JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 14 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira, 14 de dezembro.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

Portugal registou mais 3.591 casos positivos de Covid-19, totalizando 1.200.193 casos de infeção desde o início da pandemia no país, e 14 mortes, que perfazem 18.687 óbitos ao todo, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta terça-feira, 14 de dezembro.

A região Norte somou mais 1.148 casos e cinco mortes, o Centro teve mais 792 novos casos e quatro mortes, Lisboa e Vale do Tejo teve mais 1.159 e um óbito, o Alentejo teve mais 98 casos, e o Algarve teve 211 novos casos e três mortes. Os Açores tiveram mais 13 casos positivos, enquanto que a Madeira teve mais 170 e uma morte.

O Governo considera que a nova refinaria de lítio em Portugal faz mais sentido no norte do que no sul do país.

“A localização a ser escolhida é, naturalmente, pelos empreendedores. Parece fazer mais sentido a norte do que a sul, uma vez que apesar de também este projeto ter que importar lítio para poder funcionar em pleno, naturalmente que a norte parece mais bem localizada do que a sul, e quanto mais no interior do país, melhor. Mas essa é uma questão a que os investidores saberão responder”, disse o ministro do Ambiente esta terça-feira, 14 de dezembro, à margem da cerimónia da apresentação da refinaria de lítio que a Galp e os suecos da Northvolt querem construir em Portugal.

Manuel Pinho ficou hoje detido após interrogatório, revelou o seu advogado Sá Fernandes.

“É um dia triste para a justiça portuguesa”, disse o causídico esta terça-feira, 14 de dezembro, à saída do Departamento Central de Investigação de Ação Penal (DCIAP) em Lisboa.

O ex-banqueiro, atualmente detido na África do Sul, admitiu que não tem intenção de voltar a Portugal, onde lhe aguarda uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses. “Não vou regressar a Portugal”, disse João Rendeiro.

Neste momento, a Polícia Judiciária e a justiça portuguesa aguardam notícias sobre a extradição de Rendeiro.

O novo calendário escolar para o corrente ano letivo já foi publicado em Diário da República. Este novo calendário já acomoda as alterações que o Conselho de Ministros instituiu para a primeira semana de janeiro, quando também colocou a obrigatoriedade do teletrabalho.

Desta forma, a interrupção das atividades letivas acontece no próximo dia 20 de dezembro e terminam a 7 de dezembro, estando as crianças de férias durante estes dias.

A Galp e os suecos da Northvolt anunciaram hoje um investimento de 700 milhões de euros numa refinaria de lítio em Portugal.

Esta central vai ter uma capacidade de produção anual de até 35 mil toneladas de hidróxido de lítio, usado na produção de baterias de ião de lítio para carros elétricos.

O antigo coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, foi escolhido como personalidade do ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP).

Em comunicado, a AIEP diz que escolheu o vice-almirante “como vencedor da 32ª edição Prémio Personalidade do Ano – Martha de la Cal”. “O galardão tem como objetivo distinguir a pessoa ou a instituição que mais contribuiu para promover a imagem de Portugal no estrangeiro durante o ano”, explica a Associação.

Os advogados de defesa de João Rendeiro vão solicitar a transferência do ex-banqueiro para outra prisão na África do Sul. A defesa disse à Agência Lusa que o ex-banqueiro recebeu ameaças de morte enquanto passou o dia e a noite numa prisão conhecida pela violência e pela sobrelotação.

“Vamos pedir a transferência” de Rendeiro, disse a advogada June Marks. “Como resultado das notícias, ele está a receber ameaças de morte”, apontou Marks, adiantando que os “prisioneiros ouvem as notícias na rádio”.

O presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, numa entrevista à CNN Portugal esta segunda-feira à noite, garantiu que a empresa em Portugal não está à venda. “O nosso acionista já o disse publicamente, a Altice Portugal não está à venda. O ativo português não está à venda”, disse Alexandre Fonseca.

Numa entrevista sobre o 5G, o CEO da Altice Portugal disse que este é “um tema que já foi desmistificado e clarificado pelos nossos próprios acionistas, que estão satisfeitos com a operação em Portugal”.

João Rendeiro tinha prevista uma audição para esta terça-feira de manhã, mas foi adiada, revela hoje a “Rádio Renascença”.

Segundo a sua advogada, June Marks, o banqueiro só poderá ser ouvido esta tarde ou na quarta-feira.

Recomendadas

Compra de carros de luxo pela TAP “é um problema de bom senso”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

“Já falei em relação a várias entidades públicas no passado e em relação à distribuição de dividendos e em relação aos salários e entendo que quando se está num período de dificuldade deve fazer-se um esforço para dar o exemplo de contenção”, defendeu hoje Marcelo Rebelo de Sousa.

Albergaria investe 3,7 milhões de euros na zona industrial para captar investimento e criar emprego

O município “tem realizado um forte investimento no desenvolvimento económico, dinamizando o sector empresarial e a economia local” nos últimos anos, segundo António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

SIC: Alargamento da dedução dos juros da habitação em sede de IRS poderá abranger mais de 660 mil famílias

Segundo a SIC Notícias, se a medida for incluída no Orçamento do próximo ano, como se espera, poderá abranger mais de 660 mil famílias. 
Comentários