JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 14 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Cristina Bernardo

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Segundo a fonte do Ministério da Economia e do Mar, o ministro António Costa Silva receberá os ativistas no ministério, num encontro marcado para as 17:00 de terça-feira.

Ao longo da última semana, jovens ativistas promoveram um protesto que passou pela ocupação de escolas secundárias e faculdades em Lisboa a apelar à preservação do planeta.
 

 
A Anacom aplicou coimas superiores a 15 milhões de euros a quatro operadoras – MEO, NOS, Vodafone e Nowo -, segundo um comunicado enviado às redações esta segunda-feira pelo regulador. Segundo a agência, os quatro operadores adotaram comportamentos suscetíveis de violar as regras legais aplicáveis à comunicação de alterações dos preços contratados em relação a um elevado número de assinantes.

Esta situação constitui “prática de contraordenações graves por não terem prestado informações” ao regulador, nota o comunicado.
 

 
O BNP Paribas anunciou em comunicado a assinatura de um acordo para a aquisição da Kantox, uma fintech líder para a automatização da gestão do risco cambial.

“A solução de software da Kantox conseguiu reintegrar com sucesso o fluxo de trabalho FX Corporativo, oferecendo uma solução “one-stop-shop“, baseada em API, plug-and-play, que surgiu como uma tecnologia única dentro do sector de pagamentos transfronteiriços B2B”, explica o banco francês que tem uma sucursal em Portugal.
 

 
Portugal está no grupo dos 15 países com melhor desempenho climático, subindo mesmo duas posições, segundo o Índice de Desempenho das Alterações Climáticas, publicado hoje e que analisa o progresso em 59 países com as emissões mais elevadas.

O Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (Climate Change Performance Índex, CCPI, na sigla original) traduz o desempenho das políticas climáticas de 59 países, numa lista com 63 posições, mas na qual as três primeiras não são ocupadas, como usualmente, por nenhum país estar completamente alinhado com o objetivo, saído do Acordo de Paris de 2015, de manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C (graus celsius).
 

 
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, foi hospitalizado hoje “com problemas de saúde” após a chegada a Bali onde deve participar na Cimeira do G20, disseram autoridades da Indonésia.

Três fontes oficiais indonésias disseram à Associated Press (AP) que o ministro dos Negócios Estrangeiros russo foi tratado de imediato no local onde se encontrava hospedado, em Bali.
 

 
Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) deverão aprovar hoje em Bruxelas o lançamento da missão de formação militar às Forças Armadas da Ucrânia e aprovar mais sanções ao Irão, pela repressão de manifestações pacíficas.

Estas decisões deverão ser adotadas pelos 27 num Conselho de Negócios Estrangeiros que englobará, na terça-feira, uma reunião ao nível de ministros da Defesa da UE, na qual será também discutida a missão de treino da UE ao exército ucraniano, cujo lançamento deverá ter hoje a ‘luz verde’ dos chefes de diplomacia.
 

 
Os técnicos de emergência pré-hospitalar, que estão desde a semana passada em greve ao trabalho extraordinário, reúnem-se hoje com o Governo tendo em vista a revisão do índice remuneratório.

Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro, disse que estes profissionais estão “cansados de não verem a sua profissão valorizada e o seu trabalho reconhecido”.
 

 
Os Presidentes dos Estados Unidos e da China, Joe Biden e Xi Jinping, respetivamente, vão reunir-se hoje na ilha indonésia de Bali, naquele que será o seu primeiro encontro presencial.

O encontro entre os dois líderes internacionais, que anteriormente só se tinham reunido por videoconferência, decorrerá antes da cimeira do grupo das economias mais desenvolvidas (G20), marcada para terça e quarta-feira (15 e 16 de novembro) na Indonésia, que está atualmente na presidência do bloco.
 

 
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse ontem que o exército russo fez “as mesmas atrocidades” em Kherson que em outras regiões do país durante a sua ocupação, e afirmou que já foram documentados “mais de 400 crimes de guerra russos”.

Zelensky disse, na habitual intervenção diária na televisão, que o exército russo “deixou para trás as mesmas atrocidades que em outras regiões onde conseguiu entrar” e que “os investigadores já documentaram mais de 400 crimes de guerra russos e estão a ser encontrados corpos de civis e soldados”.
 

 
Os ativistas climáticos convidaram este domingo o ministro da Economia a visitar na segunda-feira a ocupação no Camões e assistir à palestra que irão ministrar, depois de António Costa Silva se ter mostrado disponível para ouvir os movimento.

“Queremos convidar o ministro Costa Silva a vir à nossa ocupação no [Liceu] Camões [em Lisboa] amanhã [segunda-feira] e ouvir uma palestra sobre a crise climática dada por nós”, disse Clara Pestana, ativista do movimento ‘Fim ao fóssil: Ocupa!’ e uma das porta-vozes do movimento no liceu, em declarações à Lusa.
 

 
O adeus ao Twitter Blue, a versão premium da rede social dos tweets, foi sol de pouca dura. O famoso selo azul para contas verificadas que paguem uma subscrição mensal deverá regressar já na próxima semana, depois de a versão para assinantes ter sido cancelada na sexta-feira por erros com contas falsas.

A informação foi transmitida este fim de semana pelo dono do Twitter, Elon Musk, numa resposta a um utilizador que perguntava diretamente ao empresário norte-americano: “Quando é que o Twitter Blue volta?”. A resposta a Paul Jamil, um dos utilizadores certificados, foi a seguinte: “Provavelmente, no final da próxima semana”.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita pode obrigar clubes europeus a aumentar salários, prevê DBRS

A previsão da agência de notação de crédito coloca sob pressão imediata os clubes da MLS (liga de futebol norte-americana) mas não exclui a possibilidade de obrigar os emblemas europeus a aumentar salários, algo que contraria as regras da UEFA no sentido de limitar os gastos dos clubes. Imprensa espanhola dá como certa a transferência do português para a Saudi Pro League já a 1 de janeiro de 2023.

IPDJ assinala Dia Internacional do Voluntário com entrega de prémios de boas práticas (com áudio)

Criado pela ONU, o Dia do Voluntário assinala-se esta segunda-feira, 5 de dezembro, com um cerimónia de entrega de prémios aos projetos de voluntariado, associativismo jovem e igualdade de género, que se destacaram em 2022.
Comentários