JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 6 de fevereiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Cristina Bernardo

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O sector imobiliário tem vindo a mostrar-se resiliente nos últimos anos, tendo até conseguido ultrapassar uma pandemia, mas o aumento da inflação juntamente com a subida das taxas de juro irá ao que tudo indica levar a uma quebra e correção dos preços das casas, estando Portugal na linha da frente europeia.

De acordo com uma análise da Scope Ratings, Portugal, juntamente com a Dinamarca e Países Baixos como os três países que apresentam maiores desafios estruturais no que respeita ao mercado de habitação e que correm maiores riscos de verificar uma descida e correção nos preços dos imóveis.
 

 
O Tribunal de Contas (TdC) recebeu ao longo de 2021 mais de 300 denúncias, das quais uma parte muito significativa diz respeito ao poder local. Estes dados constam da “Análise global do tratamento das participações, exposições, queixas e denúncias”, que foi divulgada esta segunda-feira e que indica que a Segurança Social é também um dos principais motivos de reclamações.

De acordo com o relatório conhecido esta segunda-feira, foram tratados 339 processos de denúncias e outros processos relacionados em 2021. Entre estes, a Administração Local e o Sector Empresarial Local estão em destaque, com 43,3% dos processos. Em maior detalhe, os municípios foram objeto de 61% dessas denúncias, seguindo-se as freguesias, com 33,3%.
 

 
Dois sismos assolaram o sul da Turquia e o norte da Síria esta manhã e o presidente Recep Tayyip Erdogan revelou esta segunda-feira que mais de 45 países já disponibilizaram ajuda para as operações de salvamento que estão a decorrer.

“Começaram a ser estabelecidos contactos com o nosso país para ajuda internacional. Além da NATO e da União Europeia, recebemos ofertas de ajuda de 45 países”, escreveu o presidente turco no Twitter.
 

 
O Governo decidiu atualizar os montantes da ajuda prevista para a distribuição de frutas, produtos hortícolas e leite nos estabelecimentos de ensino, em resposta à escalada dos preços. De acordo com uma portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República, no caso das frutas e legumes, por exemplo, o apoio sobe para 11,10 euros por aluno. E também o número de semanas nas quais deve haver a distribuição destes alimentos é agora aumentado.

Com a inflação em máximos de várias décadas, o Governo considera “premente” atualizar as ajudas à distribuição de frutas, laticínios e produtos hortícolas nas escolas, regime que previa, até aqui, que os montantes a conceder baseavam-se no histórico dos custos de aquisição realizados nos anos anteriores.
 

 
As operações no terminal de refinaria de Ceyhan, na Turquia, foram interrompidas na sequência do violento sismo que abalou o país durante a noite. Inicialmente, os relatos apontavam para a continuação da atividade na refinaria, mas a agência estatal responsável pela mesma fez saber que interrompeu os trabalhos por questões de segurança.

Os pipelines de Kerkuk-Ceyhan e Baku-Tbilisi-Ceyhan não mostravam danos evidentes depois de um tremor de terra de 7,8 na escala de Richter causar mais de 500 vítimas durante a madrugada de segunda-feira. Ainda assim, parte da operação em Ceyhan foi suspensa por motivos de segurança, informou a Botas, agência estatal turca encarregue das infraestruturas.
 

 
O Tribunal de Contas (TdC) apenas concluiu uma auditoria aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e, na altura, já tinham sido pagos 1.467 milhões de euros e de já estar aprovada a distribuição de 11,6 mil milhões de euros, revela o “Público”.

Esta auditoria incidiu sobre o Programa de Digitalização para as Escolas em 2020, ampliado devido à chegada dos fundos europeus, e que constituiu a compra de mais de um milhão de computadores e o aumento da capacidade da rede de educação com ligação à Internet.
 

 
A política ultra-acomodatícia do Banco Central Europeu (BCE) permitiu ao Estado português poupar mais de 1,3 mil milhões de euros em juros da dívida pública desde que António Costa ocupou o cargo de primeiro-ministro, de acordo com cálculos do “Dinheiro Vivo” para o “Diário de Notícias”. Este valor, continua a publicação, daria para financiar quatro anos de reposição salarial dos professores.

Com desvios que variaram entre os -1,7 milhões de euros em 2018 (quando o montante orçamentado com juros foi ultrapassado) e os 327,3 milhões de euros em 2020, o Ministério das Finanças acabou por gastar menos 1,3 mil milhões, no total destes sete anos, do que havia previsto nos exercícios de Orçamento do Estado. Tal foi possível devido à política de juros próximos de zero da autoridade monetária europeia, política essa entretanto revertida.
 

 
O Governo está a preparar um novo apoio para as empresas que contratem para os quadros jovens com um salário de, pelo menos, 1.320 euros. A intenção é revelada esta segunda-feira pela ministra do Trabalho, que em entrevista ao “Jornal de Negócios” e à “Antena 1” indica que a medida deverá ser lançada em março.

“É uma medida de apoio à contratação por parte do IEFP [Instituto do Emprego e Formação Profissional] para todas as empresas que contratem jovens com contratos permanentes, desde que paguem no mínimo 1.320 euros, [o valor] correspondente basicamente ao nosso salário em termos médios. O grande objetivo é garantir no início da carreira de um jovem capacidade de valorização salarial. E naturalmente isto depois acoplado com os 50% de IRS Jovem no primeiro ano e que é faseado durante cinco anos”, explica Ana Mendes Godinho, que, para já, não revela o valor do apoio a atribuir aos empregadores.
 

 
O Doutor Finanças desenvolveu um sistema de gestão de processo único, que poderá ser acedido pelos intermediários de crédito franchisados. As ferramentas criadas pela empresa vão permitir recorrer a uma equipa com capacidade de apoio em várias áreas. O sistema permite maior agilidade no acompanhamento a clientes, de acordo com a informação divulgada em comunicado pela empresa.

Todos os profissionais que pertençam à rede Doutor Finanças terão acesso à plataforma em causa, podendo recorrer a “acompanhamento nas áreas comercial e jurídica, a materiais de comunicação e marketing para potenciar o negócio e a um plano de formação contínuo”.
 

 
Portugal tem projetada para 2030 uma capacidade produção de baterias para veículos elétricos na ordem de 45 GWh. Os cálculos deixam o país na décima primeira posição de um ranking que é liderado pela Alemanha, que conta com uma larga vantagem para a concorrência mais próxima.

De acordo com os dados Federação Europeia dos Transportes e do Ambiente, a Alemanha lidera o continente europeu, com a capacidade projetada para 2030 a ascender aos 493 GWh. Nestes números, destaca-se a fábrica da Tesla em Berlim, que representa uma capacidade total de 125 GWh.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Bayern estende parceria com a Allianz para os próximos dez anos

A parceria consagra o ‘naming’ do estádio de futebol, assim como uma inovadora ação de ‘coaching’ de atletas femininas para gestão de finanças pessoais, que terá início na próxima época desportiva. Em conjunto com o clube alemão, a seguradora vai continuar a promover o futebol entre os mais jovens.

PSG: 1,5 mil milhões em jogadores, zero ‘Champions League’. Veja o “Hat Trick” no “Jogo Económico”

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários