JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 12 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

(FILES) This file photo taken on September 8, 2005 shows then German Chancellor Gerhard Schroeder (L) and Russian President Vladimir Putin at the Chancellory in Berlin. – Russian opposition leader Alexei Navalny on Wednesday, October 7, 2020 urged the European Union to impose tough targeted sanctions including entry bans against key figures in or backing Vladimir Putin’s government over his poisoning. In an interview with Bild daily, the Kremlin critic had harsh words for German ex-chancellor Gerhard Schroeder, who chairs the board of Russia’s state-controlled oil major Rosneft and heads the shareholders’ committee for the Nord Stream pipeline company. “Schroeder is Putin’s errand boy who is protecting murderers”, Navalny said. (Photo by GUIDO BERGMANN / POOL / AFP)

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder está a processar o parlamento do seu país para recuperar o seu escritório e funcionários financiados pelo Governo federal, depois desses privilégios terem sido suspensos por se ter recusado a cortar laços com o presidente russo, Vladimir Putin, após a invasão da Ucrânia, avança a “Bloomberg”.

O advogado de Schroeder, Michael Nagel, alegou que a decisão dos deputados do Bundestag de suspender o direito ao seu cargo não tinha base legal. “Esse tipo de decisão, que lembra um principado absolutista, não pode prevalecer sob o Estado de Direito”, disse em comunicado. “A decisão é arbitrária.”
 

 
Se as eleições na Região Autónoma da Madeira (RAM) se realizassem agora, a coligação PSD/CDS-PP venceria com maioria absoluta, com 50,1% dos votos, reforçando significativamente a posição face a 2019, enquanto o PS cairia para quase metade, segundo uma sondagem feita pela Aximage para o Jornal Económico/Económico Madeira.

Neste cenário em que sociais-democratas e democratas-cristãos concorrem coligados, conseguiriam mais cinco pontos percentuais do que os 45,1% que obtiveram nas eleições de 2019, que disputaram separados, negociando posteriormente um acordo de governação.
 

 
O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) denunciou a intenção da Administração da CDG em encerrar mais 23 agências em Portugal Continental.

Em comunicado, o STEC diz que “teve conhecimento que a administração da CGD, após o recente anúncio do vultuoso lucro de 486 milhões, no primeiro semestre de 2022, decidiu cortar ainda mais nos custos e encerrar mais 23 balcões, no decorrer do corrente mês de agosto, com maior incidência nas regiões de Lisboa e Porto”.
 

 
O Fundo de Resolução (FdR) prepara-se para chumbar a operação de venda da carteira de crédito malparado “Harvey”, anunciada pelo Novobanco no final do ano passado, apurou o Jornal Económico. A carteira de créditos tinha sido vendida à Deva e à AGG Capital, do grupo Arrow, por 52,3 milhões de euros.

Esta posição do Fundo representa um volte-face no processo da venda, uma vez que a entidade já tinha pré-aprovado a operação, mas mediante condições. Uma delas era a “obtenção de confirmação”, por parte dos investidores interessados nos ativos integrados no Projeto Harvey, de que estes não tinham promovido, aceitado ou realizado contactos negociais com qualquer um dos devedores cujos créditos integravam a carteira a alienar.
 

 
Os investigadores de combate ao crime económico, nomeadamente à fraude fiscal e branqueamento de capitais, vão ter acesso direto a todos os dados fiscais de suspeitos. A medida esteve para ser implementada até 2020, mas a pandemia impediu que fosse concretizada, transitando agora para o novo plano de combate à fraude, que fixa como objetivo a aplicação até ao fim deste ano.

Os fiscalistas consideram que a medida ajudará a “agilizar” a investigação criminal, mas alertam que o acesso livre a estes dados não deverá ser utilizado para investigar qualquer tipo de crimes.
 

 
A maior central solar fotovoltaica da Europa foi inaugurada esta semana na comunidade autónoma da Extremadura em Espanha, com uma potência total de 590 megawatts (MW).

Com um investimento de 300 milhões de euros, a central da Iberdrola conta com um total de 1,5 milhões de painéis fotovoltaicos, com capacidade para abastecer 335 mil lares, um valor superior às populações das cidades extremenhas de Badajoz, Cáceres ou Mérida juntas.
 

 
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros disse que vai “insistir até à exaustão” na criação de centros de parto normal, afirmando que se o Governo já tivesse avançado com esta proposta o problema das urgências obstétricas estaria resolvido.

“Eu não teria neste momento o problema das urgências obstétricas se [o Governo] aceitasse criar os centros de parto normal” e utilizasse os enfermeiros especialistas em saúde materna, disse à agência Lusa Ana Rita Cavaco, à margem de uma visita à Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Santa Maria, em Lisboa.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

Um quarto dos desempregados europeus encontrou trabalho entre abril e junho

Cerca de 3,3 milhões de europeus que estavam desempregados no arranque no ano encontraram um novo trabalho entre abril e julho. Esse universo é superior ao número de empregados que ficaram sem o posto de trabalho.

Portugal quer sair do grupo de países mais endividados da UE em 2024

Secretário de Estado do Tesouro assume ambição e revela que país vai pagar este ano a dívida extra que contraiu durante a pandemia.
Comentários