JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 7 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, acusou a Rússia de usar alimentos como “um míssil furtivo contra países em desenvolvimento” e culpou o Kremlin pela iminente crise global de alimentos, o que levou o embaixador de Moscovo na ONU a abandonar a reunião do conselho de segurança.

Michel dirigiu-se ao embaixador russo Vassily Nebenzia diretamente, segundo o “The Guardian”, e disse que viu milhões de toneladas de grãos e trigo presos em contentores e navios no porto ucraniano de Odesa há algumas semanas “por causa de navios de guerra russos no Mar Negro”.
 

 
A ministra da Saúde, Marta Temido, avançou, esta terça-feira, que o número de infetados pela varíola dos macacos subiu para 166, tendo o país somado mais 13 casos de Monkeypox nas últimas 24 horas.

“Temos 166 casos e continuamos, sobretudo, com a preocupação do acompanhamento deste utentes”, disse Marta Temido. Os últimos dados da Direção Geral de Saúde (DGS), divulgados ontem, davam conta de 153 casos.
 

 
O Chega deu entrada esta terça-feira com um projeto de lei que pretende alterar a Carta de Direitos Fundamentais na Era Digital por considerar que o combate eficaz à desinformação “não poderá ser feito com o recurso à limitação da liberdade de expressão dos cidadãos”, segundo o comunicado.

O partido relembra que aquando da aprovação do documento em 2021 se levantaram questões sobre a sua constitucionalidade, levando mesmo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a pedir a sua fiscalização sucessiva ao Tribunal Constitucional, levando a Provedora de Justiça a tecer críticas a alguns artigos, referindo que “nada pode ou deve ser feito que contribua para que o indivíduo se sinta inibido de exercer a sua liberdade de expressão e de informação no ambiente em linha, com medo de ser censurado ou intimidado”, cita o documento.
 

 
Um tribunal nos Estados Unidos emitiu mandatos de apreensão para dois aviões de luxo da propriedade do oligarca russo, ex-dono do Chelsea FC, Roman Abramovich, na sequência das sanções aplicadas à Rússia, enquanto continua a invasão à Ucrânia, avança a “Reuters”. Uma das aeronaves está avaliada em 327,7 milhões de euros.

Um funcionário do Departamento de Justiça norte-americano, citado pela “Reuters”, afirmou que o Boeing 787 Dreamliner, avaliado em 350 milhões de dólares (327,7 milhões de euros) e o Gulfstream G650 ER de 60 milhões de dólares (56,1 milhões de euros) ainda não estão sob custódia dos EUA, nem detalhou se têm conhecimento sobre o paradeiro das aeronaves.
 

 
A Euronext apresentou esta terça-feira um novo projeto chamado Tech Leaders (“líderes tecnológicos”) para permitir o desenvolvimento das empresas tecnológicas europeias, no qual estão envolvidas duas portuguesas: a EDP Renováveis e a Greenvolt.

A iniciativa vai refletir-se no lançamento de um novo índice composto para o sector da tecnologia, provavelmente, já no início de julho.
 

 
O Japão vai adotar novas sanções contra Moscovo, na sequência da invasão da Ucrânia, penalizando bancos e a exportação de bens que contribuam para reforçar infraestruturas industriais russas, anunciaram hoje as autoridades nipónicas.

A decisão do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês vai afetar duas instituições bancárias da Rússia, o Banco de Crédito de Moscovo e o Banco Agrícola da Rússia, e o Banco de Desenvolvimento e Reconstrução da Bielorrússia, país aliado de Moscovo.
 

 
“Relativamente a Portugal, nós na Swissport somos resilientes e estamos neste processo de negociações com a GroundForce há mais de um ano”, explicou ao Jornal Económico, no aeroporto de Zurique, o presidente e CEO da Swissport, Warwick Brady, admitindo que “outras companhias de handling já tivessem desistido nesta altura. E a verdade é que muitas desistiram. Mas isso é uma longa história…”, diz o CEO.

“Pensamos que o Governo e a TAP querem chegar a um compromisso para que sejam envolvidos neste sector do handling os melhores operadores, de forma a que o mercado possa ser desenvolvido em todo o seu potencial”, comenta o CEO.
 

 
O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, considerou hoje “credível” a informação segundo a qual a Rússia “rouba” as exportações de cereais ucranianos, bloqueadas por causa do conflito, “para vendê-los para seu próprio lucro”.

“Há relatos confiáveis de que a Rússia está a roubar as exportações de grãos da Ucrânia para vender para o seu próprio lucro”, disse Blinken numa conferência do Departamento de Estado sobre insegurança alimentar decorrente da invasão russa da Ucrânia, acusando o presidente russo, Vladimir Putin, de “chantagem” para que as sanções internacionais fossem suspensas contra a invasão.
 

 
Quanto se terá de investir no aeroporto em Lisboa para ter um hub forte para a TAP? O Jornal Económico colocou a questão em Zurique ao presidente e CEO da Swissport, Warwick Brady, para quem a questão fundamental não está no montante a investir mas na eficiência de gestão. “Creio que a ANA e a Vinci continuam a investir no aeroporto de Lisboa e que a TAP também investe”, refere o CEO, explicando que a questão resume-se a “tornar a infraestrutura adaptada ao seu nível de utilização.

Não estamos a falar de necessidade de investimento massivas. Apenas precisamos é que a infraestrutura funcione com eficiência”, comenta. Mais relevante ainda – diz – é que “a TAP reconhece que nós, a Swissport, somos a melhor solução para eles na GroundForce”, porque “sabem bem que nós somos a Apple ou a Microsoft do handling”.
 

 
A governadora do estado de Nova Iorque assinou esta segunda-feira um pacote legislativo que visa um maior controlo no acesso às armas, incluindo um aumento da idade mínima na compra de armas semiautomáticas e limites à compra de coletes à prova de bala.

A legislação foi aprovada pelo Senado estatal nova-iorquino na passada quinta-feira e surge menos de um mês depois de um atentado que vitimou dez pessoas num supermercado em Buffalo, no norte do estado.

Recomendadas

Boxista Floyd ‘Money’ Mayweather esbanjou fortuna de mil milhões?

Jake Paul denunciou a situação dias depois de o irmão, Logan Paul, ter afirmado que Mayweather lhe deve dinheiro desde o último combate entre os dois.

Treinadora conta como salvou atleta na piscina: “foi o mergulho mais rápido da minha vida”

Andrea Fuentes lembrou a rapidez com que foi obrigada a atuar e criticou de forma veemente a atuação dos salva-vidas. Tudo aconteceu nos Mundiais de Natação.

Cristiano Ronaldo quer sair do Manchester United e o Bayern pode ser o destino

Dificuldade do clube em conseguir reforços no mercado de transferências levou Ronaldo a pedir ao agente Jorge Mendes que arranje uma solução, de acordo com a edição impressa desta sexta-feira do jornal “Record”.
Comentários