JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 25 de novembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

Aviação

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A companhia aérea Vueling cancelou 60 voos em Espanha que tinha programados para esta sexta-feira por causa de uma greve dos tripulantes de cabine das aeronaves. A empresa tinha 541 voos programados em Espanha e vai assim operar 89% das ligações previstas (481), segundo comunicado oficial.

A Vueling explicou que os 60 voos cancelados não estavam abrangidos pelos serviços mínimos estabelecidos por lei para esta greve e assegurou que os passageiros afetados foram recolocados noutros voos ou reembolsados.
 

 
O primeiro-ministro são-tomense assegurou esta manhã que a situação no país está “calma” após um ataque ao quartel, esta noite, que causou um ferido grave e várias detenções, e disse esperar “mão firme” da justiça sobre os autores.

“Quero dizer aos são-tomenses, os que residem no país, e à comunidade estrangeira que a situação está controlada, está calma”, afirmou hoje o chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, numa conferência de imprensa para prestar esclarecimentos sobre o ataque realizado esta noite ao quartel militar, na capital são-tomense.
 

 
O primeiro-ministro António Costa reafirmou a “prioridade do Governo” no combate à violência doméstica, sublinhando o “reforço de verbas” no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) para a criação de mais estruturas de apoio.

“Reafirmo a prioridade do Governo no combate a este flagelo da violência doméstica. No OE2023 haverá um reforço de verbas para a criação de mais estruturas de apoio, mais respostas especializadas e novas valências para o apoio a todas as vítimas”, escreveu António Costa na rede social Twitter.
 

 
Cerca de duas em cada dez empresas portuguesas (21%) sofreram incumprimentos significativos durante 2022, de acordo com a vaga de outono do Estudo de Gestão de Risco de Crédito em Portugal, promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform.

Isto traduz um agravamento de cinco pontos percentuais face aos níveis de incumprimento de há um ano. Mais, 88% das empresas detetam uma deterioração nos níveis de solvência ou liquidez dos seus clientes.
 

 
Quatro produtores de energia eólica decidiram avançar em tribunal contra o Governo por uma decisão que procede a eventuais cortes nas suas remunerações. EDP Renováveis, Finerge, Generg e Ventient decidiram avançar com vários processos em separado com o objetivo de travar o despacho de João Galamba.

Em junho de 2021, o secretário de Estado da Energia publicou um despacho onde altera as regras do famoso decreto-lei 35/2013. Aprovado inicialmente pelo Governo de Passos Coelho, este diploma previa um pagamento anual ao sistema durante oito anos (entre 2013 e 2020) pelas centrais eólicas abrangidas.
 

 
Invocando a Lei de Sobreviventes Adultos de Nova Iorque, que entrou em vigor hoje, a autora pede que o ex-Presidente seja julgado por um júri, por crime de lesões relacionadas com “estupro e toque forçado”, exigindo que Trump a indemnize pelos danos, com uma multa de valor indeterminado.

Carroll, 78 anos, já tinha apresentado uma queixa por difamação contra Trump, depois de este ter negado a acusação de estupro, acusando-o de ter feito “falsas acusações”, bem como comentários depreciativos sobre a sua aparência.
 

 
O diploma que contemplava um quadro de incentivos fiscais dirigido a fundos de investimento imobiliário vai ser revogado, na sequência de uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) do BE hoje aprovada no parlamento.

“É revogado o Decreto-Lei n.º 1/87, de 3 de janeiro”, lê-se na proposta dos bloquistas, aprovada durante as votações na especialidade do OE2023.
 

 
O pequeno Estado do Golfo, que faz parte do Conselho de 47 membros em Genebra, absteve-se numa votação sobre o estabelecimento de um inquérito internacional à repressão mortal das autoridades iranianas contras os manifestantes no país.

A resolução, que condena as autoridades e pede que sejam recolhidas provas dos abusos com vista a processar os responsáveis, foi aprovada por 25 votos a favor, com seis contra e 16 abstenções.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Portugal é o terceiro favorito a ganhar o Mundial, prevê casa de apostas

Após o triunfo por 6-1 frente à Suíça, resultado que colocou Portugal no caminho de Marrocos nos quartos-de-final do Mundial, a Seleção comandada por Fernando Santos é agora a terceira favorita a ganhar a competição, empatada com a Argentina e a Inglaterra.

Respostas Rápidas: Que jogadores de Portugal mais podem valorizar neste Mundial?

Da baliza ao ataque, da Luz ao Dragão passando por Madrid, a prestação da Seleção portuguesa no Mundial pode dar muito a ganhar em 2023, sobretudo aos clubes que “emprestam” os seus melhores ativos para a prova de seleções de excelência a nível mundial. Saiba que jogadores poderão sair mais valorizados com a promessa das milhões para o fecho de contas do primeiro semestre da temporada.
Comentários