JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 21 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O endividamento do sector não financeiro — administrações públicas, empresas e particulares — subiu para 798,7 mil milhões de euros em setembro, um aumento de 4,3 mil milhões de euros, de acordo com uma nota publicada esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

O mesmo boletim detalha que, desse total, 440,7 mil milhões de euros dizem respeito à dívida do sector privado e 358,0 mil milhões de euros ao sector público.
 

 
A Segurança Social foi alvo de um ciberataque. Até agora, “não se apurou qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas”, segundo e-mail enviado pelo Instituto de Informática aos funcionários da entidade, avança a “CNN Portugal”.

Não está identificado o dia do ciberataque, mas sabe-se que houve uma “intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática”, acrescentando que “está em curso a investigação forense deste incidente”. A comunicação apela à “compreensão” dos funcionários, pedindo que “cumpram todas as ações de proteção que sejam solicitadas”.
 

 
O Banco Montepio vai pagar, em dezembro, um apoio extraordinário aos seus colaboradores para responder à escalada da inflação e perda de poder de compra. Para quem recebe um salário bruto de até 1.500 euros, este apoio será de 600 euros, baixando para 400 euros nos casos em que o rendimento varia entre 1.500 e 2.500 euros.

“O Banco Montepio, considerando a subida acentuada da inflação e o consequente impacto na vida das famílias, aprovou um conjunto de medidas que incluem um apoio financeiro pontual e extraordinário, bem como a revisão de vários benefícios”, diz o banco num comunicado divulgado esta segunda-feira.
 

 
O “Jornal Económico” estreou este domingo uma série de cinco programas dedicados ao Catar 2022, o Mundial de futebol que terá início este domingo e que decorre pela primeira vez no Médio Oriente.

Neste episódio, conheça os valores de mercado das seleções que entram esta segunda-feira em campo para o segundo dia da maior prova de seleções: Inglaterra vs Irão; Senegal vs Países Baixos e Estados Unidos vs País de Gales. Destaque naturalmente para o atacante iraniano Medhi Taremi: o jogador do FC Porto domina a valorização da sua seleção.
 

 
A Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP) realiza hoje uma greve total ao trabalho para exigir um novo estatuto profissional, pagamento de suplementos e outras reivindicações, advertindo que o protesto deixa as cadeias “sem comando”.

O presidente da ASCCGP, Hermínio Barradas, garantiu à agência Lusa que a paralisação será total e, “pela primeira vez desde o 25 de abril de 1974, as prisões portuguesas vão ficar sem chefias e sem comando”, uma vez que não haverá serviços mínimos, ao contrário do que aconteceu no primeiro dia de greve, na passada sexta-feira.
 

 
O preço do combustível na Madeira desce a partir desta segunda-feira conforme definido por despacho do executivo madeirense publicado em jornal oficial. A gasolina desce quatro cêntimos por litro enquanto que o gasóleo deve cair oito cêntimos por litro.

A gasolina passa dos 1,767 para os 1,729 euros por litro, e o gasóleo passa dos 1,789 para os 1,708 euros por litro.
 

 
A Disney anunciou este domingo ter nomeado Bob Iger o novo diretor executivo da empresa, cargo que deixara para Bob Chapek, em 2020, depois de 15 anos nas funções.

Iger, de 71 anos, concordou em voltar a liderar a empresa norte-americana, durante dois anos, com o objetivo de estabelecer uma estratégia de “crescimento renovado”, sublinhou a Disney, em comunicado.
 

 
O chefe da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, considerou hoje que os ataques à central nuclear ucraniana em Zaporíjia foram “absolutamente deliberados, direcionados” e classificou a situação como “extremamente grave”.

“Uma boa dúzia de ataques” atingiu a central, segundo Grossi, que, sem atribuir responsabilidade às forças russas ou ucranianas, ficou indignado por haver quem considere uma central nuclear “um alvo militar legítimo”, afirmou numa entrevista ao canal de televisão francês BFMTV.
 

 
O Parlamento Europeu (PE) vai aprovar na quarta-feira, em Estrasburgo (França), uma resolução que reconhece a Rússia como um Estado patrocinador do terrorismo para que Moscovo venha a responder por crimes alegadamente cometidos na Ucrânia.

A resolução, que foi debatida na sessão plenária de outubro, tem aprovação garantida pelos dois maiores grupos do PE, o Partido Popular Europeu (PPE) e a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D).

Recomendadas

Portugal perde com Coreia do Sul e Paulo Bento está nos ‘oitavos’ do Mundial2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia do Sul, de Paulo Bento, que se qualificou para os ‘oitavos’, eliminando Uruguai e Gana.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

“A Arte da Guerra”. “O Qatar acabou por ser vítima da sua própria ambição”

Poderão os protestos relativos ao Qatar ser uma alavanca no sentido da mudança da estrutura da sociedade do país? O primeiro mundial jogado no Médio Oriente colocou todas contradições deste pequeno país debaixo do foco internacional. Veja a análise de Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários