[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 13 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.
13 Maio 2022, 16h00

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/6inJw8nSGEsh2q7Vh01ep1?si=0HlZpnsEQaSm15YtNeSU2Q
 
A advogada de João Rendeiro revelou que o antigo banqueiro cometeu suicídio na prisão de Westville no leste da África do Sul.

“Não sei o que aconteceu. Ele matou-se”, disse June Marks à “RTP”. “Não consigo fazer mais comentários neste momento”.
 
https://open.spotify.com/episode/7DrmgzsBqnOeUj9QLIczHh?si=_tWpkKZ2QWWXrIoFjz1VwQ
 
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, testou positivo para a Covid-19, tendo faltado, por isso, à audição parlamentar sobre a proposta de Orçamento do Estado, que estava agendada para esta sexta-feira, dia 13 de maio.

“A senhora ministra testou positivo para a Covid-19 e, portanto, não pode, como gostaria estar aqui presente”, informou o secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, na sua intervenção inicial no Parlamento.
 
https://open.spotify.com/episode/05VrO9Br3oCublptotKHwk?si=gUfkIeivQN-J1fX3oEpZAg
 
O antigo presidente do BPP João Rendeiro foi hoje encontrado enforcado na cadeia onde estava detido, na África do Sul, disse à Lusa a advogada do ex-banqueiro.

June Marks acrescentou ainda que as autoridades estão a investigar as circunstâncias do que aconteceu.
 
https://open.spotify.com/episode/4LGXKjyA7ppwvUpkR7GMHC?si=DKa5NJcAQBOJhiLCL7LbYA
 
Em declarações à agência Lusa, a deputada do BE Mariana Mortágua antecipou uma das propostas de alteração que o partido apresenta no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cujo prazo de entrega no parlamento termina hoje.

“Portugal é um autêntico ‘offshore’ de criptomoedas, isso é um facto reconhecido internacionalmente. É um ‘offshore’ regulatório e é um ‘offshore’ fiscal, o que quer dizer que, se alguém investir em criptomoedas de um dia para o outro, ganha milhares de euros e transfere esse rendimento para euros ou compra uma casa, como já aconteceu no Norte do país há pouco tempo, e nunca é tributado por essas mais-valias”, justificou.
 
https://open.spotify.com/episode/6jxvEiqQFtQHy49z4i2nQd?si=mTIkasVySdabtgRyJ0CiYQ
 
O ministro da Economia, António Costa Silva, disse esta quinta-feira esperar finalizar o processo de venda da Efacec à portuguesa DST SGPS até ao final de junho, no âmbito de reprivatização da empresa.

A posição de António Costa Silva foi transmitida durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da discussão sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), quando questionado pelo deputado social-democrata Joaquim Miranda Sarmento sobre o tema.
 
https://open.spotify.com/episode/6fJf5C5HK4ykJZ97MXhhvT?si=AAHh5gl5S72u4PyiQ65FYQ
 
A Autoridade Tributária exige ao selecionador nacional o pagamento de 4,5 milhões de euros em IRS, revela hoje o “Expresso”. Estes valores são relativos aos exercícios de 2016 e 2017, anos em que Fernando Santos recebeu quase 10 milhões de euros através da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), tendo declarado e pago IRS sobre um salário anual de 70 mil euros, cinco mil euros por mês.

O selecionador recorreu para o tribunal arbitral e para o fisco, escreve o jornal, a forma como recebeu os rendimentos foi artificiosa e desenhada sobretudo para reduzir os impostos. Quando chegou à liderança da seleção em 2014, Fenando Santos não assinou um contrato individual de trabalho. Meses antes tinha criado uma empresa, a Femacosa, tendo-se constituído sócio-gerente, e a Federação contratou a prestação de serviços a esta empresa do selecionador e seus adjuntos. A Femacosa faturou à FPF 10 milhões em 2016 e 2017: 2,5 milhões foram transferidos para outras sociedades criadas pelos adjuntos, com o restante a caber a Fernando Santos.
 
https://open.spotify.com/episode/7445VtpTmfjDjDXYXglAbY?si=kkd5ApCXQTqBc9H6zLbc0Q
 
Os CTT publicaram o relatório intercalar das operações realizadas no quadro do programa de recompra de ações próprias. Foi no passado dia 18 de março de 2022, que os CTT – Correios de Portugal deram início à negociação no quadro do programa de recompra de ações próprias.

“No contexto do programa de recompra de ações próprias anunciado em 16 de março de 2022, à data de 12 de maio de 2022, a sociedade já tinha adquirido 1.130.858 ações. Em consequência, a 12 de maio de 2022, a sociedade detinha, como resultado das operações de aquisição (…) um total acumulado de 2.630.859 ações próprias, representativas de 1,75% do capital social, incluindo 1.500.001 ações próprias anteriormente adquiridas”, lê-se no comunicado.
 
https://open.spotify.com/episode/6wE9zArAwS2btX5lGs6ypq?si=q5FWCBVIQZyvUgN4Hq8BJg
 
Estão abertas as candidaturas à Linha Tesouraria, destinada a apoiar as empresas do sector da produção suinícola e aos produtores de leite de vaca, refere o Banco de Fomento em nota oficial. A linha surge “para fazer face aos encargos de tesouraria resultantes da queda de preços da carne de suíno e do leite, a par de elevados custos de produção decorrentes do impacto da crise económica provocada pela COVID-19, agravados pelo contexto de seca extrema em todo o território nacional, e potencialmente reforçados pela incerteza no mercado europeu”.

Gerida pelo Banco Português de Fomento, com uma dotação global de 8,5 milhões de euros, esta Linha destina-se a micro, pequenas e médias empresas localizadas em território nacional, que desenvolvam atividade principal enquadrada no setor da suinicultura e leite.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.