JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 4 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

Cristina Bernardo

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O BPI obteve um resultado consolidado de 286 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que traduz uma subida de 18% em relação ao mesmo período de 2021. A atividade em Portugal contribuiu com 159 milhões, o que corresponde a um aumento de 25% face ao período homólogo de 2021. A rentabilidade em Portugal (RoTE) é de 7,3%, “ainda abaixo do custo de capital”, frisou o presidente executivo do banco.

O banco reportou que as participações no BFA (Angola) e BCI (Moçambique) tiveram um contributo de 102 milhões e 25 milhões para o resultado consolidado dos primeiros nove meses, respetivamente.
 

 
“A comissão notificou a senhora deputada para corrigir o registo de interesses”, disse à agência Lusa a presidente da Comissão de Transparência, Alexandra Leitão, confirmando a notícia avançada esta manhã pela Rádio Renascença.

A deputada socialista ressalva que esta notificação “ainda não é uma tomada de posição sobre a existência ou não de incompatibilidade, apenas para já a correção do registo, que depois será analisado pelo grupo de trabalho do registo de interesses”.
 

 
Mais de dois anos depois de o fundo Antin Infrastructure Partners ter fechado a compra da Indaqua, eis que a maior empresa privada no sector da água em Portugal volta ao mercado para ser vendida.

O Jornal Económico apurou que o fundo Antin está a auscultar o mercado para saber de potenciais interessados em comprar a empresa portuguesa do sector das águas. Dessa consulta surgiram algumas manifestações de interesse com preços indicativos que podem levar o Antin Infrastructure Partners a vender a Indaqua.
 

 
“Sobre este tema, posso informar que as associações profissionais de militares foram convocadas para uma reunião conjunta com a Defesa Nacional e a Administração Pública no dia 08 de novembro”, declarou a governante, que está a ser ouvida nas comissões de Orçamento e Finanças e de Defesa Nacional, a propósito da proposta do Orçamento do Estado para 2023.

Foram convocadas a Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), Associação Nacional de Sargentos (ANS), a Associação de Praças (AP), a Associação de Militares na Reserva e na Reforma, a Associação Socioprofissional de Polícia Marítima, Associação Socioprofissional de Faroleiros, bem como a Associação de Polícias de Estabelecimentos de Marinha.
 

 
Segundo a informação comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco destaca a subida da margem financeira e das comissões, da redução dos custos operacionais em 16,1 milhões e das menores dotações para imparidades e provisões em 45,1 milhões.

“Não obstante os acréscimos das contribuições obrigatórias relacionadas com o setor bancário, com o Fundo de Resolução e com o Fundo de Garantia de Depósitos de, no agregado, 3,2 milhões”, acrescenta a entidade bancária num comunicado hoje divulgado.
 

 
No âmbito da campanha de vacinação outono/inverno, esta modalidade está agora disponível para o reforço sazonal contra a covid-19 para pessoas com 75 ou mais anos de idade, “descendo assim a faixa etária para que mais utentes possam deslocar-se aos locais de vacinação sem ser preciso marcação”, referem os SPMS em comunicado.

Recomendam, no entanto, o recurso às senhas digitais para facilitar a organização deste processo.
 

 
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta ajuda no final da Conferência dos Balcãs Ocidentais, que decorreu na quinta-feira em Berlim, sob os auspícios do governo de Olaf Scholz.

Metade desta ajuda vai assumir caráter urgente e a restante vai ser investida na modernização das infraestruturas energéticas.
 

 
Em comunicado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) anuncia que o concurso decorre entre 07 de novembro e 30 de dezembro e servirá para a requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Da verba total, 20.342.500 euros são para as vagas em creche, e os restantes 7.987.500 euros para as residências de autonomização e inclusão, destinadas a pessoas com deficiência que conseguem viver de forma autónoma.
 

 
Os lucros dos CTT cresceram 7,6% para 28,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, à boleia do negócio dos correios, mas também do Banco CTT.

“Os rendimentos operacionais dos CTT nos primeiros nove meses crescem 8,1%, atingindo 662,8 milhões de euros, mais 49,9 milhões de euros do que nos primeiros nove meses de 2021, refletindo o crescimento de todas as áreas de negócio”, indica a empresa no comunicado divulgado esta quinta-feira na CMVM.

Recomendadas

Marcas vs Catar: o difícil equilibrismo das maiores marcas do mundo. Veja o “Jogo Económico”

Do equilibrismo de quem patrocina a prova à anti-campanha de quem está de fora, estes dias estão entregues a uma espécie de Mundial de marcas com desfecho imprevisível. Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM e Henrique Tomé, analista da corretora XTB, são os convidados desta edição.

O Mundial de todas as contradições em análise. Veja o “Atlantic Connection”

Com apresentação de Giovanna Oliveira e José Carlos Lourinho, o Atlantic Connection é um programa produzido em parceria pela BM&C News e pelo Jornal Económico, que oferece uma perspectiva em português sobre os grandes temas da atualidade global.

“Catar? O meu lugar no futebol é no Estádio da Luz”, realça ministro da Cultura

Na semana em que o Parlamento votou e aprovou a ida de Marcelo Rebelo de Sousa ao Catar, para que o Chefe de Estado estivesse na estreia da Seleção portuguesa nesta competição, o ministro da Cultura, conhecido sócio e adepto benfiquista, referiu nesta entrevista que não irá ao Mundial, mesmo que Portugal chegue à final.
Comentários