JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 29 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O salário médio real cresceu apenas 5,2% ao longo de 16 anos, revela estudo da Gulbenkian. O salário médio descontado da inflação, era de 879 euros em 2002 e subiu para 925 em 2017, último ano da análise em questão.

Em 2010, verificou-se o pico do salário médio, quando este se fixava nos 966 euros. Desde 2015 a “quase-estagnação”, contribuiu para a descida do nosso país no ranking do salário anual médio da OCDE, sendo que, em 2019, Portugal ocupava a terceira pior posição de entre os países da União Europeia que integravam esse ranking, apontam os académicos.
 

 
“Após um fim de semana repleto de negociações, posso anunciar que vamos convocar uma reunião extraordinária do Conselho da Energia. Iremo-nos reunir em Bruxelas no dia 09 de setembro”, anunciou o ministro da Indústria e Comércio da República Checa, Jozef Síkela, numa publicação na rede social Twitter.

Numa altura em que os preços da energia – especialmente do gás – batem máximos e em que a UE teme um corte no fornecimento energético russo devido à resposta europeia à guerra da Ucrânia, Jozef Síkela apontou ser necessário “reparar o mercado energético” comunitário.
 

 
A Alemanha e a Dinamarca têm um mega-projeto eólico offshore no valor de nove mil milhões de euros para reduzir a dependência energética da Rússia.

A Ilha Energética de Bornholm vai ficar localizada no Mar Báltico e vai ligar várias centrais eólicas marítimas e distribuir a energia produzida pelos dois países.
 

 
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, disse hoje que “está a caminho” a tão esperada missão de especialistas do órgão de vigilância da ONU à central nuclear de Zaporijia, na Ucrânia.

“Chegou o dia”, escreveu Rafael Grossi na rede social Twitter, acrescentando que a “missão de apoio e assistência da AIEA, com sede em Viena, está agora a caminho”.
 

 
Jorge Mendes voltou à carga e está a tentar colocar Cristiano Ronaldo no Chelsea, revela o jornal “Independent”.

O super-agente voltou a sondar Stamford Bridge sobre a possiblidade de contratar o jogador português, mas o treinador do Chelsea continua relutante no negócio.
 

 
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola aprovou a ata do resultado final das eleições numa reunião que decorreu esta madrugada e na qual se apurou que o MPLA arrecadou mais de metade dos votos reclamados.

Em declarações à Televisão Pública de Angola, o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, indicou que foi aprovada a ata do apuramento nacional e que o resultado definitivo será divulgado pelo presidente da comissão durante um ato solene ainda a agendar.
 

 
A 18.ª edição da Universidade de Verão do PSD arranca hoje e prolonga-se até domingo, em Castelo de Vide (Portalegre), numa iniciativa tradicional de ‘rentrée’ dos sociais-democratas que não se realizou em 2020 e 2021 devido à pandemia.

A antiga líder centrista Assunção Cristas, o antigo presidente social-democrata Marques Mendes, e o socialista Francisco Assis são alguns dos oradores da edição deste ano que, como habitualmente, será encerrada no domingo pelo presidente do PSD, Luís Montenegro.
 

 
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou ontem que “nenhum terrorista ficará sem resposta” pelos ataques a várias cidades do país e que as tropas russas sentirão “as consequências” das “ações futuras” das forças militares ucranianas.

No habitual discurso à nação, o presidente ucraniano disse que esteve reunido com representantes da Defesa e da Segurança Nacional ucranianas, tendo estado presentes ainda os chefes das Forças Armadas, dos Serviços Secretos, do Ministério do Interior e de “outras estruturas de áreas de Defesa” do Estado.
 

 
A Procuradoria para a Infância da Ucrânia denunciou hoje que, pelo menos, 379 crianças morreram e cerca de 733 ficaram feridas em ataques realizados pela Rússia desde o início da invasão da Ucrânia, no final de fevereiro.

A maioria das vítimas infantis, contando mortes e ferimentos, foi registada na região de Donetsk, com 388; Kharkov, com 202; a região da capital, Kiev, com 116; Chernigov (68); região de Lugansk (61); Kherson (55); Mikolaiv (67); Zaporijia (44); Sumy (17) e Zhytomyr (15).
 

 
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, saudou hoje o acordo entre Sérvia e Kosovo para encerrar a disputa pelo reconhecimento de documentos de identidade e disse que a sua organização “continua atenta” às tensões entre os dois países.

“Saúdo o acordo sobre a liberdade de circulação facilitado pela União Europeia entre o Kosovo e a Sérvia”, escreveu Stoltenberg na rede social Twitter, antes de encorajar o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e o primeiro-ministro kosovar, Albin Curti, a “resolver as questões pendentes através de mais diálogo político”.

Recomendadas

Portugal goleia em Praga e assume liderança do Grupo A2 da Liga das Nações

Portugal venceu este sábado a República Checa por 4-0, numa partida em Praga.

Emitido mandado de detenção para Vale e Azevedo

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa emitiu hoje um mandado de detenção para o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo, alegando que se recusa a comparecer perante o juiz.

Instituto do Desporto e Juventude tem 33 recomendações para a redução do consumo energético e hídrico

O organismo deu a conhecer formas de minimizar o consumo nas instalações desportivas. Desde a instalação de sensores de presença à instalação de bombas de calor, tudo conta para reduzir.
Comentários