JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 6 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira, 6 de dezembro.

António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde | António Cotrim/Pool/Lusa

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

“Vão chegar cerca de 300 mil vacinas no dia 13 de dezembro e, depois, durante o mês de janeiro, chegarão mais 400 mil vacinas, o que, para esta população, será suficiente”, disse António Lacerda Sales em Constância (Santarém), tendo feito notar que “”é uma vacinação diferente porque é por unidose, de 10 microgramas, cerca de um terço da dose de um adulto”.

O total de 700 mil vacinas asseguram as necessidades nacionais “para vacinar todas as crianças dos 5 aos 11 anos”, num processo de inoculação que está em fase de preparação e que aguarda pelo aval da Comissão Técnica de Vacinação, notou o governante, à margem da cerimónia de abertura da extensão de saúde de Montalvo, no concelho de Constância.

“O que desejamos é que a vacinação ocorra rapidamente e em grande extensão. É isso que eu espero que aconteça e é isso que eu tenho sentido das direções das escolas, dos professores e de quem representa os pais e os encarregados de educação”, disse Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro da Educação falava à margem de uma visita à Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, em Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, e, questionado sobre a eventual recomendação da vacina contra a covid-19 para crianças entre os 5 e os 11 anos, assegurou que está tudo a postos.

“Estamos a pensar seriamente em abrir a instrução face a incongruências do inquérito”, disse hoje à agência Lusa Sandra Santos, advogada de Marco Pontes.

A defensora, que se escusou a precisar quais são as incongruências a que alude, limitou-se a acrescentar que existem “acontecimentos do inquérito que não foram devidamente vertidos para o despacho de acusação”.

O Presidente da República promulgou o aumento dos salário mínimo nacional e também o salário mínimo pago à Função Pública.

“O Presidente da República promulgou hoje dois decretos do Governo: o que aprova a atualização da retribuição mínima mensal garantida e o que atualiza as remunerações da Administração Pública”, lê-se na mensagem publicada esta segunda-feira no site da Presidência.

A lei do teletrabalho entra em vigor a 1 de janeiro. O diploma foi publicado esta segunda-feira em Diário da República e já tinha sido promulgado pelo Presidente da República.

Desta forma, as novas regras chegam a tempo da semana de teletrabalho obrigatória imposta pelo Governo de António Costa, como medida para prevenir um aumento de infeções após os ajuntamentos no Natal e Ano Novo.

As futuras pandemias podem vir a ser mais letais do que a atual crise da Covid-19, alertou uma das criadoras da vacina Oxford-AstraZeneca, segundo a “BBC”.

“Esta não será a última vez que um vírus ameaçará as nossas vidas e os meios de subsistência. A verdade é que a próxima [pandemia] poderá ser pior. Pode ser mais contagiosa, ou mais letal, ou ambas”, disse Dame Sarah Gilbert.

Os preços dos combustíveis vão descer a partir de hoje, uma quebra mais pequena para o gasóleo do que para a gasolina. Esta descida surge depois do preço do petróleo ter caído nas últimas semanas, situando-se agora abaixo dos 75 dólares.

O gasóleo deve cair cinco cêntimos por litro, ficando abaixo dos 1,50 euros por litro. Já a gasolina simples deve perder oito cêntimos por litro, situando-se nos 1,636 euros por cada litro abastecido.

Tony Carreira critica a atuação da justiça na investigação sobre a morte da sua filha. Numa publicação nas redes sociais no dia em que se assinalou um ano da morte de Sara Carreira, 5 de dezembro, num acidente rodoviário na autoestrada A1 no distrito de Santarém, o artista critica o facto de não ter acesso ao processo por estar em segredo de justiça, enquanto já tiveram lugar várias fugas de informação.

“Já sei que não é normal acidentes de viação estarem em segredo de justiça e até me foi dito que tal ajudaria a proteger a investigação. Verifico hoje que não, e é minha convicção de que tal só serviu para “esconder” uma investigação demorada e sobre a qual tenho pouquíssima informação ao fim de 1 ano”, escreveu o cantor.

O Governo vai voltar a impor um mecanismo-travão de forma a evitar a uma subida abrupta do preço dos medicamentos, segundo o “Jornal de Notícias”.

Agora, o mecanismo vai funcionar por intervalos de preços e os fármacos mais baratos, com custo máximo de 15 euros não vão estar sujeitos a qualquer descida. Por sua vez, os medicamentos com preço de venda ao público entre 15 e 30 euros não poderão ter um redução inferior a 5%.

A deputada Cristina Rodrigues não se vai recandidatar ao Parlamento. A deputada única não inscrita revelou hoje que não se vai recandidatar à Assembleia da República.

“Entrei na política por mero acaso, mas com um propósito, defender causas. Durante os dois anos que fui deputada, mas especialmente neste último, tentei sempre estar próxima das pessoas, ouvir as suas preocupações e usar o cargo que desempenhei para lhes poder dar voz. Julgo que esse foi um desafio conseguido, embora interrompido pela dissolução da Assembleia da República”, disse em comunicado divulgado esta segunda-feira, 6 de dezembro.

A Nova SBE é a escola de negócios portuguesa melhor posicionada no ranking de 2021 do Financial Times, no 27.º lugar. Dois lugares abaixo figura a Católica-Lisbon, que melhora a sua performance face ao ano passado. Na 66.ª posição, a Porto Business School, terceira melhor posicionada, regista, no entanto, a maior subida homóloga: 13 lugares. O ISCTE Business School, que, em 2019, foi 66.º e o ano passado esteve fora, regressa este ano ao ranking na 77.ª posição.

O comentador televisivo Luís Marques Mendes anunciou no seu espaço de comentário no “Jornal da Noite” da SIC que a Comissão Técnica deverá anunciar nas próximas horas um parecer positivo à vacinação contra a Covid-19 a crianças entre os 5 e os 11 anos.

“A Comissão Técnica de Vacinação esteve reunida esta tarde e nas próximas horas será conhecida a sua posição. A recomendação global é para que avance a vacinação das crianças destas idades com uma dose mais pequena, uma dose pediátrica”, realçou o comentador.

Recomendadas

Alemanha reitera apoio a gasoduto nos Pirinéus e diz que França não excluiu projeto

O chanceler alemão destacou que este projeto tem uma perspetiva de longo prazo e que, para além do transporte de gás no imediato, servirá para fornecer outras energias, como hidrogénio, no futuro.

“Nova atitude da TAP perante os gastos terá de abranger também os pilotos”, desafia SPAC

Sindicato dos Pilotos diz que “enquanto uns têm cortes brutais no seus vencimentos” e ainda há “processos de despedimento em curso”, renova-se o parque automóvel dos cargos de direção “com 79 viaturas”.

TAP diz que renovação da frota automóvel permite poupar anualmente 630 mil euros

A TAP diz que a opção de comprar 50 BMWs representa uma poupança superior a 20% do valor mensal da renda e tributação, relativamente a novos contratos de renting e está em linha com o plano de reestruturação.
Comentários