JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 20 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

Manuel de Almeida / Lusa

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou esta sexta-feira, 20 de maio, mais nove casos de infeção humana por vírus ‘Monkeypox’, ou varíola dos macacos, em Portugal, estando atualmente identificados 23 casos.

A confirmação foi dada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) que, para além dos nove casos, também identificou, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental — a menos agressiva.
 

 
Portugal está preparado para servir de plataforma para enviar gás para a Polónia para substituir o gás natural russo.

O objetivo é que o porto de Sines receba gás natural vindo de outros continentes para depois reencaminhar o gás para o norte e leste europeu também por via marítima.
 

 
O requerimento foi apresentado esta quinta-feira, na sequência da notícia avançada na véspera pela revista Visão sobre viagens regulares do antigo governante para o Brasil para fazer um doutoramento numa universidade em São Paulo, sem que o tenha comunicado ao tribunal.

José Sócrates tem a medida de coação de termo de identidade e residência (TIR), aplicada no âmbito do processo Operação Marquês, pelo qual ainda aguarda julgamento.
 

 
A Sonae Capital abriu a quarta unidade hoteleira na cidade do Porto com investimento de 20 milhões de euros. O The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel é um boutique hotel cinco estrelas que se posiciona no segmento de luxo e que “beneficia da centralidade e da proximidade a pontos de interesse na cidade como os bairros das artes ou a movida portuense”, diz a empresa.

Em comunicado a empresa revela que o The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel, está integrado no Grupo The Editory Collection e o hotel apresenta um projecto de arquitectura e design de interiores assinado pela Ding Dong, “que assume uma diferenciação de todas as unidades cinco estrelas que existem na cidade”, segundo a Sonae.
 

 
A Ordem dos Economistas em parceria com o Intitute of Public Policy realiza na Culturgest esta sexta-feira, 20 de maio, a conferência ‘O Orçamento do Estado para 2022’, da qual o Jornal Económico será media partner.

O evento arranca com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, a qual se seguirá uma intervenção do ministro das Finanças, Fernando Medina.
 

 
A SpaceX pagou 250 mil dólares (236 mil euros) a uma trabalhadora que foi alvo de assédio sexual por parte do fundador da empresa Elon Musk, revela o “Business Insider”. O acordo prevê o pagamento de 250 mil dólares em troca do silêncio da vítima e a promessa de não avançar com o caso para tribunal.

O jornal digital teve acesso a documentos e entrevistou pessoas com conhecimento do caso.
 

 
A justiça sul-africana deve hoje dar por encerrado o processo de extradição do ex-banqueiro João Rendeiro, encontrado morto na sua cela a 13 de maio, com uma sessão em tribunal na qual deve ser entregue o certificado de óbito.

A 14 de maio o Ministério Público sul-africano confirmou que iria manter aquela que seria a sessão preparatória de julgamento de João Rendeiro, agendada há meses para hoje, com o objetivo de apresentar o certificado de óbito do ex-banqueiro, necessário para encerrar as diligências do processo de extradição.
 

 
Pela primeira vez na história, vão haver mulheres árbitras na fase final do Campeonato do Mundo de futebol masculino, de acordo com a lista divulgada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), avança a “France 24”.

A francesa Stephanie Frappart, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshimi Yamashita, estão entre os 36 árbitros da partida que vai acontecer no final deste ano pelo Catar.
 

 
Depois de um longo processo de tentativa de venda da participação que a Altice detém na Previsão, sociedade gestora dos fundos de pensões dos trabalhadores dos TLP, TDP e Marconi, eis que, num volte-face, a dona da MEO comprou ao acionista minoritário Patris, dona da Real Vida, os seus 15%.

A Altice reforçou assim a sua participação na Previsão de 82,5% para 97,5%. O remanescente das ações pertence à Allianz.

Recomendadas

Miguel Oliveira sai do oitavo posto para o GP de Assen

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) garantiu hoje o oitavo lugar na grelha de partida para o Grande Prémio de Assen (Países Baixos) de MotoGP, 11.ª prova da temporada.

Boxista Floyd ‘Money’ Mayweather esbanjou fortuna de mil milhões?

Jake Paul denunciou a situação dias depois de o irmão, Logan Paul, ter afirmado que Mayweather lhe deve dinheiro desde o último combate entre os dois.

Treinadora conta como salvou atleta na piscina: “foi o mergulho mais rápido da minha vida”

Andrea Fuentes lembrou a rapidez com que foi obrigada a atuar e criticou de forma veemente a atuação dos salva-vidas. Tudo aconteceu nos Mundiais de Natação.
Comentários