presidente do PSD, nas eleições diretas marcadas para 28 de maio, afirmando que precisaria de mais tempo para construir uma “alternativa forte”.

“Quero agradecer a todos os muitos que me manifestaram o seu apoio, muitos deles que não conheço, porque por sua iniciativa me facultaram essa sua perspetiva, mas a verdade é que é preciso mais tempo e mais trabalho para termos uma alternativa forte dentro do PSD”, afirmou Ribau Esteves, durante uma conferência de imprensa em Aveiro para falar sobre a sua participação no futuro do partido.
 
https://open.spotify.com/episode/4T6NCaLpl95aqIod6nMgOd?si=DLqTgV6UQ5qoUy0OnsnH-w
 
Elon Musk, presidente-executivo da Tesla e da SpaceX, comprou 9,2% do Twitter, de acordo com um documento regulatório divulgado esta segunda-feira, fazendo com que as ações do site disparassem 16% nas negociações de pré-mercado.

Esta aquisição de 73.486.938 ações surge depois de ter criticado, no dia 26 de março, as práticas do Twitter por considerar que “restringem a liberdade de expressão”, chegando a admitir criar a sua própria rede social, à semelhança do que fez o ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
 
https://open.spotify.com/episode/0rkLnE5UXsBUAmqJ1qnpne?si=Yj1nKxw-RWOGhy-U-LBnjA
 
A União Europeia (UE) está a preparar-se para introduzir mais sanções contra Moscovo depois de terem surgido relatos de atrocidades na sequência da retirada militar da Rússia nos arredores de Kiev.

De acordo com o “Financial Times”, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michael, disse que as novas sanções estavam “a caminho” para responder às ações russas em Bucha, uma cidade a cerca de 25 km do centro de Kiev que estava sob ocupação russa até há pouco tempo.
 
https://open.spotify.com/episode/1mNcxoaUftYfd9qmnvCRHI?si=1pHgw6HrR7S8Y75E0DKC7g
 
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) está a investigar a Uber para confirmar se a empresa mantém um sistema de avaliação dos clientes por pontos, revela hoje o jornal “Público”.

Esta prática é proibida por lei, mas a empresa continua a ter associado ao perfil de cada cliente uma pontuação de 1 a 5, conforme denunciou um utilizador à AMT.
 
https://open.spotify.com/episode/6VzGlpk3YjCUwNWZ8QfKh8?si=nejxyk7uRe6HB2ViikgBEA
 
Os clubes portugueses pagaram mais de 300 milhões de euros em comissões a agentes de futebol desde 2017, revela hoje o “Correio da Manhã”. Só o Benfica, Porto e Sporting pagaram mais de 246 milhões de euros.

O ranking é liderado pelo SL Benfica com 113 milhões pagos a empresários. Segue-se o FC Porto com 78 milhões e os Sporting CP com 54 milhões. O ‘top 5’ é fechado pelo SP Braga (26 milhões) e pelo Vitória de Guimarães (13 milhões).
 
https://open.spotify.com/episode/3rULu2mCPj3dz3fqgjoSa9?si=FrinqPdGR–p9S0RL9Q3SQ
 
O preço por litro de gasóleo deverá descer a partir de hoje 12 cêntimos e o da gasolina quatro cêntimos, segundo perspetiva o Governo que, apesar da descida, vai manter a redução das taxas do ISP.

Perante a evolução dos mercados, perspetiva-se que esta semana os preços dos combustíveis recuem “na ordem dos 12 cêntimos por litro de gasóleo e de quatro cêntimos por litro de gasolina”, referiu o Ministério das Finanças num comunicado divulgado no final da semana passada.
 
https://open.spotify.com/episode/4dFmVRQdhLD8oa6NQfisjL?si=luX6yCOPQRuMH2N6f0q3vg
 
O novo ministro das Finanças, Fernando Medina, estreia-se entre hoje e terça-feira, no Luxemburgo, em reuniões do Eurogrupo e do Ecofin, marcadas pela guerra na Ucrânia e o seu impacto na economia europeia.

Menos de uma semana após a tomada de posse do XXIII Governo Constitucional, no qual assume a pasta das Finanças, Medina deverá também abordar informalmente com a Comissão Europeia, à margem das reuniões ministeriais, o calendário de entrega do projeto de Orçamento do Estado para este ano (OE2022), que Bruxelas aguarda há vários meses.
 
https://open.spotify.com/episode/3VBj83MQsMGUcWQTcFASB3?si=HC2qBDgqR2ibPVJR_RzD4w
 
Luís Marques Mendes, comentador da SIC e antigo líder do PSD, considerou no seu espaço de comentário do “Jornal da Noite”, este domingo, que António Costa quer mesmo exercer um cargo europeu e que Marcelo Rebelo de Sousa fez bem em definir as regras do jogo no início do mesmo.

“Isto foi um míssil que Marcelo lançou. Tenho alguma dificuldade em perceber a surpresa. Toda a gente sabe que há um desejo de Costa em exercer um cargo europeu, até políticos do Partido Socialista sabem disto. Se Marcelo tem algo a dizer, que o diga no início do mandato. Fez bem em definir as regras do jogo, tal como fez no Orçamento do Estado”, realçou Marques Mendes.
 
https://open.spotify.com/episode/4QIZmAYOqZV1Hp7517j5c7?si=kBrd-CSUREO7m9brAwKqtw
 
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou-se hoje “chocada com relatos de horrores indescritíveis” em zonas na Ucrânia de onde a Rússia se está a retirar, defendendo uma investigação independente.

“Uma investigação independente é urgentemente necessária. Os autores de crimes de guerra serão responsabilizados”, afirmou Ursula von der Leyen numa publicação na rede social Twitter.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.