[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 7 de fevereiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
7 Fevereiro 2022, 17h40

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/7zaJAwHlK0FCFwuDOwrK2I?si=yElNdpe0Rey-l6TbWAmlFg
 
A Meta ameaçou, uma vez mais, remover o Facebook e o Instagram da Europa se não conseguir continuar a transferir os dados de utilizadores de volta para os EUA, isto na sequência das negociações entre os reguladores da União Europeia (UE) para substituir um pacto de privacidade, entretanto descartado, avança a “Bloomberg”, esta segunda-feira.

Os reguladores da União Europeia estão há meses num impasse com os EUA nas negociações para substituir o pacto de transferência transatlântica de dados, no qual milhares de empresas confiavam, mas que foi derrubado pelo Tribunal de Justiça da UE em 2020, devido aos receios do organismo de que os dados dos cidadãos não estariam seguros uma vez enviados para território norte-americano.
 
https://open.spotify.com/episode/73qpgsZVjSOMv5W110cQfY?si=FlxQ1X6JRra2FyQXNIjnbQ
 
O Presidente da República promulgou o diploma que altera a lei postal que estabelece o regime jurídico aplicável à prestação de serviços postais no território nacional, bem como de serviços internacionais com origem ou destino no território nacional. Mas salientou que isso “não determina a renovação do contrato de concessão”.

A nova lei postal foi publicada esta segunda-feira em Diário da República e abre caminho à assinatura de um novo contrato de concessão do serviço postal universal (SPU) entre o Estado e os CTT .
 
https://open.spotify.com/episode/4hzFLSvDdbUsejbocKa3nX?si=bo0C0mceTr2NhCQqStKrFg
 
Numa altura em que a situação dos médicos de família mantém-se como um dos maiores desafios do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e as contas apontam para 780 médicos a menos para dar cobertura total à população residente, o jornal “Público“, noticia esta segunda-feira, que mais de mil médicos poderão pedir a reforma já este ano.

Na verdade, os anos 2022, 2023 e 2024 vão representar o pico das aposentações. Ao todo, 1.089 médicos de família estão em condições de sair dos centros de saúde em 2022, de acordo com a publicação.
 
https://open.spotify.com/episode/390ZOEAGvPPFyyBTJsLYxv?si=Nz7BW5wIQF6fduPPt-_Irw
 
Quatro cientistas portugueses vão receber bolsas do Conselho Europeu de Investigação, no valor total de 600 mil euros, por projetos ligados à eletrónica sustentável, ao cancro e à engenharia de tecidos, foi esta segunda-feira divulgado.

Elvira Fortunato, Cecília Roque (ambas da Universidade Nova de Lisboa), Manuela Gomes (Universidade do Minho) e João Barata (Universidade de Lisboa) foram os distinguidos com uma bolsa de prova de conceito no valor unitário de 150 mil euros, indicou numa nota o Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.
 
https://open.spotify.com/episode/6xVYrmcJ853xQVx9xK2Ao7?si=JFbd3kkBSSC3268ju4bmZg
 
Com o regresso da proposta de Orçamento do Estado ao Parlamento, o presidente do BPI apela ao governo para acabar ou reduzir a contribuição extraordinária.

Em entrevista à rádio “Antena1” e ao “Jornal de Negócios”, João Pedro Oliveira e Costa diz mesmo que é “um castigo desnecessário” e propõe uma redução de 10%, montante que até podia ser canalizado para obras sociais. “O que me choca é ser um imposto de setor. É um castigo”, disse João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI que acrescenta que “é uma questão de justiça em relação a outros [setores] com rentabilidades muito significativas e aumentam preços de que ninguém fala, têm comissões… o setor eléctrico é um bom exemplo”.
 
https://open.spotify.com/episode/2tGw53SmXSQOgvu7RWNjtw?si=pdrV-ebYRPKEJBT62eqC6w
 
O antigo presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, alertou que o PSD pode correr o risco de desaparecer, seguindo o mesmo caminho do CDS-PP, se continuar a discutir nomes para a liderança do partido, em vez de fazer uma reflexão sobre qual deve ser a sua estratégia.

Em entrevista à “SIC Notícias”, Alberto João Jardim considerou, que o PSD “continua a fazer tudo ao contrário” e “tudo errado”, sublinhando que se continua a discutir nomes, “os mesmos nomes que andam a fazer traquinices no PSD”, reforçando que esses mesmos nome “estão desgastados pelo facto das suas traquinices não darem confiança ao eleitorado”.
 
https://open.spotify.com/episode/3IcxN4SrdJUbgEOZqAcNMo?si=R9NJFMaoTIyNuRxpRJ4-0w
 
Após a decisão tomada em Conselho de Ministros na quinta-feira e publicada no domingo, termina a medida que estava em vigor desde 01 de dezembro do ano passado e que impunha a todos os passageiros que chegassem a Portugal por via aérea a apresentação de um teste negativo ou de um certificado de recuperação.

Agora, para entrar no país, “passa a ser exigida apenas a apresentação do Certificado Digital covid da União Europeia nas suas três modalidades ou de outro comprovativo de vacinação devidamente reconhecido”, segundo o gabinete da ministra da Presidência.
 
https://open.spotify.com/episode/2ySupuAzJndZMihdbXpIBh?si=i37IUyDITLqMoWmnaDLipg
 
Está no terreno o segundo ciclo de formação do Programa de requalificação UPskill – Digital Jobs & Skills, destinado a desempregados ou pessoas em situação de subemprego que pretendam requalificar-se para trabalhar no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Nesta fase, a iniciativa envolverá 32 novas ações, correspondendo a cerca de 500 vagas, um número superior às 359 lançadas na primeira fase. As ações de formação incluídas nos dois ciclos implicam a mobilização em 12 instituições de ensino superior em 13 cidades: Braga, Porto, Bragança, Leiria, Coimbra, Lisboa, Sintra, Setúbal, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Évora e Faro.
 
https://open.spotify.com/episode/33ZsPMZ9Kl4RSDGaLVeok1?si=CUjNKBRPTIqSwdU4eNPf0w
 
Uma potencial invasão total da Ucrânia por tropas russas causaria mais de 50.000 baixas e quase cinco milhões de refugiados, segundo uma avaliação do Pentágono e dos serviços secretos dos Estados Unidos da América, noticiada este domingo, 6 de fevereiro, pelo jornal “The Washington Post”.

Neste cenário, uma invasão russa tomaria a capital ucraniana, Kiev, em dois dias, e resultaria em 50 mil baixas, incluindo mortos e feridos. Resultaria, também, numa crise de cinco milhões de refugiados a procurarem abrigo sobretudo nos países vizinhos, a maioria dos quais na Polónia.
 
https://open.spotify.com/episode/0li7f9vWKQ47duM6LiKTyD?si=PP4MsGTTR2i039_7_zu5dQ
 
Portugal obteve nota positiva em todos os parâmetros de avaliação da gestão do Estado de Bandeira da indústria naval, informou, este domingo, 6 de fevereiro, a Direção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

A avaliação consta do relatório da Tabela de Desempenho do Estado de Bandeira da Indústria Naval – 2021/2022, divulgada pela International Chamber of Shipping (ICS).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.