JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 27 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Science Photo Library

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Direção Geral de Saúde (DGS) avançou que o número de casos de infetados por Monkeypox subiu para 74. Assim sendo, Portugal somou mais 16 caso da varíola dos macacos nas últimas 24 horas.

Segundo a DGS “a maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve”. Todos as infeções
confirmadas são em homens entre os 23 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.
 

 
Moscovo anunciou hoje que prevê exportar 50 milhões de toneladas de cereais no próximo ano agrícola, um forte aumento face ao ano em curso, numa altura em que se receia uma crise alimentar devido à guerra na Ucrânia.

As exportações russas de cereais estão atualmente a ser travadas por sanções na cadeia de abastecimento e no setor financeiro, enquanto as da Ucrânia, potência agrícola, estão a ser atingidas negativamente pela invasão militar russa.
 

 
O apoio de 60 euros às famílias mais vulneráveis, criado para atenuar o impacto do aumento dos preços dos bens alimentares, é pago hoje a cerca de 280 mil famílias, segundo fonte oficial do Ministério do Trabalho.

Em abril, o apoio chegou a 762.320 famílias que, em março, eram beneficiárias da tarifa social de eletricidade, mas o Governo decidiu depois alargar a medida aos beneficiários de prestações sociais mínimas que não estão abrangidos pela tarifa social.
 

 
O Novobanco anunciou a no site da CMVM a celebração de um “Contrato de Promessa de Compra e Venda de um Portefólio de Imobiliário”.

O comunicado é na prática um aditamento a outro feito no passado dia 23 de maio de 2022 relativo à celebração de um contrato de promessa de compra e venda pela GNB Real Estate, uma subsidiária do Novobanco.
 

 
O primeiro-ministro português e o chefe do Governo espanhol tiveram ontem um encontro de trabalho para preparar a próxima cimeira europeia com destaque para o apoio à Ucrânia e para as questões energéticas, incluindo as interconexões energéticas.

António Costa realçou através da rede social Twitter a importância das interconexões energéticas, onde Portugal e Espanha podem apoiar os restantes países europeus no fornecimento das necessidades de gás natural da Europa.
 

 
A CGTP inicia hoje um período de lutas pelo desagravamento das condições de vida com uma manifestação junto à Assembleia da República, enquanto decorre a aprovação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) no plenário parlamentar.

A Ação de Luta Nacional, que decorrerá sob o lema “Pelo aumento dos salários e pensões – Contra o aumento do custo de vida e ataque aos direitos”, começa a meio da manhã com duas pré-concentrações, uma no Rossio, com os trabalhadores dos distritos de Lisboa e Porto, e outra junto ao Jardim da Estrela, com os trabalhadores de Setúbal e dos restantes distritos do país.
 

 
O metro e a CP escolheram esta sexta-feira para se manifestarem, numa greve que vai prejudicar o normal decurso das viagens. No caso da CP não vão estar assegurados serviços mínimos.

No caso do metro vai estar em greve “entre as 05:00 e as 09:00 horas, pelo que se prevê que o serviço de transporte seja afetado no período determinado por estas greves”. Assim sendo, esta sexta-feira, o serviço de transporte só terá início a partir das 9h30.
 

 
Os principais sindicatos representativos dos trabalhadores da TAP decidiram esta quinta-feira pedir uma reunião presencial com a administração da empresa, para decorrer até 3 de junho, e marcar nova reunião para dia 6 para “deliberar novas medidas”.

Num comunicado conjunto, os nove sindicatos, que se reuniram hoje em Lisboa, além de anunciarem o pedido de reunião com a administração, tecem várias críticas às políticas que estão a ser seguidas pela empresa.

Recomendadas

Miguel Oliveira sai do oitavo posto para o GP de Assen

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) garantiu hoje o oitavo lugar na grelha de partida para o Grande Prémio de Assen (Países Baixos) de MotoGP, 11.ª prova da temporada.

Boxista Floyd ‘Money’ Mayweather esbanjou fortuna de mil milhões?

Jake Paul denunciou a situação dias depois de o irmão, Logan Paul, ter afirmado que Mayweather lhe deve dinheiro desde o último combate entre os dois.

Treinadora conta como salvou atleta na piscina: “foi o mergulho mais rápido da minha vida”

Andrea Fuentes lembrou a rapidez com que foi obrigada a atuar e criticou de forma veemente a atuação dos salva-vidas. Tudo aconteceu nos Mundiais de Natação.
Comentários