JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira, 20 de setembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta terça-feira.

Rodrigo Antunes/Lusa

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 

 
Afinal, o Governo já não vai sentar-se à mesa esta quarta-feira com os parceiros sociais para discutir o acordo de rendimentos. A reunião da Comissão Permanente da Concertação Social foi adiada, conforme adiantou o “Jornal de Negócios” e confirmou o Jornal Económico.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou numa conferência que no dia 21 de setembro iriam arrancar as negociações em torno do acordo para a competitividade e rendimentos.
 

 
Depois de ter caído nos últimos meses, em agosto o número de desempregados inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) cresceu em cadeia. Em causa está uma subida de 1,9% para 282.847 indivíduos, de acordo com as estatísticas divulgadas esta terça-feira. Ainda assim, em termos homólogos, verificou-se uma quebra.

“No fim do mês de agosto de 2022, estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 282.847 indivíduos desempregados. O total de desempregados registados no país foi inferior ao verificado no mesmo mês de 2021 (-85.557; -23,2%) e, em sentido contrário, face ao mês anterior (+5.381; +1,9%)”, revelou o IEFP esta manhã.
 

 
Portugal e Luxemburgo retiraram as candidaturas ao cargo de Diretor-Geral do Mecanismo Europeu de Estabilidade, avança o Ministério das Finanças em comunicado.

“O Ministério das Finanças informa que as candidaturas dos ex-ministros das Finanças português e luxemburguês, João Leão e Pierre Gramegna, ao cargo de Diretor-Geral do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) foram retiradas de comum acordo no interesse da instituição sediada no Luxemburgo”, refere o comunicado.
 

 
A MicroHarvest, startup alemã de biotecnologia, anunciou esta terça-feira que fechou com sucesso uma ronda de financiamento Série A no montante de 8,5 milhões de euros liderada pela Astanor Ventures e pela Happiness Capital, que contou com a participação da sociedade de capital de risco portuguesa Faber e do investidor atual FoodLabs.

O financiamento vai permitir à startup sediada em Hamburgo crescer a sua equipa de R&D (Investigação e Desenvolvimento), construir uma fábrica piloto em Lisboa e acelerar a produção para uma escala comercial. Depois de um ensaio piloto este ano, irão ser feitos novos ensaios de produção em maior escala e realizados mais testes de aplicação do produto, com o objetivo de entrar no mercado em 2023.
 

 
Os candidatos às eleições presidenciais brasileiras criticaram esta segunda-feira o aproveitamento político e eleitoral do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante a estadia em Londres por ocasião do funeral de Isabel II.

“Mais uma vez, constata-se que Bolsonaro não foi a Inglaterra por solidariedade ou por homenagem sincera à rainha Elizabeth II. Bolsonaro manteve do outro lado do Atlântico sua campanha eleitoral em tempo integral, num flagrante desrespeito ao luto de toda uma nação”, denunciou a senadora e candidata às eleições presidenciais de 02 de outubro Simone Tebet.
 

 
A escola de negócios da Universidade Nova de Lisboa abre esta terça-feira, 20 de setembro, as portas à Nova SBE Career Fair. O evento que retoma o formato presencial após a pandemia reúne cerca de 50 organizações, nacionais e internacionais, que dão a conhecer aos alunos as suas oportunidades de emprego.

As organizações internacionais representam nesta edição, 70% das organizações presentes, entre as quais Amazon (Espanha), ABInBev (Bélgica) e McKonsey (Alemanha).
 

 
O Novobanco informou o mercado que foi submetida a documentação relativa ao pedido de autorização – Fit & Proper – para o exercício de funções dos membros do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) para um novo mandato de 2022 a 2025. O pedido é instruído no Banco de Portugal, mas decisão cabe ao Banco Central Europeu, que toma a decisão com base no parecer do supervisor nacional.

A composição proposta manterá o atual número de membros que compõem o CGS, com a saída de Donald Quintin e a entrada de Monika Wildner, como novo membro independente do Conselho Geral e de Supervisão. Com a alteração o CGS do Novobanco ficará com 7 em 10 membros independentes.
 

 
O extremo do Benfica Rafa Silva pôs termo à sua carreira na seleção portuguesa de futebol.

“Informei hoje o selecionador Fernando Santos e a FPF [Federação Portuguesa de Futebol] da minha indisponibilidade para representar a equipa nacional. Julgo tratar-se de uma decisão honesta e acertada, neste momento da minha carreira. Peço que as razões, de foro pessoal, sejam respeitadas por todos”, lê-se na mensagem divulgada pelo jogador a que a “Lusa” teve acesso.

Recomendadas

Grupo de direitos das mulheres apela à FIFA que exclua Irão do Campeonato do Mundo

“Por que a FIFA daria ao Estado iraniano e aos seus representantes um palco global, enquanto não apenas se recusa a respeitar os direitos humanos e dignidades básicos, mas atualmente está a torturar e matar o seu próprio povo?”, questionam na carta enviada ao representante do organismo.

Violência no futebol: o que muda com as novas leis? Veja o “Jogo Económico”

Vêm aí novas leis destinadas ao combate da violência no desporto e nesta edição, vamos conhecer ao detalhe as medidas que estão a ser preparadas para o Governo e perceber se se adequam à realidade do fenómeno em Portugal. Daniel Seabra, antropólogo e professor universitário com obra publicada sobre o fenómeno das claques em Portugal, é o convidado do “Jogo Económico”.

SAD Sporting aprova contas, remunerações e nova direção sem Holdimo

A SAD do Sporting aprovou os 11 pontos discutidos na Assembleia Geral da sociedade, que terminou durante a madrugada desta sexta-feira, entre as quais as contas, as remunerações e o novo conselho de administração para 2022-2026, sem a Holdimo.
Comentários