[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.
8 Julho 2022, 16h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/0G35xHeFN4sZDs7T6iZ71a?si=BO4V92g0QRWoHVX9Jrv8Og
 
O antigo Presidente de Angola José Eduardo dos Santos morreu hoje aos 79 anos, anunciou hoje a Presidência da República angolana.

“O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10 , hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença”, segundo a Presidência da República angolana.
 
https://open.spotify.com/episode/4t69d6V75jdgaUi0riXr7w?si=WSrXZUNRTPWW9-X2-S8i8Q
 
O antigo primeiro-ministro japonês morreu hoje depois de ter sido alvejado durante um evento político, revela hoje a “Reuters”.

Este foi o primeiro assassínio de um atual ou antigo PM japonês desde os dias do militarismo pré-guerra segunda guerra mundial na década de 30.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) reduziu de sete para cinco dias o período de isolamento em caso de infeção assintomática ou ligeira pelo vírus que provoca a Covid-19. O anuncio foi feito pela própria num comunicado divulgado hoje, que relembra a importância de utilização de máscara.

A DGS atualizou a Norma 004/2020 sobre Abordagem das Pessoas com Suspeita ou Confirmação de Covid-19. Com esta alteração, pretende-se “um modelo de resposta mais focado na prevenção e tratamento da doença grave e na responsabilização do cidadão para o cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19.”

A miio anunciou hoje a sua entrada no mercado espanhol. Esta é a primeira aventura internacional da empresa sediada em Aveiro, cuja aplicação já conta com 75 mil utilizadores.

A empresa portuguesa vai passar a contar com 120 postos para carregamento de veículos elétricos, incluindo na rede Ionity de super-carregadores. Até ao fim deste ano, espera aumentar para três mil o número de postos onde é possível carregar com a miio neste mercado.

A Segurança Social paga esta sexta-feira as pensões, sendo que as mais baixas já trazem o aumento extraordinário previsto no Orçamento do Estado, como indicou o primeiro-ministro, António Costa, no Parlamento. Em causa está uma subida de dez euros, que abrangerá as pensões até 1.108 euros.

Poucos dias depois de o Orçamento do Estado para 2022 ter entrado em vigor, o Governo aprovou em Conselho de Ministros a regulamentação do aumento extraordinário das pensões, diploma que foi publicado esta quinta-feira em Diário da República e entra agora em vigor.

O Governo Regional da Madeira procedeu a uma alteração do Orçamento Regional de 2022, devido à recente aprovação do Orçamento do Estado.

A alteração ao Orçamento Regional já foi entregue pelo secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues.

O presidente Vladimir Putin disse esta quinta-feira que a Rússia mal tinha começado na Ucrânia e desafiou o Ocidente a tentar derrotá-la no campo de batalha, segundo a “Reuters”.

“Todos devem saber que ainda não começamos nada a sério”, referiu. “Ao mesmo tempo, não rejeitamos as negociações de paz. Mas aqueles que os rejeitam devem saber que quanto mais longe ele for, mais difícil será para eles negociarem connosco.”

O Banco Português de Fomento (BPF) assegurou em comunicado a transparência do processo de seleção das empresas que beneficiam das “primeiras operações ao Programa de Recapitalização Estratégica do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), gerido pelo BPF e criado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nacional, para ajudar a reforçar o capital e a solvência de empresas viáveis, ao abrigo da “Janela B” (Quadro Temporário de Auxílios de Estado) deste instrumento financeiro”.

O comunicado surge na sequência da polémica em torno do financiamento de 40 milhões de euros à Pluris Investments de Mário Ferreira, que recebeu metade do total dos primeiros fundos de recapitalização das empresas aprovados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.