[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 7 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
  • Bloomberg
7 Março 2022, 17h12

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/0McQgGeHzFsDlldbVykNk0?si=z5Ym-0EGTuyVcxrF1cxqQA
 
Os Estados Unidos e os Aliados europeus poderão vir a banir as importações de gás da Rússia, segundo o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, uma possibilidade já abordada pela presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

Apesar de fortemente dependente da Rússia para o fornecimento de petróleo e gás natural, o que parecia inicialmente uma ideia remota para a Europa pode vir mesmo a concretizar-se, apurou a “Reuters” junto de uma fonte próxima das conversações, com os aliados europeus a admitirem banir produtos com origem russa.
 
https://open.spotify.com/episode/2GIvjJPNtkUTOgvRZ8NC6V?si=_hjC8jeOTbu0k7mPSGsLUA
 
Na sequência das sanções aplicadas pelo Ocidente como resposta à ofensiva militar russa na Ucrânia, o Kremlin elaborou uma lista de países — incluindo os 27 Estados-membros da União Europeia, Estados Unidos e até o Reino Unido — aos quais as empresas russas poderão pagar dívidas em rublos, moeda que desvalorizou 45% desde janeiro.

A lista de países foi preparada na sequência de um decreto presidencial de sexta-feira, revelou esta segunda-feira a agência noticiosa russa “Interfax”, e inclui os territórios estrangeiros que, segundo Moscovo, “cometem ações hostis contra a Federação Russa, empresas e cidadãos russos”.
 
https://open.spotify.com/episode/7s9dxuRW0v44B21DYnnNRd?si=pwv9wPVDQMOR-RfD2RwK-g
 
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, disse hoje que a Rússia é o “parceiro estratégico mais importante” de Pequim, numa altura em que o seu país recusa condenar a invasão da Ucrânia.

Wang disse que os laços entre Pequim e Moscovo constituem uma das relações bilaterais “mais cruciais do mundo”.
 
https://open.spotify.com/episode/2IdCOlVihJJBuHLllDc3yD?si=1-dauRu1RvS2vmTJbu9d2Q
 
As ações do Sporting Clube de Portugal caíram 2,98% para €0,815 na segunda-feira. Esta é a reação do mercado, depois de na passada sexta-feira, os ‘leões’ anunciarem, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a recompra dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) ao BCP com um valor nominal de 83,4 milhões de euros, que venciam em dezembro de 2026.

Com esta operação, o clube revelou que os VMOC’s poderão ser convertidos, permitindo ao Sporting Clube de Portugal ficar com 83,9% do capital da SAD.
 
https://open.spotify.com/episode/5GLmfzkjXI8aCgWMizMJNV?si=i69VgpKxRLCWWLySf1K0PA
 
Os combustíveis em Portugal registam a sua maior subida semanal de sempre a partir de hoje.

O gasóleo vai disparar 14 cêntimos nos postos de combustível em Portugal a partir de hoje, segundo revelou fonte do sector ao JE. Já a gasolina regista uma subida de oito cêntimos por litro.
 
https://open.spotify.com/episode/1PuaSK0mOjHKvtEygh3MkX?si=peKdL3fYSbunn0Tgo2zbAg
 
O ex-banqueiro Ricardo Salgado fica hoje a saber se vai ser condenado ou absolvido no julgamento do processo separado na Operação Marquês, com a leitura do acórdão agendada para as 16:00 no Juízo Central Criminal de Lisboa.

A decisão do coletivo presidido pelo juiz Francisco Henriques surge à décima sessão do julgamento, praticamente oito meses depois do seu início, em 06 de julho de 2021.
 
https://open.spotify.com/episode/1Q00VdqlBzqcwXat9bx6ec?si=evpZPY9tTKma0et42QSERA
 
Moscovo vai permitir hoje a abertura de corredores humanitários, a partir das 10:00 (07:00 em Lisboa), na capital ucraniana, Kiev, e nas cidades de Mariupol, Kharkiv e Sumi.

A informação foi prestada à Cruz Vermelha, à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa e à ONU, segundo agências de notícias russas.
 
https://open.spotify.com/episode/6ZiHyo6ouvPrXqXtkkPGzu?si=8e3ypK2jTXeLrRbsxicLXg
 
Moscovo está a recrutar especialistas sírios em combate urbano para lutar na Ucrânia, de acordo com autoridades norte-americanas consultadas pelo The Wall Street Journal.

Relatórios dos EUA indicam que a Rússia, que opera dentro da Síria desde 2015, recrutou nos últimos dias combatentes sírios na esperança de que a sua experiência em combates urbanos possa ajudar a tomar Kiev.
 
https://open.spotify.com/episode/2YG4vURyyAyeyxwxS2ZrY1?si=LCxuchitTumfCcF_82dnWw
 
O banco russo VTB, o segundo maior do país, está a preparar-se para encerrar as operações europeias depois de ter sido duramente atingido pelas sanções ocidentais que surgem na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo “Financial Times” (FT), que cita fontes próximas das discussões internas da entidade, o banco estará também a preparar a saída do sistema SWIFT, no próximo sábado.

O banco — que tem uma operação de banca de investimento em Londres, um banco de retalho na Alemanha com 160 mil clientes e detém cerca de 12% do português Finatia — deverá parar as operações na Europa depois de ter visto os ativos congelados.
 
https://open.spotify.com/episode/56SWVVAcYg8uGUWDW7aeVt?si=8iWqJN6fQFOYA1sR361hyg
 
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou hoje que o Governo convoca os parceiros sociais “para uma reunião da Concertação Social para acompanhamento da situação da crise na Ucrânia”.

A reunião, com caráter de urgência, está marcada para as 16h30 da próxima terça-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.