[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 20 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.
20 Maio 2022, 16h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/6Kt1ShsjGFQHSDKhEX7TkX?si=TnK5S9TcTDmjagO_-3LYWQ
 
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou esta sexta-feira, 20 de maio, mais nove casos de infeção humana por vírus ‘Monkeypox’, ou varíola dos macacos, em Portugal, estando atualmente identificados 23 casos.

A confirmação foi dada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) que, para além dos nove casos, também identificou, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental — a menos agressiva.
 
https://open.spotify.com/episode/6QS63DyajqmBCdOnSbkAAU?si=wiO7vwzyROazJrz14EUvMw
 
Portugal está preparado para servir de plataforma para enviar gás para a Polónia para substituir o gás natural russo.

O objetivo é que o porto de Sines receba gás natural vindo de outros continentes para depois reencaminhar o gás para o norte e leste europeu também por via marítima.
 
https://open.spotify.com/episode/3cwbnm1Dz4GB4tSfi08l5v?si=ztndcx9SSZiIID9reMXLcQ
 
O requerimento foi apresentado esta quinta-feira, na sequência da notícia avançada na véspera pela revista Visão sobre viagens regulares do antigo governante para o Brasil para fazer um doutoramento numa universidade em São Paulo, sem que o tenha comunicado ao tribunal.

José Sócrates tem a medida de coação de termo de identidade e residência (TIR), aplicada no âmbito do processo Operação Marquês, pelo qual ainda aguarda julgamento.
 
https://open.spotify.com/episode/4jVXGQsM0d1r5C6TX6WV3y?si=pdI7AuaOTietTbvNEBNDCA
 
A Sonae Capital abriu a quarta unidade hoteleira na cidade do Porto com investimento de 20 milhões de euros. O The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel é um boutique hotel cinco estrelas que se posiciona no segmento de luxo e que “beneficia da centralidade e da proximidade a pontos de interesse na cidade como os bairros das artes ou a movida portuense”, diz a empresa.

Em comunicado a empresa revela que o The Editory Boulevard Aliados Porto Hotel, está integrado no Grupo The Editory Collection e o hotel apresenta um projecto de arquitectura e design de interiores assinado pela Ding Dong, “que assume uma diferenciação de todas as unidades cinco estrelas que existem na cidade”, segundo a Sonae.
 
https://open.spotify.com/episode/5HZvIugNvtHhgpfuQBbU49?si=fSODc5D_SJWykr2XhcENtw
 
A Ordem dos Economistas em parceria com o Intitute of Public Policy realiza na Culturgest esta sexta-feira, 20 de maio, a conferência ‘O Orçamento do Estado para 2022’, da qual o Jornal Económico será media partner.

O evento arranca com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, a qual se seguirá uma intervenção do ministro das Finanças, Fernando Medina.
 
https://open.spotify.com/episode/6nDQOeqnsXth3j5IglZFj5?si=IH6YdN5sTTS7cnbjhuT3jA
 
A SpaceX pagou 250 mil dólares (236 mil euros) a uma trabalhadora que foi alvo de assédio sexual por parte do fundador da empresa Elon Musk, revela o “Business Insider”. O acordo prevê o pagamento de 250 mil dólares em troca do silêncio da vítima e a promessa de não avançar com o caso para tribunal.

O jornal digital teve acesso a documentos e entrevistou pessoas com conhecimento do caso.
 
https://open.spotify.com/episode/6cZi3zcF1y1gUa4OU4LbGz?si=ZSvDLbqISHOjm65IXDhIkA
 
A justiça sul-africana deve hoje dar por encerrado o processo de extradição do ex-banqueiro João Rendeiro, encontrado morto na sua cela a 13 de maio, com uma sessão em tribunal na qual deve ser entregue o certificado de óbito.

A 14 de maio o Ministério Público sul-africano confirmou que iria manter aquela que seria a sessão preparatória de julgamento de João Rendeiro, agendada há meses para hoje, com o objetivo de apresentar o certificado de óbito do ex-banqueiro, necessário para encerrar as diligências do processo de extradição.
 
https://open.spotify.com/episode/2lrZIRqwfJh7LSfpb7S0E6?si=vxs_nYrMQZyop9Oos0F4qA
 
Pela primeira vez na história, vão haver mulheres árbitras na fase final do Campeonato do Mundo de futebol masculino, de acordo com a lista divulgada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), avança a “France 24”.

A francesa Stephanie Frappart, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshimi Yamashita, estão entre os 36 árbitros da partida que vai acontecer no final deste ano pelo Catar.
 
https://open.spotify.com/episode/2rVEC9toQsiGFVtrixnkLm?si=mAmAe937SdewEUSohnY-Yw
 
Depois de um longo processo de tentativa de venda da participação que a Altice detém na Previsão, sociedade gestora dos fundos de pensões dos trabalhadores dos TLP, TDP e Marconi, eis que, num volte-face, a dona da MEO comprou ao acionista minoritário Patris, dona da Real Vida, os seus 15%.

A Altice reforçou assim a sua participação na Previsão de 82,5% para 97,5%. O remanescente das ações pertence à Allianz.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.