[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 14 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira, 14 de janeiro.
  • Pedro Pina/RTP Handout via Lusa
14 Janeiro 2022, 16h48

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/1la63fvqn07plU9zm3mDWe?si=oi1tlPqiToe6c3H_NoQo_Q
 
O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) confessa a sua perplexidade “com a indiferença face aos professores e à educação” no debate realizado, ontem à noite, entre António Costa e Rui Rio. “Não houve uma única palavra relativa à educação ou aos professores”, acusa Júlia Azevedo, presidente desta estrutura sindical, em comunicado esta sexta-feira, 14 de janeiro.

Júlia Azevedo considera a situação “gravíssima”, salientando que António Costa e Rui Rio são os dois principais candidatos a primeiro-ministro e “não consideraram a educação perante milhões de portugueses que assistiram ao debate”, o mesmo tendo feito os moderadores que não colocaram o tema em cima da mesa.
 
https://open.spotify.com/episode/73Vc2keNsuka01MPZP9uzS?si=EiwAulOpSR2k0kkvAYMoBw
 
A DouroAzul está à procura de mais de uma centena de trabalhadores para a próxima época de cruzeiros, tendo já anunciado um novo Open Day de recrutamento a decorrer entre os dias 26 e 29 de janeiro, em Gaia.

Numa nota enviada à comunicação social, a empresa revela ainda que na edição deste ano do evento vai dar a oportunidade a candidatos que residam em zonas do interior.
 
https://open.spotify.com/episode/4wlXCjN91xDOowMXv1e4ri?si=ey_6_2dqRRGhTSnuT04Hzg
 
A mortalidade subiu em 2021 quando comparado com o ano anterior, tendo a pandemia correspondido a menos de 10% das mortes no país. De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) o número de óbitos foi 125.032 no total do ano, valor superior ao registado no ano precedente, um acréscimo de 1.353 mortes.

Em 2021 morreram mais 1,1% do que em 2020 e mais 12.741 (11,3%) do que em 2019, ano em que a pandemia ainda não se fazia sentir.
 
https://open.spotify.com/episode/3bGgt2EogUGTAgiAL876cq?si=uW2-e8tfQ0yF5iZblN8UyA
 
O investidor norte-americano e o empresário português continuam interessados em chegar a acordo. John Textor pretende agora comprar 16% do capital da Benfica SAD, e não 25% como anteriormente acordado.

José António dos Santos e o norte-americano mantêm “interesse na conclusão do negócio que respeita à transmissão de um total de 3.680.000 ações ordinárias, escriturais e nominativas, representativas de 16% do capital social da Benfica SAD, pelo que, com reporte à presente data, mantêm negociações em vista a alcançarem um acordo nesse sentido”, pode-se ler no comunicado dao Benfica SAD à CMVM.
 
https://open.spotify.com/episode/3711DLs0EkAw4z6Huai6m0?si=g7gSVMgVQKihO-coSr0SjA
 
O Governo australiano voltou a cancelar hoje o visto de Novak Djokovic, revela hoje a “BBC News”.

A decisão foi anunciada pelo ministro da Imigração, Alex Hawke. “Hoje exerci o meu poder para cancelar o visto detido pelo senhor Novak Djokovic, com base no interesse público”.
 
https://open.spotify.com/episode/1rXebEmTsMCplgo1Q6fgW3?si=Qvf1FE8jSYSZ1NsvfFCOmA
 
O ex-ministro da Administração Interna vai ser constituído arguido pelo Ministério Público, revela hoje o jornal “Expresso”.

O MP de Évora reabriu a investigação ao acidente na A6 a 18 de junho de 2021. O carro em que seguia Eduardo Cabrita atropelou mortalmente um trabalhador na deslocação no sentido Lisboa.
 
https://open.spotify.com/episode/6PAIVikeBnTotfl1DS8ILI?si=5TmKco52TCOGKLdbKijG7g
 
A suspensão, que afeta todos os países classificados como de “alto risco” pelas autoridades de Hong Kong, entrará em vigor no domingo, durante um mês.

A medida vem reforçar uma lista de países que já eram alvo da suspensão, que incluiu agora passageiros oriundos de Portugal, mas também de países lusófonos, tal como Angola, Moçambique, Angola e Cabo Verde.
 
https://open.spotify.com/episode/4pJw2NCDNn0G4RLR2HGt5X?si=oa0r2MiISue53MH18TdSsw
 
O médio português do Lille é um dos nomes na lista para colmatar a provável saída do brasileiro Arthur no final da temporada. Em Alvalade o avançado de 21 anos do SC Braga é um velho conhecido de Rúben Amorim que orientou Vitinha nos sub-23 minhotos.
 
https://open.spotify.com/episode/2O8QykxqDPsDu6TwsRvJZd?si=gbxQcrywQBi-pVJbuZS-GA
 
Segundo a Resolução do Conselho de Ministros de 06 de janeiro, os bares e as discotecas que estão fechados desde 25 de dezembro têm autorização para abrir hoje a partir das 22h00.

Estão em causa “bares, outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e estabelecimentos com espaço de dança, ainda que esses estabelecimentos estejam inseridos em estabelecimentos turísticos”, segundo o texto da resolução com as alterações mais recentes das “medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença da covid-19”.
 
https://open.spotify.com/episode/2DKBdgVlJwcYOMXq3Th0uL?si=9qk-bT02REKilZmpDw28MA
 
A Autoridade Tributária acredita que existe uma ligação entre o jogo Benfica-Braga (1-0) na época 2009/2010 e a compra e venda de Anderson Talisca, que gerou uma comissão de 5,7 milhões a uma empresa do agente Bruno Macedo e do seu pai, revela hoje o jornal “Expresso”.

O inspetor tributário Paulo Silva disse num relatório enviado ao Ministério Público em outubro de 2021 que há um processo no Departamento Central de Investigação Criminal de Lisboa que analisa uma suposta ajuda do Braga ao Benfica nesse jogo, e que foi praticamente decisivo para a atribuição do título à equipa treinada por Jorge Jesus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.