JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 2 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Ao terceiro e último dia da re:Invent 2022, o palco de networking da Amazon Web Services totalmente dedicado ao negócio de computação da nuvem (que o JE acompanha presencialmente em Las Vegas), a jornalista Mariana Bandeira entrevistou dois responsáveis que anteveem qual o papel da tecnologia no sector financeiro e no retalho.

John Kain, responsável de banca e mercado de capitais da Amazon Web Services e ex-executivo da JP Morgan, antevê que, no contexto de crise económica e subida das taxas de juro, as instituições financeiras evoluam para uma utilização da tecnologia num modelo mais preditivo de análise ao risco de incumprimento de créditos.
 

 
Os australianos donos da Finerge procuram um parceiro minoritário para a energética portuguesa para a ajudar a “concretizar a sua estratégia ambiciosa de crescimento”.

A empresa lusa é detida integralmente por fundos de infraestruturas geridos pela Igneo Infrastructure Partners, e esta tenciona agora “integrar um parceiro minoritário na estrutura acionista”, segundo comunicado hoje divulgado pela empresa liderada por Pedro Norton.
 

 
“Os bancos têm de se preparar para possíveis impactos adversos do ambiente incerto nos seus negócios”, disse Andrea Enria, numa audiência na comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu.

Alertando que a zona euro enfrenta um período de “baixo crescimento e possível recessão”, dado o contexto macroeconómico acentuado pela crise energética, o supervisor da zona euro admitiu ser provável que “a qualidade dos ativos se deteriore nos próximos meses”, nos bancos da moeda única, razão pela qual irá “acompanhar de perto” o planeamento do capital.
 

 
Em visita à Austrália, Sanna Marin disse que a invasão e ocupação da vizinha Ucrânia pela Rússia tinham exposto as fraquezas e erros estratégicos da Europa ao lidar com Moscovo.

“Tenho de ser muito honesta (….) convosco, a Europa não é suficientemente forte. Neste momento, estaríamos em apuros sem os Estados Unidos”, disse a líder do país, candidato à adesão à NATO, numa intervenção no Lowy Institute, um grupo de reflexão sediado em Sydney.
 

 
Instrumentalização e banalização de comissões parlamentares de inquérito, esbanjamento de recursos, descredibilização de consensos e criação de soundbite são as acusações dirigidas por PS, PAN e Livre ao Chega, que leva a votos esta sexta-feira um pedido para a constituição de uma comissão de inquérito à gestão da pandemia Covid-19 com o objetivo de analisar aquisições e restrições nos últimos dois anos.

Proposta será chumbada.
 

 
A Alantra recebeu na passada sexta-feira mais de 20 propostas não vinculativas (denominadas non-binding offers) para a compra dos ativos que a VIC Properties pôs à venda, apurou o Jornal Económico (JE).

Entre elas está a proposta da Vanguard Properties para a compra da Herdade do Pinheirinho.
 

 
A decisão foi tomada na sequência da publicação de uma imagem do símbolo nazi, uma suástica, entrelaçado com uma estrela de David, um símbolo judaico.

“Apenas para esclarecer que a conta [de West] foi suspensa por incitação à violência”, indicou Musk, em resposta à imagem divulgada pelo ‘rapper’, cada vez mais isolado depois de recentes declarações antissemitas e da admiração expressa por Hitler.
 

 
A petroleira espanhola Cepsa vai investir 3.000 milhões de euros na região da Andaluzia, no sul de Espanha, no que é considerado o maior projeto europeu para produção de hidrogénio verde até agora, anunciou a empresa.

O projeto Vale do Hidrogénio Verde Andaluz contempla dois centros de produção deste gás, gerado a partir de energias renováveis e menos poluentes (eólica e solar) e considerado estratégico para a designada “transição ecológica”, por poder ser um substituto dos combustíveis fósseis.
 

 
A GamaLife – Companhia de Seguros de Vida concluiu a aquisição de uma unidade de negócio da Zurich Investments Life, incluindo uma carteira de apólices em vigor de seguro de vida e de pensões.

Em comunicado, a plataforma europeia de gestão de seguros de vida e património com sede em Portugal disse que a transação se segue à receção de todas as aprovações regulamentares necessárias, incluindo a autorização total para estabelecer uma sucursal operacionalmente independente da empresa em Itália, que será inicialmente apoiada por serviços de transição habitualmente prestados pela Zurich.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Daniel Sá: “Rebranding? Quando se tem uma marca com 100 anos, deve haver um cuidado especial”

O terreno minado do rebranding das marcas desportivas é um dos trabalhos mais desafiantes e fascinantes para os profissionais de marketing. Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM, analisou todas as especificidades em torno deste processo, numa altura em que o Sporting está a discutir uma mudança da marca.

Negócio de Enzo entra diretamente para a lista das maiores transferências de sempre e ultrapassa um português

O ranking das maiores transferências de sempre conta com dois portugueses, com o negócio de Enzo a ultrapassar um deles, mas a ficar ainda abaixo de outro.
Comentários