JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 28 de junho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
A Repsol e a Kraft Heinz chegaram a um acordo virtual de compra de energia (VPPA) a longo prazo, ao abrigo do qual a empresa multienergética fornecerá eletricidade 100% renovável gerada por 34,2 MW de capacidade instalada, anunciou a gasolineira espanhola em comunicado.

“Este é o primeiro investimento em energia eólica assinado pela empresa multinacional de alimentos e bebidas, uma das maiores do mundo”, diz a Repsol.
 

 
O Governo decidiu atualizar as tabelas de retenção na fonte de IRS, uma vez que o Orçamento do Estado para 2022, que entra em vigor esta terça-feira, prevê um aumento extraordinário das pensões até 1.108 euros. A partir de julho, as pensões até 720 euros vão ficar, assim, dispensadas de retenção de imposto.

“Considerando [que a] lei do Orçamento do Estado para o ano de 2022 prevê no seu artigo 63.º uma atualização extraordinária das pensões, com efeitos a 1 de janeiro de 2022, importa a correspondente atualização da tabela de retenção na fonte de IRS”, lê-se no despacho publicado esta terça-feira. Esse diploma já está, entretanto, em vigor, mas as mudanças que dele constam só serão aplicadas às pensões pagas ou colocadas à disposição a a partir de 1 de julho.
 

 
A Lituânia deu conta esta terça-feira, 28 de junho, de ataques direcionados aos portais do governo, bem como a algumas das maiores empresas do país, segundo confirmou o ministério da Defesa do país. Os ataques já foram, entretanto, reivindicados por um grupo de piratas informáticos pró-Rússia, conhecido como Killnet.

Os hackers estiveram focados em condicionar, em parte, a rede de comunicações para funcionários do governo lituano, a ‘Secure Data Transfer Network’, construída precisamente para resistir a guerras e outras crises de cariz nacional.
 

 
Christine Lagarde garante que o Banco Central Europeu (BCE) tudo fará para assegurar a correta transmissão da política monetária, reforçando a necessidade de evitar uma fragmentação entre as dívidas soberanas dos Estados-membros da moeda única, e de manter o gradualismo e a condicionalidade na sua abordagem.

Num discurso feito esta terça-feira no Fórum de Bancos Centrais, em Sintra, a presidente do BCE destacou o esperado plano de normalização da política monetária que deve arrancar já em julho, com 25 pontos base (p.b.) de subida, e manteve em aberto a possibilidade de incrementos mais expressivos caso os dados não mostrem uma melhoria substancial do cenário.
 

 
O SL Benfica assinou uma parceria com a Telecoming, cuja empresa se torna num dos parceiros oficiais do clube da luz, ficando encarregue da distribuição de conteúdos digitais mobile. A Telecoming propõem-se a desenvolver um serviço onde os fãs de futebol “podem desfrutar de uma experiência digital única e inesquecível”.

O diretor de Marca e Digital do SL Benfica, Jorge Castanheira, afirma que “num ambiente de constante evolução e transformação digital, faz sentido para o SL Benfica desenvolver parcerias estratégicas com empresas que tenham bom conhecimento dos mercados em que operam, como a Telecoming, que permitam ao clube continuar a oferecer mais e melhores serviços, que sejam do interesse da sua base de sócios, adeptos e fãs”.
 

 
Uma frase sobre o fim do direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos da América colocou o fundador da Prozis debaixo de fogo.

Nas redes sociais, choveram críticas a Miguel Milhão pelas suas declarações, com influencers e artistas a virem a público criticar o empresário e com alguns anúncios de cancelamento de parcerias com a marca portuguesa de nutrição desportiva por discordarem da posição de Miguel Milhão sobre este tema.
 

 
A EDP anunciou hoje a nova meta de reduzir em mais de 90% as emissões carbónicas de toda a cadeia de valor, desde fornecedores a clientes finais, antecipando em 10 anos a meta europeia de neutralidade carbónica.

“[A nova ambição] é chegar a 2040 com mais de 90% de redução nas emissões de escopo três, que é um compromisso muito ambicioso, porque quer dizer que nós vamos ter os nossos fornecedores, os nossos clientes, neutros em termos carbónicos”, disse à Lusa o administrador executivo da EDP Miguel Setas.
 

 
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), recebeu um total de 144.452 reclamações nos primeiros seis meses de 2022. Entre as empresas mais visadas, destacam-se a MEO, NOS e os CTT no topo da lista.

Os sectores das comunicações eletrónicas, bens de consumo e serviços financeiros correspondem a dois terços das reclamações, 100.956 no total, apesar da DECO apelar à utilização da Plataforma Reclamar como o meio mais eficaz na resolução das queixas dos consumidores.
 

 
Os contribuintes têm até esta quinta-feira, 30 de junho, ao final do dia para entregarem a declaração anual de IRS, sendo este o prazo limite para todas as categorias de rendimentos auferidas em 2021 e sujeitas a este imposto. Para este ano, está previsto um prazo médio de reembolso mais curto que por chegar aos 12 dias para o IRS automático.

Quase dois terços dos contribuintes estão potencialmente abrangidos pela declaração automática, que no ano passado foi pela primeira vez alargada aos trabalhadores independentes que se encontram no regime simplificado e que em 2021 passado tenham emitido as correspondentes faturas exclusivamente através do Portal das Finanças. Com o alargamento do IRS automático, este passará a estar acessível a cerca de três milhões de agregados familiares.
 

 
A Conferência dos Oceanos da ONU de Lisboa entra hoje no segundo dia com sessões sobre economia sustentável e conservação dos ecossistemas marinhos, eventos paralelos sobre regulamentação do direito do mar e “turismo azul” e uma “promessa oceânica”.

A reunião magna, coorganizada por Portugal e Quénia, termina na sexta-feira e visa impulsionar a ação dos países para a proteção dos oceanos.

Recomendadas

O modelo de negócio para o futebol do empresário americano que esteve interessado no Benfica

John Textor apresenta um modelo que poderá permitir baixar os custos com transferências e contratos dos atletas, na procura de fazer frente aos clubes mais ricos. O empresário presente nos campeonatos de Inglaterra, Brasil e Bélgica e agora parece próximo de chegar à liga francesa.

Liga Portugal lança campanha contra o ódio no futebol

“Mais Futebol, Menos Ódio” é o nome da nova campanha de sensibilização sobre as manifestações de ódio aos intervenientes do jogo. Será notória ao longo de toda a segunda jornada das competições profissionais.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 11 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta quinta-feira.
Comentários