JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
O presidente ucraniano agradeceu hoje a Portugal o apoio dado à candidatura da Ucrânia à União Europeia.

“Tive uma conversa com o primeiro-ministro António Costa. Agradeci o apoio dado por conceder à Ucrânia o estatuto de candidato de adesão à UE. Combinámos em usar a experiência de Portugal na nossa aproximação à UE”, anunciou hoje Volodymir Zelensky nas redes sociais.
 

 
O número de desempregados inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a recuar, tendo atingido mínimos de 2003 (ano em que começa a atual série estatística).

De acordo com os dados divulgados esta terça-feira, em maio, havia 296.394 indivíduos desempregados em Portugal, menos 26,3% do que há um ano e menos 5,7% do que no mês anterior.
 

 
A construtora Mota-Engil adjudicou à sua comparticipada no México um contrato de 580 milhões de euros para um projeto que inclui a construção, operação e manutenção de 55km de estrada na cidade de Nayarit, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta terça-feira, 21 de junho.

Este projeto será dividido entre 26km de de construção de greenfield, 18km de obras a concluir e 11km de reabilitação inicial.
 

 
Portugal encontra-se entre os 10 países do mundo que vai atrair mais milionários este ano, segundo um estudo da consultora Henley&Partners.

O ranking é liderado pelos Emirados Árabes Unidos que vai receber este ano quatro mil indíviduos com elevado valor líquido (HNWIs, na sigla em inglês), com uma fortuna superior a um milhão de dólares. Segue-se a Austrália (3.500) e Singapura (2.800).
 

 
A vice-ministra da Defesa ucraniana afirmou que o Kremlin ordenou aos militares russos que conquistassem toda a região de Lugansk, no leste da Ucrânia, até domingo.

Em comentários transmitidos pela televisão ucraniana, Hanna Maliar disse que, “sem exagero, batalhas decisivas estão a ocorrer” na região, onde as forças da Ucrânia estão a tentar evitar serem cercadas, apesar de as tropas russas a controlarem cerca de 95% de Lugansk, foco da ofensiva russa nas últimas semanas.
 

 
O Ministério Público (MP) requereu à juíza Margarida Alves que interrogue José Sócrates sobre as viagens que tem feito ao Brasil. Pedro Delille, advogado do ex-governante, revelou que ainda não tinha sido notificado do requerimento, mas que já teve conhecimento do mesmo através da plataforma Citius, tendo criticado o facto de o MP querer que a juíza de julgamento interrogue José Sócrates sobre as viagens ao Brasil num “processo que está suspenso devido aos recursos pendentes”.

Pedro Delille salientou também que “José Sócrates não tem Termo de Identidade e Residência [TIR]” em qualquer processo.
 

 
Na última década, os salários em Portugal aumentaram apenas para os menos qualificados e… pouco, enquanto os trabalhadores com formação superior viram diminuir os rendimento do trabalho – esta é uma das principais conclusões da edição 2022 do Estado da Nação sobre Educação, Emprego e Competências em Portugal apresentado esta terça-feira, 21 de junho no evento anual da Fundação José Neves (veja aqui a transmissão em direto desse evento).

Entre 2011 e 2019, os salários dos portugueses com o ensino superior caíram 11%, o que se traduz numa diminuição dos ganhos associados a mais educação. “Continuar a estudar compensa, mas Portugal arrisca-se a comprometer os incentivos das gerações vindouras a prosseguir os estudos”, revela o relatório.
 

 
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o sector da saúde enfrenta graves problemas, numa altura em que diferentes unidades hospitalares de urgência anunciam suspensão de serviços.

“O problema que se poe é o seguinte: na saúde existem problemas urgentes e que exigem como uma febre um medicamento para debelar a febre, depois há problemas de fundo. A febre é um sintoma e esses problemas de fundo exigem respostas de fundo, quer em investimento, quer em gestão, quer em recursos humanos e tem de ser vista em conjunto”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa a partir da Gulbenkian.
 

 
Os acionistas da Sporting SAD reúnem-se no próximo dia 12 de Julho de 2022, em Assembleia Geral Extraordinária, para alterar as condições do vencimento antecipado das duas emissões que foram recompradas ao BCP.

A AG tem dois pontos em agenda. Um é deliberar sobre a proposta de modificação dos termos e condições da emissão designada por Valores Sporting 2010, “com o ISIN PTSCP1ZM0001”, alterando as condições de vencimento antecipado por opção do titular dos VMOC Valores Sporting 2010.

Recomendadas

Christian Eriksen vai ser jogador do Manchester United

O internacional dinamarquês terminou contrato com o Brentford e tem acordo verbal com os ‘red devils’ para ser reforço a “custo zero” neste mercado de transferências .

Oficial: João Moutinho decidiu o seu futuro e continua no Wolverhampton

O médio português estava sem clube depois de o contrato terminar na semana passada, mas hoje foi anunciado novo acordo, com o internacional português a permanecer na equipa do Wolves.

Manchester City reforça-se em Leeds: Kalvin Phillips custa 49 milhões de euros

Os ‘Sky Blues’ pagam 49 milhões de euros pelo seu quarto reforço neste mercado de transferências. Desta vez, contratam um jogador internacional por Inglaterra.
Comentários