JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 13 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Pedro Franceschi e Henrique Dubugras

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Milhares de startups estão a sofrer com a falência do Silicon Valley Bank (SVB), com as mesmas a perder o dinheiro que tinham para o desenvolvimento dos seus projetos. Agora, o CEO da Brex está a trabalhar para angariar mais de mil milhões de dólares em fundos para financiar empréstimos a estas startups.

“Desde ontem, recebemos pedidos de 1,5 mil milhões de dólares de quase mil empresas”, apontou Henrique Dubugras, da fintech Brex, ao “Business Insider”. Dubugras e a Brex estão a tentar arrecadar o máximo de dinheiro possível para distribuir pelas empresas afetadas pelo colapso inesperado do SVB.
 

 
Perante o colapso do banco norte-americano Silicon Valley Bank (SVB), a Reserva Federal marcou uma reunião de emergência para esta segunda-feira, a realizar-se pela tarde, à hora de Lisboa, para tentar conter o pânico que se vai espalhando pelos mercados.

O encontro entre os reguladores norte-americanos está marcado para as 15h30, hora de Lisboa, e visa discutir o futuro e os próximos passos a dar na resolução do SVB. O banco, recorde-se, caiu em desgraça em pouco mais de 48 horas, passando de um dos nomes da finança norte-americana, sobretudo junto do ecossistema de startups tecnológicas, para uma instituição em ruínas.
 

 
A taxa Euribor desceu hoje a três, a seis e a 12 meses face a sexta-feira.

A taxa Euribor a 12 meses, que atualmente é a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, recuou hoje, ao ser fixada em 3,858%, menos 0,095 pontos e contra o máximo desde novembro de 2008, de 3,978%, verificado em 09 de março.
 

 
Os cerca de 150 mil imigrantes dos países lusófonos em Portugal com processos pendentes no SEF podem a partir de hoje obter uma autorização de residência de forma automática através do ‘portal CPLP’.

A nova plataforma para obtenção de autorização de residência em Portugal para os cidadãos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) no âmbito do acordo de mobilidade entre os Estados-membros da organização foi apresentada na sexta-feira pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
 

 
O HSBC, o maior banco da Europa, anunciou a compra da subsidiária britânica do banco norte-americano Silicon Valley Bank (SVB), na sequência do seu colapso, pela quantia simbólica de uma libra (1,13 euros).

Num comunicado enviado hoje à Bolsa de Hong Kong, onde está cotado, o HSBC estima o capital próprio da subsidiária, SBV UK, em cerca de 1,4 mil milhões de libras (1,58 mil milhões de euros).
 

 
O Estado português tem mais de quatro mil imóveis devolutos em seu nome, identificou o Governo de António Costa. De acordo com o “Correio da Manhã”, estes imóveis podem vir agora a ser utilizados para arrendamento acessível mas na lista não constam apenas prédios de habitação.

Na lista acedida pelo jornal diário, o Governo identificou o Convento da Estrela, o antigo Hospital Miguel Bombarda e o Palácio Baldaya como devolutos em Lisboa, ao qual acrescem terrenos, apartamentos e edifícios. No Porto, num dos exemplos, o “CM” nota o edifício da Defesa Nacional na Avenida de França.
 

 
O advogado Luís Marques Mendes considera que o comportamento de Alexandra Reis, ao desenvolver voluntariamente a indemnização de milhares de euros que recebeu após a saída da TAP, foi o correto. O comentador da SIC vai mais longe e caracteriza o processo de saída da ex-gestora da companhia aérea como uma “guerra de egos” sem justificação concreta.

Em relação ao Governo, Luís Marques Mendes diz que “o Governo fez o que tinha a fazer”, porque há um tópico que pouca gente está a valorizar: o facto de não ter havido uma Assembleia Geral da TAP, obrigatória, para destituir Alexandra Reis. “Parece uma formalidade, mas não é. A destituição de um gestor faz-se em Assembleia Geral”, alerta o ex-ministro.
 

 
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse este domingo que o Governo está a estudar “todas as medidas” para que o consumidor possa pagar o preço justo pelos alimentos.

“Quando propusemos a criação deste Observatório de preços, indo buscar o modelo espanhol que está a funcionar, é no sentido disso mesmo, de salvaguardar que não há nenhum elo da cadeia que saia prejudicado. Iremos estudar todas as medidas de maneira a poder mitigar quebras que existiam em todas as fases da cadeia alimentar e garantir que o consumidor paga um preço justo”, disse.

Recomendadas

PSG: 1,5 mil milhões em jogadores, zero ‘Champions League’. Veja o “Hat Trick” no “Jogo Económico”

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

“Não é verdade que tenha havido falta de investimento”, afirma Pinto da Costa

Presidente do FC Porto relembrou os 40 milhões de euros gastos em jogadores como Marko Grujic, Veron e David Carmo, assumindo que não contrata para vencer eleições. “Só quem possa estar de má fé pode pensar assim”, salientou o líder portista.
Comentários