JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 9 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O Credit Suisse concluiu esta quinta-feira, o aumento de capital de quatro mil milhões de francos suíços (4,05 mil milhões de euros) que é uma peça fundamental no plano de reestruturação do banco suíço. Os acionistas exerceram 98,2% de seus direitos de subscrição, segundo a “Reuters”. Desta forma, deram um impulso aos banqueiros encarregados de colocar o banco novamente no bom caminho após a maior crise dos seus 166 anos de história, realça a agência.

As ações do Credit Suisse tiveram uma reação positiva do mercado na sexta-feira, ao subirem na abertura 2,5%.
 

 
O primeiro-ministro designado israelita, Benjamin Netanyahu, pediu ao Presidente, Isaac Herzog, uma extensão de duas semanas do prazo inicialmente estabelecido para formar um governo de coligação.

O pedido foi entregue na quinta-feira à noite, três dias antes do final do primeiro prazo, de 28 dias, que termina no domingo.
 

 
Portugal, Espanha e França apresentam hoje detalhes dos projetos para transporte de energia acordados em outubro e que, pelo menos na ligação Barcelona-Marselha, se limitará ao hidrogénio, segundo fontes do governo espanhol.

Em 20 de outubro, Portugal, França e Espanha alcançaram um acordo para acelerar as interconexões energéticas entre os três países, um “Corredor de Energia Verde”, com uma ligação por mar entre Barcelona e Marselha (BarMar) e outra, terrestre, entre Celorico da Beira e Zamora (CelZa).
 

 
A Autoridade Nacional e de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou algumas ocorrências durante a noite relacionadas com o mau tempo, mas sem gravidade a maioria das quais inundações e limpezas de via.

Contactada pela Lusa fonte da ANEPC disse não ter “havido durante a noite ocorrências com gravidade”.
 

 
O PS vai indicar a ex-ministra da Saúde Marta Temido para vice-presidente da comissão eventual de revisão constitucional e apresenta um elenco paritário em que o líder parlamentar, Eurico Brilhante Dias, será o último suplente da lista.

A comissão eventual para a revisão constitucional deverá ser empossada na próxima semana e a presidência cabe ao um deputado do Grupo Parlamentar do PSD.
 

 
O presidente do PS Madeira, Sérgio Gonçalves, assegurou que se o partido for Governo, na Madeira, vai baixar os impostos.

O líder socialista referiu que o PS quer criar oportunidades e aumentar os rendimentos da população, sem esquecer a fiscalidade. Sérgio Gonçalves defendeu a baixa nas taxas do IVA e em todos os escalões de IRS, de modo a reduzir o preços dos bens e serviços e devolver rendimentos.
 

 
“Na qualidade de presidente do Governo, movido e empenhado pela estabilidade, ao contrário de outros que vivem em instabilidade, indigitarei o dr. Luís Rodrigues, atual presidente do conselho de administração, para futuro presidente da holding”, revelou José Manuel Bolieiro.

O presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) falava na sessão de abertura do 47.º Congresso Nacional Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAV), que decorre até domingo em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, reunindo mais de 700 congressistas.
 

 
Inicialmente, o IPMA tinha determinado que aqueles distritos, juntamente com o de Faro e de Santarém, estariam em aviso laranja a partir das 00:00 de sexta-feira.

No entanto, num comunicado, o IPMA indicou que os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal estão sob aviso laranja desde as 19:52 de hoje até às 09:00 de sexta-feira, com previsão de chuva “por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento”.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Daniel Sá: “Rebranding? Quando se tem uma marca com 100 anos, deve haver um cuidado especial”

O terreno minado do rebranding das marcas desportivas é um dos trabalhos mais desafiantes e fascinantes para os profissionais de marketing. Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor-executivo do IPAM, analisou todas as especificidades em torno deste processo, numa altura em que o Sporting está a discutir uma mudança da marca.

Negócio de Enzo entra diretamente para a lista das maiores transferências de sempre e ultrapassa um português

O ranking das maiores transferências de sempre conta com dois portugueses, com o negócio de Enzo a ultrapassar um deles, mas a ficar ainda abaixo de outro.
Comentários