JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 16 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Reuters

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O presidente da Rússia reagiu à intenção anunciada pela Finlândia e Suécia de aderirem à NATO, avisando os dois países de que a expansão das infraestruturas militares no seu território exigiria uma reação da parte de Moscovo.

As declarações foram proferidas durante uma cimeira da Organização do Tratado de Cooperação e Segurança (CSTO), liderado pela Rússia, que decorreu esta segunda-feira em Moscovo.
 

 
O número dois da claque Super Dragões já se apresentou na Polícia Judiciária do Porto, revela hoje o “Jornal de Notícias”. O pai do homicida confesso de Igor Silva, que se encontra em prisão preventiva, não prestou declarações e saiu em liberdade. Segundo o “JN”, foi constituído como arguido apenas pelo crime de ofensas à integridade física.

Segundo o jornal diário, ‘Orelhas’ está assustado com as ameaças que tem recebido através das redes sociais, e depois dos disparos efetuados no bairro do Cerco onde nasceu e cresceu, mas onde não reside. Teme que as ameaças recebidas tenham origem em elementos do grupo de Ramalde que procuram vingar a morte do seu líder.
 

 
A economia portuguesa vai ter o maior crescimento da União Europeia e da zona euro este ano, prevê a Comissão Europeia, acima da previsão do Governo português (4,9%).

Bruxelas reviu em alta as previsões de crescimento de Portugal em 0,3 pontos para 5,8% nas suas previsões de primavera hoje divulgadas. Para 2023, prevê um crescimento de 2,7%, mais 0,1% face à previsão anterior.
 

 
A Suécia vai enviar uma delegação à Turquia para discutir as objeções de Tayyip Erdogan à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, segundo o “Independent”.

“Vamos enviar um grupo de diplomatas para realizar discussões e dialogar com a Turquia, para que possamos ver como isto pode ser resolvido e do que realmente se trata”, explicou o Ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist.
 

 
Vladimir Putin terá perdido um terço das forças militares enviadas para a Ucrânia desde o dia 24 de fevereiro, de acordo com o Ministério da Defesa britânico, citado pelo “Independent”.

No mais recente boletim dos serviços de inteligência do Reino Unido, é referido que a ofensiva na região do Donbass “perdeu força” e que está “significativamente atrasada” em relação ao que havia sido planeado pelo Kremlin.
 

 
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, participa hoje em Bruxelas na reunião dos chefes da diplomacia da União Europeia (UE), para debater a invasão militar russa do país, quando os 27 tentam aprovar novas sanções.

A reunião, que se inicia pelas 11:00 (10:00 em Lisboa), tem como pontos de agenda uma análise dos “mais recentes acontecimentos da agressão russa contra a Ucrânia” e uma “troca de pontos de vista informal sobre esta matéria com o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, e a ministra canadiana dos Negócios Estrangeiros, Mélanie Joly”, esta última em Bruxelas para uma reunião ministerial UE-Canadá.
 

 
Os idosos residentes em lares começam hoje a receber a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19, que estava prevista para o início do outono, mas que foi antecipada devido ao aumento de infeções no país.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), também esta semana os idosos com 80 ou mais anos vão começar a tomar o segundo reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2 nos centros de vacinação ou de saúde, depois de serem convocados por mensagem SMS ou chamada telefónica.
 

 
O treinador português José Peseiro é o novo selecionador da Nigéria, cargo para o qual foi inicialmente apontado em dezembro de 2021, confirmou ontem o porta-voz da federação de futebol daquele país africano (NFF), Ademola Olajire.

“Espera-se que [José] Peseiro lidere as ‘Super Águias’ pela primeira vez durante a próxima digressão pelos Estados Unidos, na qual os três vezes campeões africanos enfrentarão equipas do México e Equador”, disse Olajire em comunicado.
 

 
A CP – Comboios de Portugal prevê “fortes perturbações na circulação de comboios a nível nacional” durante o dia de segunda-feira devido à greve convocada por diversas organizações sindicais.

A greve tem início às 00h00 de segunda-feira, 16 de maio, e termina às 23h59 do mesmo dia. “O impacto na circulação poderá ainda estender-se ao final do dia 15 de maio e às primeiras horas da manhã de dia 17 de maio de 2022”, alerta a companhia.
 

 
Luís Marques Mendes deixou fortes críticas a Joe Berardo no seu comentário semanal.

“Ele continua a gozar com o pagode, é o que anda a fazer há anos. Há três anos foi à Assembleia da Republica gozar com deputados e três anos depois vai gozar com os bancos. Deve uma pipa de massa à banca, mil milhões, e agora mete uma indemnização em tribunal a pedir 900 milhões”, disse hoje o comentador no seu espaço habitual aos domingos na “SIC”.

Recomendadas

Portugal goleia França por 8-2 e lidera Liga Europeia de futebol de praia

A seleção portuguesa de futebol de praia goleou hoje a congénere francesa, por 8-2, na segunda jornada do grupo A da Liga Europeia da especialidade.

Wimbledon: Nadal bate Sonego e apura-se para os oitavos de final

O tenista espanhol Rafael Nadal, número quatro mundial e recordista de ‘Grand Slams’, apurou-se hoje para os oitavos de final de Wimbledon, o terceiro ‘major’ da temporada, ao eliminar o italiano Lorenzo Sonego em três ‘sets’.

Félix da Costa foi segundo em Marraquexe na Fórmula E

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) foi hoje segundo classificado na 10.ª prova do Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, disputada em Marraquexe, Marrocos.
Comentários