JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 6 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Elon Musk ameaçou hoje abandonar a compra do Twitter por 44 mil milhões de dólares (41 mil milhões de euros).

O milionário quer ter mais dados sobre o lixo eletrónico (spam) e sobre contas falsas na redes social, segundo uma carta enviada à empresa e hoje divulgada pela “Reuters”.
 

 
Os rumores de que o papa Francisco vai renunciar têm crescido depois de, numa altura em que já aparece em público de cadeira de rodas, anunciar que vai visitar em agosto a cidade italiana de L’Aquila para celebrar missa na basílica que abriga o túmulo do papa Celestino V, um dos poucos pontífices que renunciou antes de Bento XVI, segundo a “National Public Radio”.

Embora sem fontes, os meios de comunicação italianos estão cheios de especulações de que Francisco, com 85 anos, pode estar a planear seguir os passos de Bento XVI, tendo em conta os seus crescentes problemas de mobilidade. Os rumores ganharam força na semana passada, quando o papa anunciou um consistório para criar 21 novos cardeais agendado para 27 de agosto. Dezasseis desses cardeais têm menos de 80 anos e são elegíveis para votar em um conclave para eleger o seu sucessor.
 

 
Portugal continua o país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias e o segundo no mundo neste indicador, segundo o ‘site’ estatístico Our World in Data.

A média diária de novos casos desceu de 2580 por milhão de habitantes na semana passada para 2.380 à data de hoje, seguindo-se a Alemanha, com 429, Grécia, com 345, França (343) e Finlândia (335).
 

 
A ideia de taxar os lucros extraordinários das empresas não agrada o ministro das Finanças, Fernando Medina, mas o ministro da Economia, António Costa Silva, não descarta essa hipótese. Assim, em declarações ao Jornal Económico, à margem da Hannover Messe, explica que para já não há nenhuma proposta nesse sentido em cima da mesa, mas garante que o Governo está a monitorizar “com muita atenção” a situação.

“É uma medida que foi recomendada pela OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] e pela Comissão Europeia, e está a ser aplicada em vários países europeus, como Itália e Inglaterra”, começou por sublinhar o responsável pela pasta da Economia, em declarações à margem da maior feira industrial e tecnológica do mundo, evento que decorreu na Alemanha entre 29 de maio e 3 de junho.
 

 
A digitalização da indústria como fator crítico de sucesso e o seu contributo para a sustentabilidade das operações são o tema da conferência “Indústria Digital e Sustentável”, que o Jornal Económico promove juntamente com a Schneider Electric Portugal.

Contará com as participações de Angel Garcia Bombín, Industrial Digital Transformation Director da Sonae Arauco; de Carlos Oliveira, da Direção de Engenharia da Generg; e de Victor Moure, country manager da Schneider Electric Portugal.
 

 
A Mercedes-Benz está a chamar às oficinas quase um milhão de veículos em todo o mundo devido a problemas com “corrosão avançada” no sistema de travagem.

Os modelos afetados são: as séries ML, GL (BR 164) e R-Class (BR 251) produzidas entre 2004 e 2015, segundo a “Reuters”.
 

 
A segunda autópsia ao corpo do ex-banqueiro afasta a possibilidade da intervenção de terceiros na morte, revela hoje o “Correio da Manhã”.

Depois de uma primeira perícia médico-legal na África do Sul, João Rendeiro foi sujeito a uma segunda à chegada a Portugal, a pedido da família. Mas esta indicia que não há crime, afastando a tese de que Rendeiro teria sido morto na prisão.
 

 
A Ibersol SGPS informou no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que recebeu uma oferta vinculativa para a aquisição dos seus restaurantes Burger King. Mas, “após uma análise preliminar da oferta vinculativa, o Conselho de Administração da Ibersol SGPS decidiu comunicar à Restaurant Brands Iberia (RBI) “a sua discordância com relação aos referidos ajustamentos, dando oportunidade à RBI de rever os termos e condições da Oferta Vinculativa até ao próximo dia 10 de junho”.

No comunicado é dito que “na sequência do comunicado de 10 de março de 2022, a Ibersol SGPS informa que recebeu a 3 de junho de 2022 uma oferta vinculativa da Restaurant Brands Iberia (RBI) para a aquisição dos restaurantes da insígnia Burger King em Portugal e Espanha, por via da compra das sociedades Iber King – Restauração e Lurca”.
 

 
A Binance e o Primavera Sound fizeram uma parceria para possibilitar o pagamento com criptomoedas em «vários stands e tendas», quer na edição do Porto, quer na de Barcelona.

«Pela primeira vez, os participantes no Primavera Sound poderão pagar com o serviço Binance Pay. Cerca de cinquenta terminais de pagamento em bares instalados no terreno do festival irão aceitar Binance Pay e os que nunca tenham utilizado este serviço antes irão receber de imediato um airdrop de 5 BUSD após realizarem o seu primeiro pagamento», diz a Binance em comunicado.
 

 
O Presidente da República alertou este domingo para a extrema complexidade e imprevisibilidade da situação internacional e considerou que a guerra na Ucrânia fez ultrapassar os limites da razão, gerou uma enorme emoção e obriga a “equilíbrios enormes”.

Marcelo Rebelo de Sousa falava no encerramento de um debate no âmbito da Festa do Livro em Belém, que foi moderado por Pedro Mexia e que contou a participação do ex-deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza e de Diana Soller, especialista em política internacional.

Recomendadas

Vitinha confirmado no PSG por 41,5 milhões de euros

Os dragões acrescentam que SAD terá encargos com serviços de intermediação de quatro milhões de euros.

Barcelona vende os direitos televisivos em troca de 207,5 milhões

O clube catalão fez saber que chegou a acordo com a Sith Street para uma cedência válida para os próximos 25 anos.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários