[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 13 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira, 13 de dezembro.
13 Dezembro 2021, 15h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

A advogada de João Rendeiro na África do Sul disse esta segunda-feira que a equipa de defesa do ex-banqueiro ainda não recebeu o processo de acusação – apenas a indicação da detenção no fim de semana – e adiantou que, apesar de ainda não ter sido definido o valor da fiança, em caso de recusa será remetida o Supremo Tribunal de Justiça.

“Ainda não determinámos o valor da fiança. Se a fiança for negada vamos recorrer ao Supremo e aí haverá uma decisão”, referiu June Maks, em entrevista à CNN Portugal. “Espero que a lei sul-africana seja aplicada. Vamos seguir a lei e os princípios sul-africanos”, garantiu, poucas horas depois de o ex-presidente do extinto Banco Privado Português (BPP) ter sido presente a juiz na manhã desta segunda-feira.

A diretora-geral da saúde, Graça Freitas disse, esta segunda-feira, que a vacinação das crianças, cujo agendamento arranca hoje, não vai tirar lugar aos adultos.

Em entrevista à RTP, a representante da Direção-Geral de Saúde (DGS) frisou a capacidade progressiva da vacinação e também que a vacinação das crianças não iria afetar a dos adultos. “A vacinação das crianças não vai tirar lugar aos adultos”, garantiu Graça Freitas.

Já são conhecidos os adversários dos dois clubes portugueses ainda em competição na Liga dos Campeões, após a repetição do sorteio. O Sporting viaja até Inglaterra na segunda mão dos oitavos de final contra o Manchester City, enquanto o Benfica desloca-se até Amesterdão para discutir o jogo decisivo com o AFC Ajax.

Por terem garantido a qualificação em segundo lugar nos respetivos grupos, os clubes portugueses vão disputar a primeira mão dos oitavos de final em casa. Ainda assim, tendo em conta uma das novidades da edição deste ano, os golos marcados fora não valem a dobrar, ao contrário do que aconteceu durante toda a história da competição.

A acusação sul-africana vai contestar o pedido da defesa de João Rendeiro, tentando impedir que o ex-banqueiro português seja libertado sob fiança, avança a SIC Notícias. Foi a representante do Ministério Público da África do Sul a adiantar a informação aos jornalistas que se encontram no local.

Natasha Ramkisson Kara, a representante do Ministério Público, adiantou que o processo ainda deverá demorar, pelo menos, uma semana até o juiz decidir o pedido.

A UEFA vai repetir o sorteio da Liga dos Campeões esta segunda-feira, 13 de dezembro, às 14 horas de Lisboa.

“Depois de um problema técnico com o software de um fornecedor externo de serviços que indica aos membros quais as equipas elegíveis para jogarem uma contra a outra, um erro material teve lugar no sorteio dos oitavos de final da UEFA”, anunciou a UEFA há poucos minutos.

A defesa sul-africana de João Rendeiro vai pedir que o ex-banqueiro português seja libertado esta semana sob fiança.

A advogada de Rendeiro também conseguiu com que a audição fosse adiada para o dia de amanhã, terça-feira. Esta informação foi confirmada pela porta-voz do tribunal de Verulam aos jornalistas.

Professores contratados até ao final do ano letivo pelo Ministério Público e que receberam o subsídio de Natal por inteiro vão ter que devolver uma parte do valor, revela o “Diário de Notícias”. A decisão da devolução de parte do subsídio foi comunicada aos docentes pelas secretarias da escolas, sendo que o pedido surgiu do Instituto de Gestão Financeira da Educação.

A situação da devolução prende-se porque os professores foram contratados em setembro, tendo direito a quatro meses de subsídio (quatro doze avos), em vez do valor por completo, dado que não trabalham desde janeiro.

Marcelo Rebelo de Sousa assumiu que a detenção de João Rendeiro significa que “não há ninguém acima da lei”. O Presidente da República abordou o tema com a imprensa no final do congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) que decorreu este fim de semana em Aveiro.

“Foi um momento importante para a justiça portuguesa, para a confiança dos portugueses na justiça, nas instituições que mandam e na democracia. Mostrou que não há ninguém acima da lei e quando há uma decisão do tribunal que deve ser executada cabe há máquina da justiça fazer tudo para executá-la. Pode haver dificuldades neste mundo global em que se circula, momentos de atraso e obstáculos, mas é função da justiça não desistir. E a justiça portuguesa não desistiu e a Polícia Judiciária não desistiu”, referiu.

A audição de João Rendeiro estava marca para esta segunda-feira mas a defesa do ex-banqueiro pediu que a mesma fosse adiada. Os juízes do tribunal de Verulam consentiram o pedido da advogada de Rendeiro e a audiência ficou marcada para terça-feira.

O português foi deslocado esta manhã para o tribunal de Verulam, onde ia ser presente a um juiz com o intuito de ser extraditado para Portugal. De relembrar que após a sua detenção, no sábado de manhã, Rendeiro passou o fim-de-semana nas instalações da polícia de Durban.

As plataformas digitais de transporte de pessoas em veículos descaracterizados aumentaram o preço devido à escassez de motoristas, revela o “Jornal de Notícias”. Devido à falta de motoristas, plataformas como a Uber, Bolt e Free Now viram-se forçados a aumentar a tabela de preços devido à crescente procura pelo serviço.

Apesar da existência de 30 mil motoristas certificados, mais de metade não se encontra atualmente e conduzir veículos para estas plataformas. “Antes da Covid havia um carro em cada esquina e sempre à porta do cliente. Por causa do confinamento e da falta da procura, houve muitas desistências de motoristas e falências de empresas parceiras. Isso gerou um défice do lado da oferta”, adiantou o porta-voz do sindicato dos TVDE ao “JN”.

O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a Covid-19 vai arrancar esta segunda-feira, 13 de dezembro. Este agendamento fica disponível uma semana depois da DGS dar luz verde à vacinação da faixa etária entre os cinco e os onze anos.

O Governo estima que sejam imunizadas cerca de 600 mil crianças, sendo que este fim-de-semana arranca a vacinação nas crianças entre os dez e onze anos.

O ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) já chegou ao tribunal em Durban. João Rendeiro vai ser ouvido esta segunda-feira por um juiz do tribunal Verulam Magistrates, avança a “CNN Portugal”.

Rendeiro chegou ao tribunal da cidade costeira às 8h30 da hora local (6h30 em Portugal). A audiência está marcada para as 11 horas (9 horas em Portugal).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.