JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 19 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) voltará à mesa das negociações com o Governo, em setembro, para a próxima etapa do processo de descentralização, focado na ação social, tendo como objetivo alcançar um acordo, similar ao da Educação.

Em declarações ao Jornal Económico (JE), a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, garante que as verbas para a transferência de competências nesta área “virão ainda perfeitamente a tempo de conseguirmos plasmar todas as situações necessárias nos orçamentos camarários” de 2023, uma exigência manifestada pelos autarcas.
 

 
A sondagem mais recente relativa às eleições presidenciais brasileiras, divulgada esta quinta-feira para a “Globo” e “Folha de S.Paulo”, aponta para vantagem do ex-presidente Lula (Partido dos Trabalhadores) na primeira volta ao concentrar 47% das intenções de voto contra 32% do atual presidente, Jair Bolsonaro (Partido Liberal).

O levantamento em causa da Datafolha foi realizado entre 16 e 18 de agosto com 5.744 pessoas em 281 municípios, sendo a margem de erro de 2 pontos percentuais.
 

 
O Chega deu entrada de um projeto lei no sentido de criar uma comissão técnica independente para análise dos factos relativos ao incêndio no concelho da Covilhã.

“É seguro afirmar que o incêndio que deflagrou no concelho da Covilhã, e que se estendeu por vários concelhos da área do Parque Natural da Serra da Estrela, está na origem de uma das maiores catástrofes naturais que ocorreram nos últimos anos no nosso país, tendo até ao momento consumido mais de 16 mil hectares de paisagem protegida e classificada pela UNESCO”, sublinhou o Chega.
 

 
O Governo aceitou a demissão da presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Adelaide Franco, avançou o “Jornal de Negócios”.

Adelaide Franco decidiu pedir demissão por ter recebido subsídio de desemprego, entre março de 2020 e outubro de 2021, enquanto desempenhava atividades pontuais para a empresa que a tinha despedido em 2019 e da qual é sócia, a Mindsetplus.
 

 
A venda da carteira “Harvey” pelo Novobanco à Deva e à Arrow foi a mais recente a ser chumbada pelo Fundo de Resolução, mas não a única.

Num total superior a 200 operações que já foram alvo de decisão, mais de três dezenas foram rejeitadas.
 

 
Os bancos chegaram a acordo final com a Davidson Kempner Partners (DK Partners) para a venda dos fundos da ECS, por um valor a rondar os 850 milhões de euros, apurou o Jornal Económico (JE).

A operação está ainda dependente da luz verde dos reguladores e apenas deverá ficar concluída no final do ano.
 

 
Mais Sindicato, SBC e SBN estão atentos à evolução da situação face às notícias veiculadas pela comunicação social sobre a eventualidade de o BCP utilizar a ‘almofada’ de 700 milhões de euros do Fundo de Pensões, criada pela subida das taxas de juro, para enfrentar os problemas do banco na Polónia – o Bank Millennium, referem em comunicado conjunto aquelas estruturas.

A hipótese foi mencionada numa conferência de imprensa com analistas pelo administrador financeiro do banco, embora Miguel Maya, CEO do BCP, “tenha adiantado que a questão não está a ser equacionada”.
 

 
O valor cobrado de dívida à Segurança Social foi de 434,2 milhões de euros em 2021, o mais baixo dos últimos dez anos, segundo o relatório de atividades do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS).

De acordo com o relatório de atividades de 2021, a cobrança atingiu nesse ano o valor mais baixo desde pelo menos 2011 e, face a 2020, registou um decréscimo de 7,7%.

Recomendadas

Grupo de direitos das mulheres apela à FIFA que exclua Irão do Campeonato do Mundo

“Por que a FIFA daria ao Estado iraniano e aos seus representantes um palco global, enquanto não apenas se recusa a respeitar os direitos humanos e dignidades básicos, mas atualmente está a torturar e matar o seu próprio povo?”, questionam na carta enviada ao representante do organismo.

Violência no futebol: o que muda com as novas leis? Veja o “Jogo Económico”

Vêm aí novas leis destinadas ao combate da violência no desporto e nesta edição, vamos conhecer ao detalhe as medidas que estão a ser preparadas para o Governo e perceber se se adequam à realidade do fenómeno em Portugal. Daniel Seabra, antropólogo e professor universitário com obra publicada sobre o fenómeno das claques em Portugal, é o convidado do “Jogo Económico”.

SAD Sporting aprova contas, remunerações e nova direção sem Holdimo

A SAD do Sporting aprovou os 11 pontos discutidos na Assembleia Geral da sociedade, que terminou durante a madrugada desta sexta-feira, entre as quais as contas, as remunerações e o novo conselho de administração para 2022-2026, sem a Holdimo.
Comentários