JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 16 de setembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
João Manso Neto, CEO da Greenvolt, defendeu esta manhã, na conferência do 6.º aniversário do Jornal Económico, que “o caminho passa necessariamente pelas renováveis”, identificando, porém, o problema do cumprimento das metas.

“O que temos que nos interrogar é por que é que as renováveis crescem mas falham sistematicamente as metas”.
 

 
De acordo com os dados do serviço estatístico da UE, a taxa de inflação anual – medida pelo Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (IHPC) – nos 27 fixou-se, em agosto, no 10,1%, valor que se compara com os 3,2% homólogos e os 9,8% de julho.

Na zona euro, o Eurostat confirmou a estimativa de 9,1%, face aos 3,0% de agosto de 2021 e os 8,9% de julho.
 

 
O Ministério da Justiça assina hoje um protocolo de formação para dirigentes e gestores de projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para permitir “serviços mais ágeis, acessíveis e centrados nas necessidades das pessoas e das empresas”.

Segundo o Ministério da Justiça (MJ), este programa avançado de inovação e cultura, designado “LAB Justiça” é desenvolvido pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e pela Nova SBE para cerca de uma centena de dirigentes e gestores de projetos do PRR de todos os serviços e entidades da esfera da justiça.
 

 
O ministro das Finanças revelou em comunicado os novos membros dos Conselhos de Administração do Banco de Portugal (BdP) e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Para a presidência da CMVM escolheu Luís Laginha de Sousa, ex-presidente da Euronext Lisbon e atual administrador do BdP, confirmando assim uma notícia avançada pelo “Eco”. Luís Laginha de Sousa substituirá e completará assim o mandato de Gabriel Bernardino, que renunciou por questões de saúde, após quatro meses em funções.
 

 
Os Estados Unidos propuseram colaborar com Portugal no campo da cibersegurança, na sequência do ciberataque contra o Estado-Maior-General das Forças Armadas que expôs documentos da NATO, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.

João Gomes Cravinho reuniu-se esta quinta-feira, em Washington, com o conselheiro de Segurança Nacional norte-americano, Jake Sullivan, e com o secretário de Estado, Antony Blinken, momento que aproveitou para abordar o ciberataque, indicando que os ânimos estão mais serenos.
 

 
Portugal está “fortemente empenhado” na reconstrução de escolas na Ucrânia e espera que o processo seja concluído a tempo do próximo ano letivo, disse na quinta-feira à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), João Gomes Cravinho.

“Portugal está fortemente empenhado, particularmente na região de Jitomir, que eu visitei, e que vai ser o local onde vamos fazer a reconstrução o mais rápido possível de escolas. Gostaríamos que as escolas estivessem prontas. Esperamos que as escolas estejam prontas para o próximo ano letivo”, disse o ministro em Washington, à saída de um encontro com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.
 

 
O grupo parlamentar do PS no Parlamento Europeu (PE) vai de novo a eleições, as terceiras neste mandato, para escolher um novo presidente, depois de Manuel Pizarro ter aceitado substituir Marta Temido como ministro da Saúde do XXIII Governo Constitucional.

A votação para eleger o novo líder dos socialistas na Europa deverá realizar-se até ao final do corrente mês ou no início de outubro, de acordo com uma fonte dos socialistas portugueses no PE, mantendo-se até lá como presidente-interina Maria Manuel Leitão Marques, que foi ministra da Presidência e da Modernização Administrativa no primeiro Governo liderado por António Costa.
 

 
O preço da eletricidade no mercado regulado vai aumentar cerca de 5 euros por megawatt/hora (MWh), já a partir do próximo dia 1 de outubro.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Segundo a mesma entidade, este aumento representa uma subida de 3% na fatura para a maioria dos clientes e a atualização “ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia”.

Recomendadas

Grupo de direitos das mulheres apela à FIFA que exclua Irão do Campeonato do Mundo

“Por que a FIFA daria ao Estado iraniano e aos seus representantes um palco global, enquanto não apenas se recusa a respeitar os direitos humanos e dignidades básicos, mas atualmente está a torturar e matar o seu próprio povo?”, questionam na carta enviada ao representante do organismo.

Violência no futebol: o que muda com as novas leis? Veja o “Jogo Económico”

Vêm aí novas leis destinadas ao combate da violência no desporto e nesta edição, vamos conhecer ao detalhe as medidas que estão a ser preparadas para o Governo e perceber se se adequam à realidade do fenómeno em Portugal. Daniel Seabra, antropólogo e professor universitário com obra publicada sobre o fenómeno das claques em Portugal, é o convidado do “Jogo Económico”.

SAD Sporting aprova contas, remunerações e nova direção sem Holdimo

A SAD do Sporting aprovou os 11 pontos discutidos na Assembleia Geral da sociedade, que terminou durante a madrugada desta sexta-feira, entre as quais as contas, as remunerações e o novo conselho de administração para 2022-2026, sem a Holdimo.
Comentários