[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira, 17 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta sexta-feira.
17 Março 2023, 17h35

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/7ezFgjVSKGbqPsVzZUuOJR?si=MvQGAY9iRDi7jgs_9WnjWw
 
A VIC Properties foi vendida por mais de 670 milhões de euros a um grupo liderado por diversos investidores institucionais e pela atual equipa de gestão da promotora imobiliária.

Em comunicado a VIC Properties revela que a Aggregate chegou a um acordo para vender 100% das ações da empresa, numa transação com um total enterprise value superior a 670 milhões de euros.
 
https://open.spotify.com/episode/6QHtabRCOqaeAxCImLh2MF?si=3ulsTER7TVCwKvEXUo2RPg
 
A função pública está em greve esta sexta-feira, 17 de Março, e pouco depois das 9h00, “algumas escolas já estavam encerradas e hospitais cumpriam os serviços mínimos, nomeadamente, nos internamentos e urgências”, declarou aos jornalistas o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

O sindicalista, que falava à comunicação social junto à entrada do edifício da Segurança Social em Lisboa, fez sobressair que esta adesão “mostra o descontentamento dos trabalhadores” com toda a situação laboral.
 
https://open.spotify.com/episode/64kr8a3uqQQxx0Q969e19U?si=WJluFTg1S1abECpSkT54Fg
 
A inflação voltou a abrandar na zona euro, fixando-se em 8,5% em fevereiro, confirmou esta sexta-feira o Eurostat. Em Portugal, a taxa estabilizou, mas, ao situar-se em 8,6%, acabou por ficar ligeiramente acima da média da área da moeda única.

“A taxa de inflação da zona euro fixou-se em 8,5% em fevereiro de 2023, abaixo dos 8,6% registados em janeiro. Há um ano, a taxa estava em 5,9%”, indica o gabinete de estatísticas.
 
https://open.spotify.com/episode/35ztYu5udmXKpPegt1Dgkz?si=X87GMjo8ThSlTeV7AeSN6g
 
O Sporting CP surpreendeu a Europa do futebol com a eliminação do Arsenal FC, líder da Premier League, e garantiu um lugar no sorteio que tem lugar esta sexta-feira. Frente aos londrinos, os “leões” superaram um “abismo” de 580 milhões de euros em termos da avaliação dos plantéis e para os quartos-de-final, a distância financeira para grande parte dos adversários é muito menor.

Os comandados por Rúben Amorim chegam aos “quartos” da Liga Europa como uma das equipas menos valiosas mas bem posicionada em termos de avaliação face a outros adversários. O site “Transfermarkt” avalia o plantel do Sporting CP em 233 milhões de euros.
 
https://open.spotify.com/episode/7mipAiBqFwELpbsS2k1yQm?si=ddoSr7NwTOK6DalFCcE3aA
 
“Vencer os israelitas e esperar pelo embate dos ‘tubarões’”. Foi assim que o JE perspectivou o que iria ser a difícil missão do SL Benfica no grupo H da Liga dos Campeões desta temporada. Com PSG e Juventus pela frente, seria preciso que as “águias” se superassem para poder atingir os ‘oitavos’. O que aconteceu no final das seis jornadas desse grupo excedeu todas as expectativas: primeiro lugar do grupo para a equipa portuguesa e 61 milhões de euros no “bolso”.

Com a eliminação do Club Brugge, e a garantia de mais 10,6 milhões de euros para as contas da SAD, a próxima meta são os 12,5 milhões de euros que serão adicionados ao chorudo cheque ‘encarnado’ caso as “águias” sigam dos ‘quartos’ para as meias-finais da competição.
 
https://open.spotify.com/episode/1eheNKJymZISbRVmbCGHYu?si=BMp5GWnlRZW1MH9wFxP-ZQ
 
O presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública defendeu hoje ser preciso criar condições de “absoluta legalidade” para os especialistas poderem controlar futuras epidemias, alertando para a importância de aprovar a nova lei de emergência de saúde pública.

Faz três anos no sábado que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou o primeiro estado de emergência em Portugal, 16 dias depois do anúncio dos dois primeiros casos de covid-19 no país, que contemplava o confinamento obrigatório e restrições à circulação na via pública, a não ser que fossem justificados, para prevenir a doença, conter a pandemia, salvar vidas.
 
https://open.spotify.com/episode/06JFSRL0pvQM1NSI4iSv18?si=VYJcXqNQQlC-UWJiQFqn8Q
 
O apoio à renda anunciado ontem, quinta-feira, pelo Executivo de António Costa só irá chegar a um sexto dos inquilinos, que deverão confirmar se existe registo nas Finanças, segundo o “Jornal de Notícias”.

Assim, dos 922 mil arrendamentos, apenas 150 mil serão abrangidos pela inédita medida do Governo, que visa somente contratos anteriores a 15 de março deste ano.
 
https://open.spotify.com/episode/2FPsi8oo0DmYhfMtC5ZXvu?si=1P9ngfh4RcSH3AT6_qZecA
 
Os funcionários públicos vão estar em greve esta sexta-feira, dia 17 de março. A paralisação foi convocada pela Frente Comum e serve para reivindicar o aumento dos salários, numa altura em que os preços têm disparado, mas também a valorização das carreiras e o reforço dos serviços públicos.

“Vai ser uma grande greve da Administração Pública”, antecipava o líder da Frente Comum, Sebastião Santana, no momento do anúncio da paralisação que decorre esta sexta-feira.
 
https://open.spotify.com/episode/3GFS6giVd1NZqYn47qsiE0?si=aJa-G454TyCHKp9omUZbww
 
Durante esta semana foram dois os bancos americanos que causaram grande stress financeiro, com a queda do Sillicon Valley Bank (SVB) e da falência do Signature Bank, o caos financiero instalou-se em torno do First Republic Bank, avança o jornal de “The Wall Street Journal”.

Depois do grande stress em torno do First Republic Bank, o governo norte americano e os grandes bancos do país, incluindo o JPMorgan, o Citigroup, o Bank of America, o Wells Fargo, o Morgan Stanley ou o PNC Financial Services Group, decidiram juntar-se e avançar com um plano para levar a uma inversão da tendência das ações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.