[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 24 de maio

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.
24 Maio 2022, 15h40

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/7z5ak7KJSOQC2ESqHsju5V?si=wD8ZQWwiQ261jjt_9T1Dug
 
Um vídeo partilhado no Twitter pelo político russo da oposição Lubov Sobol mostra uma grande multidão a entoar em uníssono mensagens antiguerra contra a invasão da Ucrânia ordenada por Vladimir Putin.

Numa clara afronta ao Kremlin, os espectadores gritaram “f***-** a guerra” repetidamente em russo, aludindo à guerra em curso na Ucrânia desde o dia 24 de fevereiro.
 
https://open.spotify.com/episode/7x6xX0CvtQc33UsPj27ncS?si=CbwilPBQQYS_fu0xWN8b_w
 
Começaram como uma ideia, mas pouco a pouco as moedas digitais oficiais têm vindo a ganhar forma, sendo a sua existência cada vez mais uma realidade.

Está a ser desenhado o plano para a sua criação na zona euro, mas também nos EUA, procurando assim responder à crescente procura dos consumidores por pagamentos digitais, mais rápidos e seguros. Mas as chamadas “govcoins” podem levantar problemas de privacidade e de inclusão, além de poderem pôr em causa a viabilidade da banca tradicional.
 
https://open.spotify.com/episode/2UC4a0oEKMqIShCFgiVdC3?si=3gFvVSLpQTe0vR2SjXYVZw
 
Jair Bolsonaro demitiu o terceiro presidente da Petrobras desde que está no cargo. José Mauro Ferreira Coelho aguentou apenas 40 dias no cargo.

O Governo brasileiro já nomeou Caio Mário Paes de Andrade, adjunto do ministro da Economia Paulo Guedes, para liderar a petrolífera estatal, segundo a “Globo”.
 
https://open.spotify.com/episode/0c4Bhz1xxaGZ66jM28fN0J?si=kY48PkR1RaquJ54llDRjAA
 
O primeiro-ministro desloca-se domingo e segunda-feira a Hannover, na Alemanha, onde, em conjunto com o chanceler alemão, Olaf Scholz, irá inaugurar a feira industrial da cidade, que escolheu este ano Portugal como país parceiro.

Em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro informa que António Costa “estará nos dias 29 (domingo) e 30 de maio (segunda-feira) na Hannover Messe’22, a maior feira da indústria do mundo que conta, este ano, com Portugal como país parceiro”.
 
https://open.spotify.com/episode/5hXm5a5BHWE4G2ra4OpEX6?si=rBSbhOwGQiGNzxG7xKX2YA
 
O trabalhador médio português leva para casa, todos os meses, 72% do seu salário bruto, o que significa que o Estado fica com 28% em impostos e contribuições para a Segurança Social. Estas estatísticas constam do relatório “Taxing Wages 2022”, que foi divulgado esta terça-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

No último ano, o trabalhador solteiro médio dos países da OCDE recebeu, ao fim do mês, 75,4% do seu salário bruto, isto é, já depois de lhe terem sido descontados os impostos e as contribuições sociais, o que significa que o Estado ficou, regra geral, com uma fatia de 24,6%.
 
https://open.spotify.com/episode/4Whpp7xXDtGogRP2izRmdt?si=VbmttB3RQ4SHEEYioLYBbw
 
A Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público estão a realizar dezenas de buscas em todo país esta terça-feira, 24 de maio. Em causa, estão suspeitas de desvios de fundos europeus no valor de milhões de euros, revela hoje a “CNN Portugal.”

As buscas estão a ser realizadas de norte a sul do país a empresas e a casas de empresários suspeitos de se terem candidato a fundos comunitários com base em informações falsas, desviando o dinheiro que se destinava a investimentos em vários sectores.
 
https://open.spotify.com/episode/61JpGG7fmHwymm50SYKbRO?si=JKLDctP7Ql6Vn7kfcYxnGQ
 
Da Rússia chegam informações que o presidente russo foi operado a um cancro na semana passada e com “sucesso”. Não foi revelado qual o tipo de cancro, nem o tipo de intervenção.

A informação foi revelada num canal da oposição russa no Telegram, General SVR, citado pelo britânico “Mirror” na segunda-feira.
 
https://open.spotify.com/episode/36ork6jDslzfdiyqgu5Icu?si=SXLG0nnxQY-Ycy-uWMqbIg
 
A justiça portuguesa mandou devolver à Sonangol cerca de 83 milhões de euros que tinham sido arrestados à Esperaza Holding, empresa que juntava a petrolífera estatal angolana e a Exem Energy, de Isabel dos Santos. O juiz Ivo Rosa decidiu que os 83 milhões de euros, congelados numa conta de uma empresa de Isabel dos Santos, devem ser devolvidos à Sonangol.

O caso remonta a dezembro de 2021, na sequência de uma solicitação da Esperaza, que requereu a revogação da apreensão dos saldos que detinha na sua conta, no valor de quase 83 milhões de euros.
 
https://open.spotify.com/episode/0cJJBRsMAlrqYhW8NorZPy?si=Axp35jAgTSWwKwfDlQr91Q
 
As farmácias voltam a fazer testes gratuitos à covid-19, desde que sejam prescritos, uma medida do Ministério da Saúde prevista entrar hoje em vigor perante a elevada incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2.

Os testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional serão gratuitos até ao final de junho, nos casos que tenham sido prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde, ao contrário do anterior regime que terminou no final de abril, que previa a comparticipação à generalidade da população.
 
https://open.spotify.com/episode/2Lz7nw22xrL9EdzLg3arDs?si=HbKEfrMcTNixaC8k2I4sDg
 
Os deputados aprovaram esta segunda-feira uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) do Livre que prevê o reforço das juntas médicas de avaliação de pessoas com deficiência, com vista à eliminação das listas de espera.

“Em 2022, o Governo investe no aumento e reforço das juntas médicas de avaliação da incapacidade de pessoas com deficiência, tendo em vista a eliminar o atual passivo de processos em lista de espera e a capacitá-las a cumprir os prazos definidos no Decreto-Lei n.º 202/96, de 23 de outubro, na sua redação atual”, refere a iniciativa do Livre, aprovada por unanimidade na votação na especialidade do OE2022 na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no parlamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.