Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:
Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts
O centro histórico da cidade portuária de Odesa, na Ucrânia, foi declarado património mundial em perigo pela Unesco, em consequência dos bombardeamentos executados pelas forças militares russas. O seu “valor universal excecional” foi reconhecido pela organização cultural das Nações Unidas, contra a posição demonstrada pelo Kremlin.
Segundo noticia a estação britânica “BBC”, a Rússia mostrou-se contra a decisão, referindo que foi tomada com “motivações políticas”.
O Abanca obteve lucros de 217 milhões de euros em 2022, o que representa um crescimento de 41% em termos recorrentes em comparação com 2021, num período em que a instituição financeira registou uma melhoria da margem financeira.
“Os principais fatores que explicam esta evolução são o bom comportamento da margem financeira (+14,2%) e o aumento da prestação de serviços (+9,4%). É ainda de destacar o aumento das vendas de seguros e a contribuição dos serviços de cobrança e pagamento”, indica o banco num comunicado divulgado esta sexta-feira.
A Câmara Municipal do Funchal apresentou o projeto IMPULSO que tem por objetivo apoiar jovens artistas, entre os 18 e os 25 anos, para que possam desenvolver os primeiros projetos artísticos e profissionais em nome próprio.
A diretora do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal, Sandra Nóbrega, referiu que o programa é para “continuar” e “chegar a mais artistas e criadores madeirenses jovens”.
Portugal deverá evitar uma recessão, a par de outras economias europeias, revela o “Dinheiro Vivo” esta sexta-feira, citando um estudo da Moody’s. Numa avaliação à capacidade de pagamento das dívidas, a agência de rating confia na redução da dívida nacional.
De relembrar que, em 2011, pouco tempo antes da troika entrar em Portugal, a Moody’s foi bastante agressiva com Portugal, reduzindo o rating da dívida pública e considerando-a como ‘lixo’. Isto significou, na altura, que as obrigações portuguesas não tinham valor de investimento e que, em caso de investimento, os investidores poderiam não recuperar o dinheiro.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) prepara-se para transferir as responsabilidades do fundo de pensões para a Caixa Geral de Aposentações (CGA), num valor de três mil milhões de euros para os cofres do Estado, revela o “Jornal de Negócios” esta sexta-feira.
A transferência não apresenta impacto no défice e sabe-se que abrange perto de 14 mil pessoas que prestaram serviço entre 2001 e 2005.
A economia espanhola registou um crescimento homólogo de 5,5% em 2022, ao mesmo ritmo da evolução em 2021, o que significa que em dois anos consecutivos, Espanha teve o maior aumento da atividade económica desde 1973.
A evolução do PIB espanhol, publicada esta sexta-feira, confirma um cenário melhor do que aquele que foi antecipado durante grande parte do ano passado e parece afastar os receios de uma recessão, apesar da evolução da economia, em termos trimestrais, ter-se ficado pelos 0,2%, um crescimento semelhante ao terceiro trimestre de 2022 e uma décima acima do previsto.
A fechar a sua segunda semana, a greve distrital, convocada por uma plataforma de oito organizações sindicais: FENPROF, ASPL, Pró-Ordem, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU, chega hoje, 27 de janeiro, ao distrito da Guarda.
A forte mobilização que se regista desde o início (16 de janeiro) com adesões a rondar e até ultrapassar os 90% antecipa para hoje um cenário idêntico ao que se tem vivido nos nove distritos que já foram palco da greve.