JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 7 de outubro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, renunciou ao cargo de gerente numa empresa na área de saúde, devido à incompatibilidade com o cargo que atualmente exerce, revelou fonte do gabinete do governante à “SIC”.

Na segunda-feira, em comunicado, o gabinete do Ministério da Saúde já tinha explicado que Pizarro, estando “ciente de que o exercício de funções como Ministro é incompatível com a integração em corpos sociais de pessoas coletivas de fins lucrativos”, iniciou o processo de dissolução” da empresa ‘Manuel Pizarro – Consultadoria, Lda, na qual era sócio-gerente.
 

 
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, disse hoje estar convicta de que os parceiros sociais estão a trabalhar para “o melhor acordo” de rendimentos e competitividade para o país, recusando estar em “contra-relógio” para fechar o documento.

A governante falava aos jornalistas no final de uma reunião da Concertação Social onde apresentou uma nova proposta sobre o acordo de médio prazo de melhoria de rendimentos, salários e competitividade, que já deverá conter medidas que serão integradas no Orçamento do Estado para 2023, cuja proposta será entregue no parlamento na segunda-feira.
 

 
O Presidente dos Estados Unidos disse esta quinta-feira que a ameaça russa de utilizar armas nucleares no conflito da Ucrânia coloca o mundo em risco de um “apocalipse”.

Tal acontece pela primeira vez desde a crise dos mísseis cubanos no auge da Guerra Fria, sublinhou Joe Biden.
 

 
A União Europeia (UE) vai enviar uma “missão civil” para ajudar a delinear as fronteiras entre a Arménia e o Azerbaijão e para “estabelecer confiança” entre os dois países, foi hoje anunciado. A decisão foi comunicada após uma reunião entre os dois países, a UE e a França, em Praga.

“A missão terá início em outubro, por um período máximo de dois meses. O objetivo da missão é estabelecer confiança e, através dos seus relatórios, contribuir para as comissões de demarcação de fronteiras”, pode ler-se num comunicado conjunto divulgado após conversações entre o primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinian, o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
 

 
O Prémio Nobel da Paz é hoje atribuído em Oslo, Noruega, num momento em que a Europa testemunha uma nova guerra após a invasão russa da Ucrânia, iniciada há quase oito meses.

A luta contra as alterações climáticas e a guerra na Ucrânia dominam os temas favoritos nas casas de apostas antes do anúncio do galardão, o único dos Nobel a ser atribuído pelo Comité Nobel Norueguês.
 

 
O ex-ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita é o único candidato português ao cargo de diretor executivo da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), avançou esta quinta-feira a “Rádio Renascença” (RR), citando fontes próximas do processo.

Segundo a estação de rádio, o antigo governante apresentou a sua candidatura individual a este cargo no passado mês de julho, tendo sido uma das 78 inscrições internacionais à posição máxima neste órgão europeu. A candidatura terá uma “ponderação política” e o apoio de “ministros de outros países”.
 

 
A greve de 24 horas dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa marcada para dia 12 foi desconvocada, mas os sindicatos já entregaram novo pré-aviso de paralisação para 25 de outubro, foi esta quinta-feira anunciado.

Em comunicado, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) explica que a decisão de desconvocar a greve marcada para a próxima semana teve a ver com a decisão do tribunal arbitral de decretar a realização de serviços mínimos durante a paralisação, “ignorando claramente as características do trabalho em subsolo e a responsabilidade de garantir a segurança de trabalhadores e utentes”.

Recomendadas

Mundial. Portugal com 24 jogadores no último treino antes do duelo com Suíça

A seleção portuguesa de futebol realizou hoje o derradeiro treino antes do embate com a Suíça, dos oitavos de final do Mundial2022, num apronto em que só não participara, os indisponíveis Danilo Pereira e Nuno Mendes.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Mundial2022: “Já provámos que podemos vencer Portugal”, diz selecionador suíço

O selecionador Murat Yakin expressou hoje a vontade de ver a Suíça ser dominante frente a Portugal, nos oitavos de final do Mundial2022 de futebol, e lembrou que os helvéticos já mostraram capacidade para poder vencer os lusos.
Comentários