JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 17 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Ucrânia poderá receber empréstimos, doações e verbas de oligarcas russos apreendidas para ajudar a custear a reconstrução do país após a invasão lançada pela Rússia, de acordo com um plano de reconstrução da União Europeia (UE) consultado pelo “The Guardian”.

No plano elaborado em Bruxelas, a Comissão Europeia (CE) afirma que o governo ucraniano terá de contrair empréstimos para pagar a reconstrução do país, devastado pelos conflitos após quase três meses de guerra. A outra parcela dos fundos necessários para reconstruir casas, escolas, estradas, ferrovias, aeroportos e pontes destruídas, serão atribuídas a Kiev através de subsídios não reembolsáveis dos Estados-membros da UE.
 

 
O PCP acredita que a adesão da Suécia e Finlândia à NATO poderá traduzir-se num agravamento da tensão na Europa, reagindo esta terça-feira ao anúncio dos dois países num comunicado onde também condena a escalada de guerra e militarismo em curso.

“O anunciado alargamento da NATO à Finlândia e à Suécia, não só não traz segurança, como representa um sério agravamento da tensão na Europa e no plano internacional”, consideram os comunistas.
 

 
O governo britânico está preocupado que a aquisição de 4,25 mil milhões de libras (5,1 mil milhões de euros) do Chelsea possa cair por terra, caso Roman Abramovich, o ainda dono do clube inglês, recuse aprovar a venda por exigir ser ressarcido com 1,6 mil milhões de libras (1,9 mil milhões de euros) — valor que emprestou ao emblema londrino após assumir a presidência em 2003.

Segundo o “The Guardian”, o governo britânico quer garantir que nenhuma das verbas envolvidas no processo de aquisição do Chelsea, encabeçadas pelo empresário norte-americano, Todd Boehly, acabem nas contas de Abramovich. A licença especial atribuída aos ‘blues’, na sequência do congelamento de ativos do oligarca russo, expira em 31 de maio, aumentando as preocupações sobre o cumprimento do prazo para a venda ser concluída.
 

 
A Vodafone Portugal anunciou esta terça-feira as receitas totais do grupo subiram 7% para 1.160 milhões de euros no ano fiscal de 2021-2022 (abril de 2021 e março de 2022).

Já as receitas de serviço ascenderam a 1.061 milhões de euros no final de março, o que representa um crescimento de 7,2% face ao período homólogo.
 

 
O Thales Group assinou um acordo com a Sonae Investment Management para adquirir a Maxive Cybersecurity, holding criada em 2020 que agrega duas das principais empresas europeias de cibersegurança MSSP, a S21sec e a Excellium. A aquisição planeada, que deverá rondar os 120 milhões de euros – com um ganho da ordem dos 63 milhões – “é um importante passo para a S21sec no mercado altamente dinâmico dos serviços de consultoria e gestão de cibersegurança, que prevê um crescimento de aproximadamente 10% entre 2020 e 2025”, revela o grupo adquirente em comunicado.

As atividades de cibersegurança da Thales representam mil milhões de euros em vendas anuais. O grupo está envolvido a todos os níveis da cadeia de ciber valor, oferecendo soluções que vão desde a avaliação de riscos à proteção de infraestruturas críticas, apoiadas por capacidades abrangentes de deteção e resposta a ameaças. O grupo desenvolveu três famílias de produtos e serviços chave: a plataforma Cybels, uma plataforma completa de serviços de cibersegurança, incluindo avaliação de risco, formação e simulação, e deteção e resposta a ciberataques; produtos soberanos, incluindo encriptadores e sensores para proteger sistemas de informação críticos e a gama de produtos CypherTrust para satisfazer os requisitos de proteção de dados, segurança na cloud e controlo de acesso.
 

 
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, mudou as suas palavras nas últimas horas, admitindo já não concordar com a adesão da Suécia e Finlândia à NATO, avança a “BBC”.

No domingo, o presidente finlandês tinha assegurado que a Turquia apoiava a adesão à Aliança Atlântica durante uma conversa telefónica no passado mês de abril. No entanto, parece que Erdogan mudou de opinião quando se confirmou o pedido de adesão da Suécia.
 

 
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, saudou a retirada de 264 militares da fábrica Azovstal na cidade de Mariupol na segunda-feira à noite, na sequência do cessar-fogo acordado com Moscovo.

A retirada foi possível “graças às ações dos militares ucranianos, das Forças Armadas da Ucrânia, dos serviços de informação, da equipa de negociação, do Comité Internacional da Cruz Vermelha e das Nações Unidas (…). Entre eles estão feridos graves, que estão a receber ajuda médica”, sublinhou.
 

 
Os EUA asseguraram hoje que a NATO é uma aliança de defesa que “não representa uma ameaça para nenhuma nação, incluindo a Rússia”, enquanto o Reino Unido defendeu a entrada “o mais depressa possível” da Suécia e Finlândia na organização.

O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA (Pentágono), John Kirby, sublinhou, em conferência de imprensa, que nem o Presidente russo, Vladimir Putin, nem qualquer outra nação [fora da Aliança Atlântica] pode vetar a adesão de um país à NATO.
 

 
As receitas de petróleo da Rússia dispararam 50% este ano, isto apesar das sanções aprovadas pelos Estados Unidos da América e pelo Reino Unido.

Apesar da sua vontade de reduzir a dependência do petróleo russo, a União Europeia manteve-se como o principal mercado das exportações russas em abril, pesando 43% no total.
 

 
O Governo divulgou um comunicado onde saúda a Finlândia e a Suécia pelos passos dados na adesão à NATO. O Executivo defende que a entrada dos países será um bom reforço da Aliança Atlântica.

“O Governo Português congratula-se com a decisão dos Governos da Finlândia e da Suécia, que decidiram solicitar a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), uma decisão democrática e soberana dos dois países que decorre do novo contexto de segurança”, diz o executivo de António Costa.

Recomendadas

Portugal goleia França por 8-2 e lidera Liga Europeia de futebol de praia

A seleção portuguesa de futebol de praia goleou hoje a congénere francesa, por 8-2, na segunda jornada do grupo A da Liga Europeia da especialidade.

Wimbledon: Nadal bate Sonego e apura-se para os oitavos de final

O tenista espanhol Rafael Nadal, número quatro mundial e recordista de ‘Grand Slams’, apurou-se hoje para os oitavos de final de Wimbledon, o terceiro ‘major’ da temporada, ao eliminar o italiano Lorenzo Sonego em três ‘sets’.

Félix da Costa foi segundo em Marraquexe na Fórmula E

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) foi hoje segundo classificado na 10.ª prova do Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, disputada em Marraquexe, Marrocos.
Comentários