JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 23 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Lusa

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O técnico português Jorge Jesus ainda está a negociar com os turcos do Fenerbahçe e as partes poderão chegar a acordo na próxima semana, sabe o JE de acordo com fonte próxima do processo.

Sabe o JE que o ex-treinador do SL Benfica, cujo ordenado ainda continua a ser pago pelo clube da Luz até que Jorge Jesus encontre assine pelo novo clube, ainda está a acertar alguns detalhes do contrato que o poderá vincular aos turcos do Fenerbahçe.
 

 
Um diplomata russo nas Nações Unidas apresentou a sua demissão do cargo em protesto contra a invasão da Ucrânia pelo seu país.

“Nunca tive tanta vergonha do meu país”, escreveu Boris Bondarev numa carta divulgada hoje pela UN Watch, uma plataforma que monitoriza as políticas das Nações Unidas.
 

 
O fundo de investimento norte-americano RedBird Capital Partners chegou a acordo com o Elliot Management e é agora o novo proprietário do mais recente campeão italiano, o AC Milan. O clube rossonero sagrou-se campeão italiano este fim-de-semana, conquistado o 19º campeonato, título que fugia ao AC Milan desde 2010/11. O avançado português Rafael Leão é o jogador mais valioso do clube com um valor de mercado de 50 milhões de euros, de acordo com o site “Transfermarkt”.

A informação, que resultou do facto da Investcorp ter retirado a sua oferta, foi avançada pelo “Il Sole 24 Ore”, pelo que a aquisição está avaliada em 1,3 mil milhões de euros. Sabe-se também que o Elliot Management, atual proprietário do clube milanês, vai manter uma participação minoritária.
 

 
A Siemens Energy anunciou no sábado que lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) num total de 4,05 mil milhões de euros (4,28 mil milhões de dólares) por parte da fabricante de turbinas eólicas Siemens Gamesa, de forma a retirar a empresa da bolsa espanhola, segundo a “Reuters”.

Em causa, está uma oferta de 18,05 euros por ação, correspondente a um prémio de 27,7% sobre o último preço de fecho das ações da Siemens Gamesa cotada em Espanha a 14,13 euros em 17 de maio.
 

 
A análise do executivo comunitário foi hoje publicada no quadro do «pacote da primavera» do semestre europeu de coordenação de políticas económicas e orçamentais, e resulta da “análise aprofundada” que Bruxelas decidiu, no outono passado, fazer a um conjunto alargado de 12 países, nos quais identificou desequilíbrios.

Dos 12 países alvo de análise aprofundada, a Comissão concluiu neste exercício da primavera que 10 continuam a apresentar desequilíbrios – retirou Croácia e Irlanda da lista, face aos progressos alcançados por estes dois Estados-membros -, mantendo Chipre, Grécia e Itália num grupo que provoca maior inquietação, por apresentarem “desequilíbrios excessivos”, enquanto Portugal continua, com outros seis países – Alemanha, França, Espanha, País Baixos, Roménia e Suécia – num lote de Estados-membros nos quais Bruxelas identifica simplesmente “desequilíbrios”.
 

 
O Novobanco anunciou em comunicado a celebração de um Contrato de Promessa de Compra e Venda de um portfólio de imobiliário, “na sequência do comunicado efetuado a 20 de maio de 2022 pela GNB Real Estate, uma subsidiária do Novobanco, relativo à celebração de um contrato de promessa de compra e venda, após processo de venda competitivo, para o desinvestimento de uma carteira de ativos imobiliários detido maioritariamente pelos fundos imobiliários NB Património e NB Logística”.

A março de 2022, o banco detinha, em média, uma participação de cerca de 75% destes ativos imobiliários.
 

 
O veredito daquele que é o primeiro julgamento por crimes de guerra do conflito em curso na Ucrânia será conhecido esta segunda-feira.

O sargento russo Vadim Shishimarin, de 21 anos, foi presente a tribunal na semana passada, onde enfrentou acusações de crimes de guerra e de homicídio premeditado de um homem de 62 anos na aldeia ucraniana de Chupakhivka, no dia 28 de fevereiro, quatro dias após a invasão da Ucrânia pelas forças russas.
 

 
O número de pessoas deslocadas de suas casas devido a conflitos em todo o mundo atingiu um recorde de 100 milhões, impulsionado pela guerra na Ucrânia, anunciou hoje o alto-comissário da ONU para os Refugiados.

Este número tem de “servir de alerta” para se desenvolverem mais ações que promovam a paz e abordem todas as causas de deslocamentos forçados, defendeu Filippo Grandi, em comunicado hoje divulgado.
 

 
O ranking Executive Education do Financial Times 2022 consolida a reputação de Portugal como destino de referência para aqueles que procuram ensino executivo de excelência. Às três escolas que há anos têm lugar cativo no ranking junta-se o ISEG, justamente no dia em que celebra 111 anos. Nesta edição, Portugal pontifica com quatro escolas, só sendo batido pela França e pelo Reino Unido.

O ranking agregado é construído através de duas componentes: um ranking para os programas de inscrição aberta (open rank) , e outro para programas customizados para empresas (custom rank ). O Financial Times avalia a performance das Escolas, tendo em conta metodologias de ensino, qualificação do corpo docente, contribuição para novas competências e aprendizagens, e o retorno do investimento dos participantes.
 

 
A discussão na especialidade da proposta de Orçamento de Estado (OE) para 2022 arranca esta segunda-feira e Luís Marques Mendes, no seu habitual comentário semanal na estação de televisão SIC, revelou algumas das alterações à proposta inicial que estão na calha, nomeadamente a duplicação da capacidade de endividamento das autarquias para obras cofinanciadas pela União Europeia.

A votação final global da proposta de OE para 2022 está agendada para 27 de maio, sexta-feira, tendo lugar, até lá, a discussão e votação na especialidade.
 

 
A Administração dos Estados Unidos da América (EUA) reconheceu que existem “riscos” de recessão, ao mesmo tempo que o país vive uma elevada inflação, e sublinhou que a economia está num período de “transição” após o impacto da pandemia de Covid-19.

Numa entrevista à cadeia de televisão CNN, o diretor do Conselho Económico Nacional da Casa Branca, Brian Deese, reconheceu, sobre a possibilidade de uma recessão, que “há sempre riscos”, dados os desafios globais e as medidas monetárias tomadas para fazer face à elevada taxa de inflação nos Estados Unidos, a mais alta desde o início dos anos 80 do século passado.

Recomendadas

Miguel Oliveira sai do oitavo posto para o GP de Assen

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) garantiu hoje o oitavo lugar na grelha de partida para o Grande Prémio de Assen (Países Baixos) de MotoGP, 11.ª prova da temporada.

Boxista Floyd ‘Money’ Mayweather esbanjou fortuna de mil milhões?

Jake Paul denunciou a situação dias depois de o irmão, Logan Paul, ter afirmado que Mayweather lhe deve dinheiro desde o último combate entre os dois.

Treinadora conta como salvou atleta na piscina: “foi o mergulho mais rápido da minha vida”

Andrea Fuentes lembrou a rapidez com que foi obrigada a atuar e criticou de forma veemente a atuação dos salva-vidas. Tudo aconteceu nos Mundiais de Natação.
Comentários