JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 29 de março

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

Bruxelas, Bélgica: 2.503 dólares

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Bélgica decidiu expulsar 21 diplomatas russos do país por suspeitas de espionagem e consequente ameaça à segurança interna, anunciou esta terça-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com um relatório publicado por uma agência noticiosa belga ao qual a “Reuters” teve acesso, os 21 cidadãos de nacionalidade russa trabalhavam na Embaixada da Rússia em Bruxelas e no consulado em Antuérpia.
 

 
O ecossistema das startups nacionais tem apresentado um crescimento imaginável nos últimos anos, melhorando cada vez mais o panorama para quem se lança. Agora, três startups nacionais com o estatuto de unicórnio estão entre as 50 empresas com o crescimento mais rápido dos últimos dois anos.

A Remote, Sword Health e Anchorage Digital conseguiram angariar mais de 100 milhões de dólares em financiamento entre 2020 e 2021, de acordo com o ranking da Rows, o que permitiu que, em conjunto, atingissem um financiamento de 1,2 mil milhões de dólares e uma avaliação de seis mil milhões de dólares.
 

 
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidiu prolongar as medidas extraordinárias para os sectores elétricos e do gás natural, aprovadas em novembro de 2021, cujo objetivo é atenuar o impacto, considerado “negativo”, dos preços máximos históricos verificados nos mercados ibéricos grossistas de energia.

Em comunicado, a entidade explica que “após uma consulta de interessados aos agentes do sector”, decidiu prolongar as medidas já existentes que visam “assegurar uma maior flexibilidade da atividade de comercialização de energia em mercado e evitar custos e riscos acrescidos para os consumidores”.
 

 
Roman Abramovich está presente nas negociações de paz entre a Rússia e Ucrânia que decorrem desde ontem e até amanhã na Ucrânia, avança a agência “Reuters” esta terça-feira, 29 de março, citando fontes próximas deste processo.

O milionário russo já tinha estado envolvido na primeira ronda de negociações entre Kiev e Moscovo no início do mês de março. Uma informação que foi confirmada na altura pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “De facto, ele [Abramovich] esteve envolvido na fase inicial”, referiu o diplomata.
 

 
Os cerca de 5.100 trabalhadores da Autoeuropa iniciam hoje a votação do novo pré-acordo laboral que prevê a manutenção do prémio de objetivos e aumentos salariais de 2% nos próximos dois anos, num valor mínimo de 30 euros.

O novo pré-acordo laboral da fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela, no distrito de Setúbal, não só garante o prémio anual por objetivos, que foi de cerca de 1.400 euros nos últimos dois anos, como aumentos salariais de 2% para os próximos dois anos e um aumento mínimo de 30 euros em 2022.
 

 
O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro confirmou hoje à Lusa que será candidato a presidente do partido nas próximas eleições diretas, marcadas para 28 de maio.

“Após algum tempo de reflexão pessoal e política, tomei a decisão de me candidatar a presidente do PSD”, anunciou Luís Montenegro, numa declaração à Lusa.

O antigo líder parlamentar social-democrata disse ter tomado a decisão depois de “escutar muitos militantes, autarcas e cidadãos e após ter recebido incentivos e sugestões vindos de dentro e de fora do PSD”.
 

 
A Força Aérea da Ucrânia informou ter abatido 17 alvos aéreos “inimigos” nas últimas 24 horas, incluindo oito aviões e três helicópteros.

“A força aérea atingiu 17 alvos aéreos: oito aviões, três helicópteros, quatro veículos aéreos não tripulados [drones] e dois mísseis de cruzeiro”, pode ler-se numa publicação na rede social Facebook.
 

 
A TAP perdeu quota de passageiros no aeroporto de Lisboa no último trimestre do ano passado face ao homólogo de 2020, de acordo com o boletim estatístico trimestral desse período publicado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Segundo este documento, a TAP passou de uma quota de 51% de passageiros no aeroporto Humberto Delgado para 46%, uma queda de cinco pontos percentuais.
 

 
O travão que o Banco de Portugal vai impor nos prazos do crédito, a partir de 1 de abril, vai sentir-se na carteira das famílias. Para quem tem idade até ou igual a 30 anos não muda praticamente nada, mas para os restantes a prestação da casa vai aumentar. De acordo com uma análise da BA&N Research Unit, divulgada esta terça-feira, a subida vai ser de até 12%.

O regulador liderado por Mário Centeno definiu que os novos créditos para a compra de casa terão uma maturidade máxima de 40 anos para os clientes bancários com idade igual ou inferior a 30 anos, enquanto os contratos com clientes entre os 30 e os 35 anos terão um prazo máximo de 37 anos. Já para os mutuários com idade superior a 35 anos, a maturidade máxima do financiamento do banco recua para 35 anos. E isto vai traduzir-se num aumento da prestação da casa.
 

 
Portugal tenta hoje a qualificação para o oitavo Mundial de Futebol da sua história, prova que Portugal não falha desde 2002. Caso a Seleção consiga a proeza de se sagrar campeão do mundo no Catar, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) poderá ganhar um prémio monetário superior a 56 milhões de euros.

Mas vamos por partes. Primeiro, a Macedónia. A seleção que eliminou de forma absolutamente surpreendente o atual campeão da Europa tenta esta terça-feira a derradeira surpresa: chegar ao Mundial depois de eliminar os dois últimos campeões da Europa. E até para esse feito, há uma verba envolvida: 500 mil euros para todos os convocados, uma prenda do Governo para a Macedónia caso consiga chegar ao Catar via Portugal.
 

 
A Ryanair vai iniciar esta terça-feira as suas operações aéreas na Madeira, com voos de chegada e partida do Aeroporto Cristiano Ronaldo.

O primeiro voo chega esta terça-feira à tarde, proveniente de Nuremberga, na Alemanha.

No total a companhia aérea, que tem dois aviões baseados no Aeroporto da Madeira, vai oferecer no verão IATA de 2022 (de 27 de março a 29 de outubro) um total de dez rotas em sete países, nomeadamente Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Irlanda, Itália e Bélgica.

Recomendadas

Reabilitação do Centro Municipal de Desportos Náuticos de Coimbra já foi consignada

A primeira fase de reabilitação dos pavilhões do Centro Municipal de Desportos Náuticos de Coimbra, orçada em 338 mil euros, foi consignada hoje, revelou o município.

Mundial2022: Qatar retifica que morreram 40 trabalhadores nas obras dos estádios

Um porta-voz do Campeonato do Mundo de Futebol do Qatar retificou hoje o número anteriormente anunciado por um responsável de trabalhadores mortos na construção dos estádios para a competição, de “entre 400 e 500” para 40.

Mundial 2022. Qatar assume a morte de “entre 400 a 500” trabalhadores migrantes

“A estimativa é de cerca de 400” mortes de trabalhadores migrantes na construção dos estádios, de acordo com as declarações do principal responsável pela coordenação entre entidades públicas e privadas na construção dos estádios da competição. Estes números contradizem as estimativas de que terão morrido milhares de trabalhadores.
Comentários