JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 26 de setembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Yevgeny Prigozhin, aliado próximo do presidente russo Vladimir Putin, admitiu pela primeira vez ter fundado a empresa militar privada Wagner Group em 2014, depois de ter negado o vínculo no passado e de ter processado meios de comunicação por o implicarem, avança o “The Guardian”. Agora, alega que anteriormente “evitava” associar-se aos mercenários para os proteger.

O empresário disse que fundou a Wagner para apoiar separatistas com ligações à Rússia no leste da Ucrânia. “Eu mesmo limpei as armas antigas, separei os coletes à prova de balas e encontrei especialistas para me ajudar. A partir desse momento, no primeiro de maio de 2014, nasceu um grupo de patriotas, que mais tarde passou a ser chamado de Batalhão Wagner”, disse em comunicado publicado pela sua empresa de catering, Concord. “Estou orgulhoso por ter conseguido defender o direito deles de proteger os interesses do seu país”.
 

 
O primeiro-ministro anunciou hoje que vão entrar na Polícia Judiciária (PJ), até 2026, mais 1.100 elementos efetivos, reforçando as carreiras de inspeção e investigação criminal, de especialista de polícia científica e especial de segurança.

António Costa fez este anúncio na parte final do seu discurso na cerimónia de aceitação de 97 novos inspetores da PJ, em Lisboa, numa sessão em que também usaram da palavra o diretor nacional desta polícia, Luís Neves, e a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.
 

 
A libra esterlina caiu quase 5% para o nível mais baixo de todos os tempos na segunda-feira, à medida que os investidores estremeceram com o plano fiscal do novo governo que ameaçou esticar as finanças britânicas até aos seus limites.

Segundo a “Reuters”, a moeda caiu até 4,85% para 1,0327 dólares, estendendo uma queda de 3,61% desde sexta-feira, quando o ministro das Finanças Kwasi Kwarteng anunciou cortes históricos de impostos, e o maior aumento no endividamento desde 1972 para pagá-los.
 

 
O presidente do partido Forza Itália, Silvio Berlusconi, conseguiu um lugar no Senado nas eleições em Itália, voltando à Câmara da qual foi expulso em 2013, após ter sido condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal.

O ex-primeiro-ministro italiano de 85 anos, Sílvio Berlusconi conseguiu ficar em Monza depois de obter 50,32% dos votos seguido de Federica Perelli, de centro-esquerda, com 27,17%; Fabio Albanese, da Acción, com 10,21%; e Bruno Marton, do Movimento 5 Estrelas (M5S), com 7,66%.
 

 
A presidente do partido Irmãos de Itália (FdI), Giorgia Meloni, declarou hoje vitória nas eleições legislativas de domingo em Itália, reivindicando a liderança do próximo governo.

No primeiro discurso após a votação de domingo, Meloni garantiu que o partido irá governar “para todos” e “para que os italianos se possam orgulhar de ser italianos”.
 

 
O preço máximo do combustível volta a baixar, a partir desta segunda-feira, na Madeira, de acordo com despacho do executivo madeirense, publicado em jornal oficial. Pela quarta semana a gasolina está mais barata do que o gasóleo.

A gasolina passa dos 1,650 para os 1,642 euros por litro, ficando abaixo do preço registado no período homólogo e também no início do ano, e o gasóleo passa dos 1,714 para os 1,652 euros por litro.
 

 
Navios de guerra norte-americanos e sul-coreanos lançaram hoje, na costa leste da península coreana, o primeiro exercício militar conjunto em cinco anos, um dia depois de o Norte ter disparado um míssil balístico não identificado.

Os quatro dias de exercícios visam demonstrar a “poderosa determinação dos aliados de responder às provocações norte-coreanas” e melhorar a capacidade de realizar operações navais conjuntas, disse a marinha sul-coreana, em comunicado.
 

 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aguarda os resultados finais das eleições legislativas em Itália, que darão o “retrato final da situação”, realçando a importância deste país para a União Europeia.

Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre as eleições italianas em resposta aos jornalistas, durante um encontro com emigrantes e lusodescendentes em Gustine, condado de Merced, na Califórnia, quando passava das 02:00 de segunda-feira em Portugal continental, fim de tarde de domingo na Costa Oeste dos Estados Unidos, onde são menos oito horas.
 

 
A polícia francesa lançou gás lacrimogéneo num protesto em Paris contra a repressão do regime iraniano após a morte da jovem Mahsa Amini, quando os manifestantes se tentaram aproximar da embaixada do Irão, fortemente protegida.

Os agentes recorreram a gás lacrimogéneo quando vários participantes na manifestação ultrapassaram os limites que as forças da ordem tinham estabelecido.
 

 
O cheque-família de 125 euros para quem ganha até 2.700 euros brutos por mês vai começar a ser pago a 20 de outubro pelas Finanças, anunciou o comentador Luís Marques Mendes.

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Portugal é o terceiro favorito a ganhar o Mundial, prevê casa de apostas

Após o triunfo por 6-1 frente à Suíça, resultado que colocou Portugal no caminho de Marrocos nos quartos-de-final do Mundial, a Seleção comandada por Fernando Santos é agora a terceira favorita a ganhar a competição, empatada com a Argentina e a Inglaterra.

Respostas Rápidas: Que jogadores de Portugal mais podem valorizar neste Mundial?

Da baliza ao ataque, da Luz ao Dragão passando por Madrid, a prestação da Seleção portuguesa no Mundial pode dar muito a ganhar em 2023, sobretudo aos clubes que “emprestam” os seus melhores ativos para a prova de seleções de excelência a nível mundial. Saiba que jogadores poderão sair mais valorizados com a promessa das milhões para o fecho de contas do primeiro semestre da temporada.
Comentários