JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 24 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira, 24 de janeiro.

Indico Capital Partners
Cristina Bernardo

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A capital de risco fundada por Stephan Morais, Cristina Fonseca e Ricardo Torgal – a Indico Capital Partners – vai apresentar hoje o Indico Blue Fund. É um fundo de 50 milhões de euros, com 36 milhões já realizados, 100% capital privado. É um fundo dedicado à economia dos oceanos.

“Com 50 milhões de euros, dos quais já foram angariados 36 milhões em apenas quatro meses de subscrição, será o primeiro fundo ativo em Portugal integralmente consagrado à economia do mar”, diz o comunicado.
 

 
O secretário geral do Partido Socialista (PS), António Costa, considerou ser possível “ir mais além dos 900 euros” no salário mínimo nacional, em entrevista à “Rádio Renascença”.

“Sim, é possível ir mais além. Tenho encontrado uma atitude positiva por parte dos empresários”, disse António Costa. O socialista apontou também que se puder “ir mais além, vamos mais além”. “É importante para reter as novas gerações em Portugal, não podemos desperdiçar a geração mais qualificada que temos. Isso significa melhores salários e melhor gestão da vida de trabalho. Digo isto não só como ministro, mas também como pai”, frisou.
 

 
Uma denúncia feita pelo Banco Santander Totta em agosto de 2016 à Polícia Judiciária (PJ) terá dado início às investigações dos negócios suspeitos do futebol relacionados com o FC Porto, por parte do Ministério Público (MP) avança o “Correio da Manhã” esta segunda-feira, 24 de janeiro.

Na base desta denúncia da entidade bancária estão 200 mil euros transferidos do Liechtenstein para a conta da Energy Soccer e posteriores saídas de dinheiro para a Serialsport e a Pesarp, empresas então detidas pelo filho de Pinto da Costa e Pedro Pinho, agente desportivo próximo do presidente dos ‘azuis e brancos’.
 

 
O secretário geral do PS, António Costa, admitiu que nunca fechou a porta ao Bloco de Esquerda e referiu ainda estar aberta a discussões com outros partidos, exceto o Chega, em entrevista à “Rádio Renascença”.

“Com certeza a seguir às eleições todos vamos ter de falar com todos. Nunca recusei conversas com o Bloco de Esquerda (BE), só tive pena que no Orçamento o BE tenha interrompido as conversas. Nunca tivemos nenhuma porta fechada ao Bloco. Só com o Chega é que não há grande conversa a manter”, disse António Costa.
 

 
A menos de uma semana das eleições legislativas, Portugal registou este domingo mais 34.280 doentes com Covid-19 a cumprir o período de isolamento profilático recomendado pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Feitas as contas, segundo o boletim epidemiológico divulgado, estão atualmente 489.789 doentes a cumprir esta quarentena cujo a norma foi atualizada no início do ano e que baixou de dez para sete dias.

O número deverá, no entanto, aumentar nos próximos dias uma vez que especialistas e as autoridades de saúde consideram que o pico das infeções por Covid-19 (que devia ter sido atingido na semana passada) ainda está por acontecer.
 

 
Vivem-se momentos decisivos naquela que deverá a grande transferência nacional no mercado de Inverno: esta segunda-feira há reunião decisiva que deverá fechar a chegada do extremo inglês a Alvalade nos próximos dias.
 

 
O diploma com as novas tabelas de retenção na fonte, a que a Lusa teve acesso, é hoje publicado em Diário da República, e produz efeitos a 01 de janeiro de 2022, devendo as entidades que processam o pagamento de pensões proceder à devolução do valor retido a mais em janeiro.

“A nova tabela aplica-se desde 01 de janeiro de 2022, pelo que qualquer processamento que seja feito com base noutra tabela será objeto de correção em processamentos futuros e devolução do que foi retido a mais”, referiu à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.
 

 
Embora não haja candidaturas formais ao cargo, os partidos tendem a negociar para tentar encontrar um candidato comum, o que aconteceu também desta vez, para encontrar o substituto do atual titular, Sergio Mattarella.

Existe já uma aliança para encontrar um candidato comum entre três formações – o Movimento 5 Estrelas (M5S), o Partido Democrata (PD) e o progressista Artigo Um – que, em qualquer caso, contará com mais forças políticas, como o partido de Matteo Renzi, Itália Viva.
 

 
Luís Marques Mendes afirmou este domingo, no seu habitual espaço de comentário na Sic Notícias”, que a aproximação do PS e do PSD nas sondagens, apontando o desgaste de seis anos de governação como principal razão.

Quanto à maioria absoluta pedida por António Costa, o comentador social-democrata fala em arrogância da parte do líder socialista.
 

 
A União Europeia admitiu hoje, véspera do Dia Internacional da Educação, que a pandemia aumentou as desigualdades na educação e teve um impacto “desproporcional” nos grupos “desfavorecidos”.

“A pandemia exacerbou as desigualdades na educação com um impacto desproporcional em grupos desfavorecidos em todo o mundo”, disse o Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, em comunicado.

Recomendadas

Venda do Chelsea deve estar concluída na segunda-feira

O Chelsea confirmou este sábado que chegou a um acordo definitivo para vender o clube inglês de futebol ao consórcio liderado pelo bilionário norte-americano Todd Boehly. A expectativa é que a transação fique concluída na segunda-feira.

Real Madrid e Liverpool. Quem leva a melhor no duelo dos números?

Duas das seis equipas mais valiosas do mundo vão defrontar-se amanhã, na final da Liga dos Campeões. Dentro de campo, não sabemos quem vence, mas fomos analisar os números fora dele.

Final da Liga dos Campeões: mais de metade dos apostadores acredita na vitória do Liverpool

A Solverde.pt divulgou as previsões que faz para a partida, enquanto a Betano deu a conhecer as tendências de apostas dos seus jogadores.
Comentários