JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

António Costa, primeiro-ministro. Foto: Pedro Nunes/Reuters

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
António Costa transmitiu esta posição no primeiro dos seus dois dias de presença na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), que decorrerá em Sharm el-Sheikh, no Egito, até ao próximo dia 18.

O primeiro-ministro, cujo discurso de fundo perante a COP27 está agendado para terça-feira, ao fim da manhã, antecipou que vai não apenas reafirmar as metas ambientais assumidas pelo país em 2016, em Marraquexe, como também se prepara para “anunciar as novas metas”, as quais Portugal que resultaram da Lei do Clima aprovada na Assembleia da República.
 

 
No âmbito da discussão e apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2023 na Assembleia da República, Catarina Sarmento e Castro repetiu a meta já anunciada em maio, quando do anterior debate orçamental, e confirmou a dotação de 2,1 milhões e os passos dados ao longo de 2022 para o arranque do MENAC.

“Em junho, regulámos a sua instalação. Entre julho e setembro, o Presidente, indicado pelos Senhores Presidente do Tribunal de Contas e Procuradora-Geral da República, e o vice-presidente, foram nomeados. Entretanto, o Conselho Consultivo e a Comissão de Acompanhamento do MENAC foram já constituídos, e o secretário-geral designado. Estão também concluídas as obras de adaptação das instalações”, esclareceu.
 

 
O Goldman Sachs subiu o preço-alvo da Galp de 15 euros para 16 euros no espaço de 12 meses. Isto representa uma subida de 45% face aos 10,99 euros de fecho de sexta-feira. E um aumento de 6,6% face ao preço-alvo anterior.

Ao mesmo tempo, o banco de investimento norte-americano sobe a recomendação de ‘neutra’ para ‘comprar’.
 

 
O criador da plataforma eletrónica Football Leaks, Rui Pinto, recusou-se hoje a prestar mais declarações em tribunal, após quatro sessões em que falou ao coletivo de juízes.

Rui Pinto começou a prestar declarações perante o coletivo de juízes que o está julgar desde 04 de setembro de 2020, no âmbito de um processo no qual responde por um total de 90 crimes, em 10 de outubro.
 

 
O Novobanco obteve lucros de 428,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa um aumento de 178% face aos 154,1 milhões de euros registados no ano passado. Isto num período em que o rácio de crédito malparado alcançou a meta do banco de 5% e o rácio de capital fixou-se nos 12,7%.

“O crescimento da atividade nos primeiros nove meses de 2022, reflexo da estratégia de crescimento sustentado do negócio bancário em Portugal, com geração crescente de receita e capital, conduziu à criação de valor para todos os stakeholders“, afirma Mark Bourke, CEO do Novobanco, no comunicado divulgado esta segunda-feira.
 

 
A candidata à liderança da IL Carla Castro mostrou-se hoje “perfeitamente satisfeita” com o calendário eleitoral interno, prometendo uma Comissão Executiva com apenas 15 membros, o menor número possível, e “um modelo de gestão mais participativo”.

À saída do Conselho Nacional da IL, que ao longo de cerca de 13 horas discutiu e votou o regimento da VII Convenção Nacional do partido, que se vai realizar em Lisboa nos dias 21 e 22 de janeiro do próximo ano, Carla Castro disse que este foi um “dia de enorme felicitação” por ser a primeira vez em que os liberais vão ter “pelo menos duas candidaturas”.
 

 
A Apple anunciou esperar remessas “abaixo do previsto” do novo iPhone, devido ao confinamento imposto em torno da maior fábrica de iPhones do mundo, na cidade chinesa de Zhengzhou, após um surto de covid-19.

O grupo norte-americano explicou no domingo que a fábrica da Foxconn localizada na Zona Económica do Aeroporto de Zhengzhou, capital da província de Henan, no centro da China, está paralisada por causa das restrições impostas na quarta-feira.
 

 
O novo dono da rede social Twitter, Elon Musk, garantiu hoje que quer transformar a rede social na “fonte de informação mais fidedigna do mundo”, defendendo a decisão de cobrar dinheiro pela verificação dos perfis.

Em mensagens publicadas no Twitter, onde tem cerca de 25 mil seguidores, o milionário disse ser essa a “missão” da empresa, acrescentado que a veracidade das informações que circulam na rede social deve torná-la “de longe” a fonte mais confiável.
 

 
“Ainda ontem [sábado] o senhor Presidente da República alertava e, muito bem, para aquilo que pode vir a ser o desaproveitamento terrível das oportunidades de financiamento extraordinárias que temos à nossa disposição”, afirmou Luís Montenegro, a discursar na tomada de posse da Comissão Política Distrital de Viana do Castelo.

O líder do PSD, acusou o Governo do PS, que é “especialista em ‘powerpoint’s’”, de “nem sequer conseguir financiar-se a si próprio” com as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
 

 
Luís Marques Mendes disse este domingo que o Banco de Portugal, enquanto regulador “devia ter feito pedagogia a favor da taxa fixa do crédito à habitação” para não termos chegado ao ponto em que a maioria dos portugueses têm uma taxa variável e está agora à mercê dos mercados e dos bancos centrais.

“A crítica tem de ser feita ao Banco de Portugal, o regulador devia ter feito pedagogia, alertado mais”. Mas, para termos chegado a esta situação, ajudaram também os bancos, com exceção do BPI, ressalvou, que fez campanhas publicas neste sentido.

Recomendadas

António Costa e a maldição do sete. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes”

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.

Reabilitação do Centro Municipal de Desportos Náuticos de Coimbra já foi consignada

A primeira fase de reabilitação dos pavilhões do Centro Municipal de Desportos Náuticos de Coimbra, orçada em 338 mil euros, foi consignada hoje, revelou o município.

Mundial2022: Qatar retifica que morreram 40 trabalhadores nas obras dos estádios

Um porta-voz do Campeonato do Mundo de Futebol do Qatar retificou hoje o número anteriormente anunciado por um responsável de trabalhadores mortos na construção dos estádios para a competição, de “entre 400 e 500” para 40.
Comentários