[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 14 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.
14 Março 2022, 17h15

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/14lU9OFzWMKv33Oo9QnlWf?si=iGG2c2SgQDa1SMSXFxpVlA
 
Os Estados Unidos advertiram a China pela ajuda à Rússia através de armamento militar, avança a “BBC”. O aviso surge depois de fontes governamentais norte-americanas denunciarem que a Rússia pediu auxílio militar à China, que cedo se mostrou um aliado.

A advertência norte-americana surgiu no dia do encontro entre o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, e o alto representante da diplomacia chinesa, Yang Jiechi, em Roma, um território neutro para ambas as partes.
 
https://open.spotify.com/episode/7c6iDvZs8MCqLzmxii1kNN?si=0JWcg25bTC6XjnrrjeEMjQ
 
As medidas de reforço à segurança e combate à covid-19 custaram ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) perto de 980 milhões de euros em dois anos de pandemia, parte dos quais financiados pela Comissão Europeia.

“De realçar que parte desta despesa foi financiada pela Comissão Europeia através da Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU) no montante de 247MEuro”, refere a ACSS na resposta enviada à Lusa.
 
https://open.spotify.com/episode/7AxhfBzXKQFyXYQWL9G3yX?si=wceNA7q3RGSUtb_PZp7xog
 
A Galp vai subir as tarifas aos clientes domésticos a partir de 15 de abril, com aumentos mensais de até três euros no gás natural, e entre um e dois euros na eletricidade, confirmou fonte oficial.

Na nota enviada aos clientes, a que a Lusa teve acesso, a Galp destaca que “os novos preços, que constam da tabela de preços abaixo, refletem o aumento do custo de aquisição de energia em linha com a evolução do preço no mercado internacional”, indicando os novos valores, mas sem referir a variação em causa.
 
https://open.spotify.com/episode/7G2IVkDokdBacTF3uuQvr4?si=UP-vjddvS3edEyciPhb2qQ
 
O Governo australiano anunciou hoje sanções contra Roman Abramovich, proprietário do clube de futebol inglês Chelsea, e outros 32 oligarcas e empresários russos considerados próximos do Kremlin, em retaliação contra a invasão da Ucrânia.

A Austrália sancionou, entre outros, o diretor executivo da multinacional estatal russa Gazprom, Alexey Miller, e o presidente da companhia aérea Rossiya, Dmitri Lebedev, assim como os familiares mais próximos, de acordo com um comunicado do Governo.
 
https://open.spotify.com/episode/4a3O4Sa0bdIj4Lpgde0xnz?si=bI9gHmOKTvWtxDXGCa2D5g
 
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky pediu ontem, mais uma vez, à NATO para estabelecer uma zona de exclusão aérea sobre o seu país, alertando que, caso não o faça, os seus Estados-membros poderão ser atingidos por projéteis russos.

“Se não encerrarem o nosso céu, é apenas uma questão de tempo até que mísseis russos caiam no vosso território, no território da NATO, nas casas dos cidadãos da NATO”, afirmou Zelensky numa mensagem de vídeo transmitida pouco depois da meia-noite local (22:00 em Lisboa) e citada pela agência France-Presse (AFP).
 
https://open.spotify.com/episode/2MCCkfJW1KMP1ocKXpC06t?si=P5aspkbITea0GCi9JUd4FA
 
O Conselho de Estado, órgão de consulta do Presidente da República, reúne-se hoje às 15:00 no Palácio da Cidadela, em Cascais, e tem como único ponto da ordem de trabalhos a “situação na Ucrânia”.

A reunião, convocada por Marcelo Rebelo de Sousa em 07 de março, irá decorrer no 19.º dia de guerra na Ucrânia.
 
https://open.spotify.com/episode/43KOpDk5wusH5LEgeYzIeq?si=67TIiuFjQ-a5jSUduaD92w
 
O Instagram, da gigante tecnológica norte-americana Meta, deixou hoje de estar acessível na Rússia, cujo governo acusou a rede social de espalhar apelos à violência contra os russos devido à invasão da Ucrânia.

De acordo com a agência de notícias France-Presse, não é possível atualizar a aplicação do Instagram para telemóveis, nem aceder à página da rede social na Internet.
 
https://open.spotify.com/episode/14NOptyrYpY8AC2qf6Wx2c?si=NZwt-EivS8CRry8c5Q4uvg
 
Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, Luís Cabaço Martins, presidente da Antrop – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Passageiros, alerta que as medidas implementadas pelo Governo para mitigar a escalada do preço dos combustíveis apenas compensa em cerca de 33% os sobrecustos que as empresas estão a suportar na atual conjuntura.

O presidente da Antrop prevê a asfixia financeira das empresas, o comprometimento da qualidade do serviço e o encerramento da atividade de alguns operadores se o Governo não avançar com medidas que sejam uma “solução imediata”, como a introdução do ‘Gasóleo Profissional’, a exemplo do que já sucede nos sectores agrícola e de transportes de mercadorias.
 
https://open.spotify.com/episode/5fouMfayeLil3875eexmwW?si=qLcb2UDORei8s4JjXQk5eg
 
A Rússia terá pedido auxílio militar da China na forma de equipamento para combater na Ucrânia, avançam vários meios de comunicação norte-americanos e britânicos, como o New York Times e o Financial Times, que citam fontes do Governo dos EUA.

A notícia surge na antecâmara do encontro entre o conselheiro de segurança nacional norte-americano Jake Sullivan com um alto representante da diplomacia chinesa, Yang Jiechi, esta segunda-feira em Roma, a capital italiana.
 
https://open.spotify.com/episode/4qIuGjnkmglERpTdPZmfD0?si=Gp0xaA8_QVOCr78jbG5wWw
 
As conversações entre as delegações ucraniana e russa retomarão esta segunda, segundo informou o porta-voz do Kremlin à agência de notícias russa RIA. Dmitry Peskov indicou a data marcada para mais uma ronda negocial em resposta ao seu homólogo ucraniano, que havia falado em discussões durante este domingo.

As notícias de mais conversas entre os representantes de Kiev e Moscovo surgem no dia em que ambas as partes deram as perspetivas mais animadoras desde 24 de fevereiro, quando as tropas russas invadiram a Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.