[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 28 de fevereiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
28 Fevereiro 2022, 17h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/2QVJ0nLXJYbIbpHlKIZLpv?si=Do1P_k_5TOWtNEoNdMu_jA
 
Depois de inúmeros apelos, o governo ucraniano avançou com um pedido formal para aderir à União Europeia. O momento foi partilhado esta segunda-feira pelo parlamento do país na rede social Twitter.

“Este é um momento histórico”, lê-se na descrição um dia depois da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen ter admitido que cenário de adesão aos 27 também desejado.
 
https://open.spotify.com/episode/04ifP5V8kqog5kQtqitMxl?si=fwh0ytwoQEKzK4y_bxfTLw
 
“Larguem as armas, saiam daqui, não acreditem nos vossos comandantes, não acreditem nos vossos propagandistas. Salvem apenas as vossas vidas”, disse Zelensky numa mensagem em russo, citado pela agência francesa AFP.

Representantes ucranianos e russos realizam hoje negociações perto da fronteira da Ucrânia com a Bielorrússia, um país aliado de Moscovo.
 
https://open.spotify.com/episode/7mOxaqo7cbToq5DpgOK9WF?si=x7Sv2TrOQcyyNbPA6AQ8Bw
 
A Rússia decidiu esta segunda-feira proibir a circulação de 36 países no seu espaço aéreo como resposta às sanções anunciadas pela União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos na sequência da invasão que decorre na Ucrânia.

De acordo com a agência estatal Tass, Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Canadá fazem parte da lista de países que não poderão voar para a Rússia. Assim, os aviões com origem nestes países apenas têm permissão para entrar na Rússia com uma autorização especial, frisa a agência russa de transporte aéreo.
 
https://open.spotify.com/episode/2kX4QzAoZ62yRM4xAiWQYs?si=8nMjX1kjQDGuVM7tCuAuHA
 
A delegação ucraniana responsável por encetar as negociações de paz já está na cidade bielorrussa de Gomel, de acordo com o “The Guardian”, para uma reunião que Volodymyr Zelensky olha com baixas expetativas quanto a qualquer diálogo significativo para a resolução do conflito.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, e o deputado David Arakhamia, líder do partido Servos do Povo (partido do Presidente da Ucrânia), estarão a liderar o processo de negociações, sob mediação do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.
 
https://open.spotify.com/episode/6FyxwSeTRHyB3JnFOJT8Ak?si=ZIn7ABUrTKK8wW7_cFtWlQ
 
Um total de 400 mercenários russos a soldo do Kremlin estão em Kiev com o objetivo de matar o presidente ucraniano, e 23 outras figuras do Governo, revela hoje o jornal britânico “The Times”.

Os mercenários pertencem ao Wagner Group, uma milícia privada detida por um dos aliados de Putin, Yevgeny Prigozhin. Estes assassinos voaram de África há várias semanas com o objetivo de eliminar Volodymyr Zelensky.
 
https://open.spotify.com/episode/3TLR6xPkmy02jAzXvUF1zr?si=LU6NZ21uRAe8N0PbEVKV7Q
 
A presidente da Comissão Europeia defendeu a adesão da Ucrânia à União Europeia, num momento em que o país de leste procura alternativas para escapar à agressão do exército russo.

“Temos um processo com a Ucrânia que serve para integrar o mercado ucraniano no mercado único. Temos uma cooperação muito próxima na rede energética, por exemplo. Tantos tópicos em que estamos a trabalhar muito proximamente. Eles pertencem-nos. Eles são um de nós e nós queremo-los”, disse Ursula von der Leyen em entrevista à “Euronews”.
 
https://open.spotify.com/episode/25WvnP2RZKP3OhQr3BqWXN?si=izwSUC3PRZSZNhR3xm9A2w
 
Num momento em que o mundo critica a invasão russa da Ucrânia, o presidente brasileiro criticou o presidente ucraniano e rejeitou impor sanções à Rússia.

Jair Bolsonaro apontou que os ucranianos tinham “confiado a sua nação a um comediante”, referindo-se ao facto de Volodymyr Zelensky ter sido um ator e comediante, antes de se candidatar à presidência.
 
https://open.spotify.com/episode/1Iz8RGNpkI0S7RfkENWI0q?si=Z6SlORx0RtaxvsKeX6vUBQ
 
A Inglaterra juntou-se hoje a uma lista cada vez mais crescente de seleções que rejeitam jogar futebol contra a Rússia.

A decisão foi anunciada pela federação inglesa. O país junta-se assim à Polónia, República Checa e Suécia.
 
https://open.spotify.com/episode/0ZVPOiOU288E3d5kcLyEel?si=knSFLDluQ7S30PECKwUURA
 
“Não há neste momento nenhum cidadão russo com uma Autorização de Residência para Investimento atribuída que esteja na lista dos sancionados”, afirmou Santos Silva à Lusa, referindo que este foi o resultado do cruzamento de informações com o Ministério da Administração Interna.

O governante acrescentou que “há um cidadão que faz parte da lista dos sancionados e que estava num processo de candidatura a um visto ‘gold’ e esse processo foi suspenso”.
 
https://open.spotify.com/episode/4oYWDz2EESutvqwnwikbxB?si=29dlSkgpTiOyGe0a2SdfXQ
 
Um marinheiro ucraniano afundou parcialmente o iate do seu patrão russo em Calvia, na ilha de Maiorca, em Espanha, segundo o “Ultima Hora”.

O homem de 55 anos trabalhava há 10 anos no iate ‘Lady Anastasia’, avaliado em sete milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.