JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 20 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.

Cristina Bernardo

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A privatização da companhia aérea portuguesa TAP está em curso e para o Ministro da Economia, António Costa Silva “a TAP é agora uma empresa saudável e foram criadas as condições certas para a privatização, para que a Ibéria e outros operadores internacionais interessados possam participar nela”. As declarações foram proferidas numa entrevista ao jornal espanhol El Economista por ocasião da sua visita à Fitur.

O jornal diz mesmo que “em Lisboa é muito claro que uma das opções preferidas para comprar a TAP é a IAG, que detém a Iberia.
 

 
Com vista a reforçar o combate à pobreza, o Governo decidiu atualizar para 209,11 euros o valor do Rendimento Social de Inserção (RSI), prestação desenhada para proteger as pessoas que se encontrem em situação de pobreza extrema. A portaria que estabelece esse aumento foi publicada esta sexta-feira em Diário da República.

“O RSI, enquanto prestação de solidariedade, visa garantir mínimos sociais, protegendo os grupos de maior fragilidade e vulnerabilidade, em situação de pobreza extrema, distinguindo-se de outros apoios e prestações sociais por incluir uma componente de integração e inclusão social”, começa por explicar o Governo, no diploma agora conhecido.
 

 
A taxa de risco de pobreza caiu em 2021, tendo ficado, ainda assim, acima dos níveis pré-pandemia. De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 16,4% das pessoas residentes em Portugal estavam nessa situação, menos dois pontos percentuais do que em 2020.

Já o contributo das transferências sociais (como o subsídio de desemprego e o subsídio de doença) para essa redução cresceu, indica o gabinete de estatísticas esta manhã.
 

 
A Greenvolt anunciou hoje uma emissão de 200 milhões de euros em obrigações passíveis de serem convertidas em ações representativas do seu capital. A emissão vai ser subscrita integralmente por um fundo global de infraestruturas gerido pela Kohlberg Kravis Roberts (KKR).

A KKR pode acionar a opção de conversão de compra das obrigações a partir do final do terceiro ano se o valor das ações da Greenvolt atingir os 10 euros. Se tal acontecer, torna-se acionista da energética portuguesa. A cotada fechou a sessão de quinta-feira a valer 7,87 euros.
 

 
Mário Nogueira, Júlia Azevedo e André Pestana são alguns dos líderes sindicais que esta sexta-feira reúnem com João Costa. A FENPROF é a primeira estrutura sindical a ser recebida pelo ministro da Educação (9h30), seguindo-se, pelas 11H30, o SIPE + FENEI/SINDEP + SPLIU + STOP + FEPECI.

Ao segundo dia das negociações desta terceira ronda, as expetativas são amortecidas pelas declarações dos líderes, estes e outros. João Dias da Silva, da FNE, o primeiro a reunir com o ministro, considerou as propostas poucochinhas. Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF, também foi perentório: “Se razões havia para lutar, razões continuam a existir”. Por seu turno, Júlia Azevedo, presidente do SIPE, disse ao Jornal Económico que a greve vai continuar (ler edição em papel ou digital).
 

 
A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje que discutiu com o primeiro-ministro português o apoio da União Europeia (UE) à Ucrânia e as oportunidades de comércio com o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

“Foi um prazer estar com António Costa. Em antecipação do próximo Conselho Europeu discutimos a competitividade, as oportunidades de comércio entre a UE e o MERCOSUL, assim como o apoio à Ucrânia”, escreveu Ursula von der Leyen na rede social Twitter.
 

 
A ministra do Trabalho anunciou hoje que foram detetados cerca de 300 mil contratos a termo que ultrapassaram o prazo legal, estando a ser preparada uma ação para que as empresas regularizem as situações.

O anúncio foi feito pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a sua intervenção na apresentação, em Lisboa, do “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”, uma iniciativa da Fundação José Neves, onde esteve também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Ministro polaco admite aliança de 40 países para boicote dos Jogos Olímpicos de 2024

A posição do governante polaco surge depois do Comité Olímpico Internacional ter aberto a possibilidade de atletas russos e bielorussos poderem participar em competição, mas com bandeira neutra. O organismo defendeu que nenhum atleta pode ser prejudicado devido ao seu passaporte.

Processo que envolve direção do Benfica em segredo de justiça

Os advogados do Benfica referiram hoje que o processo em que a SAD e membros do Conselho de Administração do mandato 2016-2020 foram constituídos arguidos está em “segredo de justiça” e que a divulgação “pode constituir ilícito criminal”.
Comentários