JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 16 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Guillermo Soler Calero é o novo diretor-geral da Endesa Portugal, sucedendo assim a Nuno Ribeiro da Silva.

Com 51 anos, o gestor ocupava até agora o cargo de diretor comercial do negócio do segmento residencial (B2C). Na empresa há 24 anos, está em Portugal desde 2001 e foi o responsável pela gestão de vendas para os mercados residencial e negócios em Portugal. É licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Internacional da Catalunha em 1995
 

 
O Fórum de Davos é conhecido pelas discussões económicas e políticas que se desenrolam para discutir o futuro do mundo. Este ano o foco da reunião tem sido a possibilidade de uma recessão económica, depois de a guerra da Ucrânia ter levado ao aumento da inflação.

Este ano, o fórum vai contar com 52 líderes governamentais mundiais mas muitos presidentes e primeiros-ministros estão ausentes das conversas que definem o futuro. Entre os principais nomes que surgem, de acordo com o “Politico”, são Joe Biden, Xi Jinping e Vladimir Putin, presidentes dos Estados Unidos, China e Rússia, respetivamente.
 

 
Um dos dez criminosos mais procurados do mundo foi hoje detido. Matteo Messina Denaro assumiu a liderança da Máfia Siciliana em 2007, após a detenção de Bernardo Provenzano e Salvatore Lo Piccolo, em abril de 2006 e novembro de 2007, respetivamente, mas tornou-se um dos criminosos mais procurados em 1993.

O chefe de ‘Cosa Nostra’ foi detido numa clínica privada em Palermo, onde se encontrava hospitalizado a receber tratamento médico, de acordo com “La República”. Denaro, ou Andrea Bonafede, como assinava a entrada hospitalar, estava a meio de um tratamento de quimioterapia.
 

 
O ex-ministro da Economia Manuel Pinho vai apresentar queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos por não ter mais tempo do que os 50 dias concedidos para requerer a abertura de instrução relativamente à acusação extraída do caso EDP.

Numa declaração escrita enviada à Lusa, os mandatários de Manuel Pinho dizem que “os procuradores investigaram durante 11 anos, demoram um ano e um dia a fazer uma acusação com 750 páginas, mais de 80 apensos e dezenas de registos de testemunhas e depois não querem dar mais umas poucas semanas para a defesa ter tempo de se preparar com um mínimo de seriedade”.
 

 
O secretário de Estado das Comunidades e antigo líder do PS Madeira e da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo, está a ser investigado pelo Ministério Público enquanto antigo presidente da Câmara do Funchal, no período entre outubro de 2013 e junho de 2019, num inquérito que envolve suspeitas sobre a atividade de quatro autarquias madeirenses e do PS Madeira, avança o “Correio da Manhã”.

A mesma publicação diz que o processo envolve contratos públicos celebrados entre os municípios do Funchal, Machico, Porto Moniz e Ponta do Sol e várias empresas privadas, e está a ser investigada a eventual prática de crimes de corrupção, tráfico de influências, participação económica em negócio e abuso de poder.
 

 
O PSD vai pedir hoje para ouvir o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, em comissão parlamentar, sobre a sua atuação à frente da Defesa, por causa da operação “Tempestade Perfeita”.

No requerimento dirigido à Comissão de Defesa, a que a agência Lusa teve acesso, os sociais-democratas fazem uma lista de 30 perguntas às quais consideram que João Gomes Cravinho não deu resposta no debate de urgência sobre este assunto em plenário, marcado pelo Chega, realizado em 20 de dezembro.
 

 
O preço máximo do combustível fica mais barato a partir desta segunda-feira conforme definido por despacho do executivo madeirense, publicado em jornal oficial.

A gasolina passa dos 1,572 para os 1,564 euros por litro, enquanto que o gasóleo passa dos 1,482 para os 1,454 euros por litro. O gasóleo marcado e colorido passa dos 1,151 para os 1,119 euros por litro.
 

 
O movimento Acreditar do PSD, plataforma de discussão com a sociedade civil prevista na moção de Luís Montenegro, vai ter hoje a primeira iniciativa pública em Coimbra, associada a uma nova etapa do “Sentir Portugal” do líder do partido.

O coordenador do movimento Acreditar, o gestor e economista Pedro Reis, explicou à Lusa que haverá três tipos de iniciativas: num primeiro nível, será aproveitado o périplo que Luís Montenegro está a fazer pelo país (com o compromisso de passar por todos os distritos durante o seu mandato) e que este mês o levará ao distrito de Coimbra, entre hoje e sexta-feira.
 

 
Doze distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar, até quarta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima. Os distritos de Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja devido ao vento.
 

 
Começa esta segunda-feira, dia 16 de janeiro, uma greve nacional de professores, por distritos, convocada por oito organizações sindicais: ASPL, FENPROF, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU.

É uma nova etapa na luta dos professores em defesa de um vasto conjunto de reivindicações que incluem a revisão do regime dos concursos de colocação, a recuperação do tempo de serviço congelado, o fim das quotas na avaliação, as condições de trabalho, a mobilidade por doença e um regime específico de aposentação, entre outras.
 

 
O Grupo CTR, que atua na área da tecnologia de ambientação, foi adquirido pela australiana Hayco, anunciou este domingo a empresa em comunicado. Entre o portfólio atual, o grupo trabalha com as marcas SC Johnson (Glade), Procter & Gamble (Febreeze), Reckit (Air Wick) e ainda a Rituals, em toda a linha de cuidados da casa.

O grupo familiar sediado em Samora Correia soma mais de 50 patentes, registadas em todo o mundo, e veio confirmar a compra pela Hayco da maioria das quotas da sociedade, após falecimento de um dos fundadores.

Recomendadas

Chelsea e o cheque de 612 milhões: o “fair-play” da UEFA é uma treta? Veja o “Jogo Económico

Será o “fair-play” financeiro da UEFA para levar a sério? Só o Chelsea gastou mais dinheiro em janeiro do que todos os clubes na Bundesliga, La Liga, Serie A e Ligue 1 e esta época, os “blues” investiram 612 milhões de euros. Luís Cassiano Neves, sócio fundador da 14 Sports Law, é o convidado desta edição.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 3 de fevereiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

Ministro polaco admite aliança de 40 países para boicote dos Jogos Olímpicos de 2024

A posição do governante polaco surge depois do Comité Olímpico Internacional ter aberto a possibilidade de atletas russos e bielorussos poderem participar em competição, mas com bandeira neutra. O organismo defendeu que nenhum atleta pode ser prejudicado devido ao seu passaporte.
Comentários